Dinamizadores convidados

Património Natural e Paisagístico. Valorização, educação e divulgação

Miguel Reis Silva

Coordenador Executivo da AGEO - Associação Geoparque Oeste

Licenciado em Ciência Política pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, em Ciência Política.

Pós-graduação em Gestão e Administração Autárquica pelo Instituto Superior de Línguas e Administração (2005).

Mestrado em Administração Pública, com especialização em Administração Autárquica, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.

Património Cultural Material. Salvaguarda, conservação e valorização dos sítios arqueológicos, bens edificados e móveis

Carlos Guardado da Silva

Doutor em História Medieval (2004), pela Universidade de Lisboa, e Agregado em Ciência da Informação (2016), pela Universidade de Coimbra. É Investigador do Centro de Estudos Clássicos e Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde dirige o mestrado em Ciências da Documentação e Informação.

É Membro da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais (SPEM), Académico Correspondente da Academia Portuguesa da História (APH), membro do Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão, da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM) e do Conselho Consultivo da Rota Histórica das Linhas de Torres.

Património Imaterial, memória e identidade, Inventário e participação comunitária

Ana Saraiva

Doutorada em antropologia (especialização em políticas e imagens da cultura e museologia), pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, mestre em museologia e património e licenciada em antropologia pela mesma Universidade.

Antropóloga na Direção-Geral do Património Cultural. Assume atualmente a chefia da Divisão de Património Móvel e Imaterial desta Direção-Geral. Em 2020, chefiou a Divisão de Ação Cultural, Museus e Turismo no Município de Leiria. Entre 2009 e 2019 chefiou a Divisão de Ação Cultural no Município de Ourém, que acumulou com a programação e direção do Museu Municipal de Ourém (museu RPM).

É investigadora do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA), com estudos nas áreas do património cultural, museologia, arquitetura popular, contextos migratórios  e transnacionalismo.

Participa em projetos de valorização cultural, com publicações e intervenções em encontros científicos e de formação na área do património cultural.

Património, Turismo e desenvolvimento económico. Utilização, rentabilização e gestão

Luisa Carvalhinho

Professora de Geografia. Licenciatura em Ensino da Geografia, na Faculdade de Letras de Lisboa , Universidade de Lisboa. Mestrado em Planeamento Regional e Urbano, Universidade Técnica de Lisboa. Depois de exercer em várias escolas, há 13 anos que faço parte do Quadro do Agrupamento Fernão do Pó , onde desde aí, assumo o cargo da Direção do Curso Profissional de Turismo Ambiental e Rural.

Património, produção e programação cultural. Acesso e fruição descentralizada

Mário Rui Nunes

Nasceu no Bombarral em 1971 e toca trompete desde os 13 anos. É Licenciado em Eng. Electrotecnica e Computadores pelo IST e há mais de 2 decadas que trabalha em operadoras de telecomunicações. Na componente cultural e em resultados da mescla das fileiras filarmónicas com a vivencia de vários anos em ambientes internacionais (HOLANDA, BRASIL e EUA), encontrou no Jazz Tradicional New Orleans o seu género de expressão musical de referência. Há 20 anos que toca e gere os COTTAS CLUB JAZZ BAND, criando ainda outros projetos musicais com vocação Jazz Vintage. É um apaixonado por viagens culturais e musicais.