Você sabia que no prédio que hoje a DE ocupa, já funcionou a Escola Estadual de Primeiro Grau Professora Waldomira Colaço Bairão?
Mas quem foi Dona Waldomira? O que se sabe sobre a escola?
A professora Waldomira Collaço Bairão, nascida em Cananéia, litoral sul de São Paulo, em 1 de fevereiro de 1885, era filha de Bento Luiz Collaço e de d. Francisca Guimarães Rosa Collaço.
Diplomada pela tradicional Escola Normal e Complementar da velha Praça da República, serviu ao ensino no Estado de São Paulo, iniciando a carreira na primeira escola da Freguesia da Escada em Guararema, para aposentar-se como professora do Grupo Escolar “Marechal Floriano”, na Capital, em 1938, depois de 30 anos de magníficos serviços proporcionados à educação da infância.
Do casamento, em 28 de novembro de 1908 com o Sr. Antonio Guimarães Soares Bairão deixou sete filhos, todos professores primários. Só por aí se pode ver bem o amor dessa mestra paulista à Educação e ao Ensino.
Faleceu em São Paulo, aos 10 de agosto de 1962 deixando aos 77 anos de sua vida benemérita, exemplos que frutificaram em benefício de muitas gerações.
Sabe-se que por determinado período esteve vinculada à EE Lasar Segall e que houve uma fusão da escola com a EE Érico de Abreu Sodré, em 14/02/1995 (ambas as escolas funcionam até hoje, a primeira ligada à DE Centro Sul e a segunda à DE Centro Oeste).
Zilda é o nome da última Diretora Efetiva da escola.
Pouco tempo depois o prédio passou a ser ocupado pela 16ª Delegacia de Ensino, que posteriormente passou a ser denominada Diretoria de Ensino Centro Sul.
Registro onde, em primeiro plano estão três crianças, possíveis alunos. Ao fundo um bebedouro, que, aparentemente está onde hoje é o corredor que leva à cozinha da Diretoria de Ensino.
Registro de professora e sua turma, com a antiga quadra ao fundo!
Interessante notar que há alguns alunos com a camiseta idêntica, nos levando a pensar tratar-se do uniforme da escola. Há ainda alunos com o tradicional jaleco branco, muito comum entre os anos 70 e 90.
Tradicional fotografia onde estão presentes a professora e os alunos de sua turma durante o ano letivo.
Atrás do grupo de alunos, possivelmente durante uma Festa Junina, podemos vez outdoors sobre o muro da escola e no canto direito o pátio com o antigo palco ao fundo. Este espaço hoje é ocupado pelo Salão de Reuniões (pátio) e pelo depósito de materiais de apoio (palco).
Podemos vincular a construção do prédio da escola ao momento de necessidade de expansão da educação?
Qual a visão de educação que norteou a construção e a criação da EE Waldomira Colaço Bairão?
Por que será que a escola foi fechada? O que acontecia com o bairro na época da extinção da EE Waldomira Colaço Bairão?
Este processo teve continuidade?
O que houve com outras escolas na região?