Camocim de São Félix-PE sedia 24º Assembleia Regional Nordeste II da Pastoral Familiar
Diocese de Campina Grande foi representada pela Comissão Diocesana Vida e Família
Por Assessoria de Comunicação da Comissão Diocesana, com colaboração do Padre João Paulo, 7 de novembro de 2022
O Bispo Diocesano de Campina Grande e Referencial para o Setor Vida e Família, no Regional NE 2 da CNBB, Dom Dulcênio Fontes de Matos, juntamente com o Assessor Eclesiástico João Paulo e o casal Coordenador Geovaneto e Juliana da Comissão Diocesana Vida e Família, participaram neste final de semana, entre os dias 04 e 06, da 24ª Assembleia Regional da Pastoral Familiar, que aconteceu no Convento dos Carmelitas, em Camocim de São Félix-PE, no território da Diocese de Caruaru.
Foto: Geovaneto Vilar
Estiveram presentes agentes da Pastoral Familiar das 17 Dioceses e 4 Arquidioceses que formam o Regional, além de alguns clérigos que acompanham os grupos; O encontro teve por tema: Vocação, Graça e Missão; aludindo ao Ano Missionário, proposto para a Igreja contemplar em 2023.
O Bispo de Campina Grande, Dom Dulcênio, proferiu a palestra de abertura, à luz do tema do encontro, Vocação, Graça e Missão, que destacou os fundamentos da vocação, partindo da Sagrada Escritura e da Tradição da Igreja; o bispo também trabalhou a graça e a missão da família.
O Padre Josenildo, Coordenador de Pastoral, da Arquidiocese de Olinda e Recife, também trabalhou a mesma temática, vocação e missão, mirando a perspectiva da vocação familiar; o decorrer da Assembleia foi marcado por reflexões, as quais nortearam os desafios da família, analisaram a caminhada pastoral e propuseram o Ano Missionário para 2023, focando na família, um lugar propício para o anúncio do Reino.
Foto: Geovaneto Vilar
A Comissão Vida e Família da diocese de Campina Grande se prepara agora para o Encontro Diocesano, que será realizado no dia 4 de dezembro, no Seminário Diocesano, em Campina Grande. O evento contará com participação de representantes da Pastoral Familiar de cada Paróquia da diocese.
Diocese de Campina Grande encerra programação da Semana Nacional da Vida com Fórum da Vida, celebração do Dia do Nascituro, bênção das gestantes e visitas domiciliares
De forma descentralizada às ações aconteceram em diversas paróquias da diocese entre os dias 1º e 8 de outubro
Por Assessoria de Comunicação da Comissão Diocesana, 10 de outubro de 2022
Motivados pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) a diocese de Campina Grande realizou a Semana da Vida de forma descentralizada nas paróquias. A Comissão Vida e Família se encarregou de articular e motivar os movimentos e serviços que trabalham com famílias a realizarem a proposta do livreto Hora da Vida, com seus 7 temas e o Dia do Nascituro.
Fórum da Vida
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Puxinanã realizou o 1º Fórum da Vida nos dias 5, 6 e 7 na igreja matriz, abordando os temas do Hora da Vida. As palestras contaram com a partilha do Diácono Anchieta, e dos casais Railton e Cida, Zenildo e Wanessa.
Bênção das Gestantes e Dia do Nascituro
Já a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, forania Cidade, promoveu acolhimento das gestantes e entrega de kits maternidade. Finalizando a Semana da Vida, foi celebrado Missa com bênção as gestantes em alusão ao Dia do Nascituro.
Ainda na forania Cidade a Paróquia Nossa Senhora das Graças promoveu o Dia do Nascituro com bênção as gestantes e a todas as crianças presentes na Missa.
Encontros e visitas domiciliares
A Paróquia Santa Ana e São Joaquim, nas cidades de Barra de Santana e Riacho de Santo Antonio promoveram durante a Semana da Vida visitas domiciliares as famílias, partilhando as temáticas do livreto Hora da Vida, com orações, escuta da palavra e reflexão sobre o valor inviolável da vida humana, especialmente os mais vulneráveis.
Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Puxinanã promove 1º Fórum da Vida, de 5 a 7 de outubro, dentro da Semana Nacional da Vida
O evento acontece na igreja matriz e será aberto à toda a diocese
Por Assessoria de Comunicação da Comissão Diocesana com textos e artes da Pastoral Familiar de Puxinanã, 27 de setembro de 2022
Dentro da programação da Semana Nacional Vida que acontece de 1 a 8 de outubro em todo país, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Puxinanã-PB, promoverá o 1⁰ Fórum da Vida, nos dias 05, 06 e 07 de outubro, com o tema "Serviço à Vida: caminho de Fecundidade". Todas as atividades do 1⁰ Fórum da Vida serão realizados na Igreja Matriz , às 19h30.
Confira abaixo toda a programação com os temas e palestrantes:
Arte: Pastoral Familiar Puxinanã-PB
Arte: Pastoral Familiar Puxinanã-PB
Arte: Pastoral Familiar Puxinanã-PB
Arte: Pastoral Familiar Puxinanã-PB
Semana Nacional da Vida 2022
Tema: "Serviço à vida: caminho de fecundidade!"
Por Assessoria de Comunicação da Comissão Diocesana com material de apoio do Portal Vida e Família, 27 de setembro de 2022
Arte: Portal Vida e Família
Inicia-se no próximo sábado , dia 1º de outubro, a Semana Nacional da Vida 2022 com encerramento no dia 8 com o Dia do Nascituro. Uma semana que a Igreja Católica em todo país realiza para reforçar a necessidade de defender a vida desde a concepção até o seu fim natural. Neste ano, o tema do Hora da Vida, livreto de apoio para a celebração do momento, será “Serviço à vida: caminho de fecundidade”. Um momento de oração, escuta da palavra e reflexão sobre o valor inviolável da vida humana, especialmente os mais vulneráveis.
Por meio do livro Hora da Vida, que em 2022 foi disponibilizado junto com o Hora da Família, celebrado em agosto, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) motiva a celebração de encontros com o objetivo de levar à compreensão do chamado que é feito a cada um para agradecer pelo dom da vida e estar em defesa dela.
Confira os temas propostos para este ano:
1º Encontro – O amor conjugal e o respeito pela vida humana
2º Encontro – Abertura à vida e adoção
3º Encontro – Serviço à vida e os direitos das crianças com deficiência
4º Encontro – Serviço à vida e cooperadores do amor de Deus
5º Encontro – A Igreja está ao lado da vida
6º Encontro – Educar para os valores essenciais da vida
7º Encontro – Um múltiplo serviço à vida
Dia do Nascituro – Toda violação da dignidade humana ofende a Deus
Além das atividades previstas para Semana Nacional da Vida nas (Arqui)dioceses, paróquias ou comunidades, são propostas duas ações públicas que possam ser realizadas em todo Brasil no mesmo dia e horário, demonstrando a força de mobilização em prol da vida.
O primeiro é o Sinal da Alegria: No dia 01 de outubro, abertura da Semana Nacional da Vida, façamos ressoar os sinos de todas as Igrejas no Brasil, sempre às 12h, 15h e 18h, acompanhado da ‘Oração do Nascituro’, simbolizando assim a alegria em celebrar e valorizar a vida.
Já no dia 08 de outubro, Dia do Nascituro, o Sinal de Esperança para propagação da ‘Luz de Cristo’ para que possa iluminar e proteger as vidas vulneráveis e indefesas. Por isso é sugerido acender o maior número de velas, e juntamente rezar a ‘Oração do Nascituro’. Um momento de devoção e unidade com toda a Igreja no Brasil.
O local poderá ser em frente a uma Igreja, praça pública ou lugar que seja oportuno. Sugere-se também que a comunidade local se mobilize e realize ações adicionais, de acordo com a sua realidade, como procissões, passeatas, oração do Santo terço e outras.
Nós vos louvamos, Senhor Deus da Vida. / Bendito sejais, porque nos criaste por amor.
/ Vossas mãos nos moldaram desde o ventre materno. / Nós vos agradecemos pelos
nossos pais, e todas as pessoas que cuidam da vida desde o seu início, até o fim. / Em
Vós somos, vivemos e existimos. / Abençoai todos que zelam pela vida humana e a
promovem. / Abençoai as gestantes e todos os profissionais da saúde. / Dai às pessoas
e às famílias o pão de cada dia, à luz da fé e do amor fraterno. / Nossa Senhora
Aparecida, intercedei por nossos nascituros, nossas crianças, nossos jovens,
nossos adultos e nossos idosos, para que tenham vida plena em Jesus, que
ofereceu sua vida em favor de todos.
Amém!
A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também disponibilizou material gráfico, dicas de fontes e imagens da Semana Nacional da Vida. O objetivo é possibilitar que as paróquias e comunidades de todo o país possam elaborar suas próprias artes para os encontros e divulgar o momento de reflexão e de defesa da vida.
O kit é composto por um vídeo sobre os encontros da Semana Nacional da Vida, além das indicações de cores e fontes utilizadas na formatação do material, panfletos indicando sobre os sinais públicos que são propostos para serem realizados durante a semana, imagens e um marcador de página, idealizado por Dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão. “É um tipo de motivação para participar do momento de reflexão sobre a vida, em comunhão com toda a igreja no Brasil. Pode ser distribuídos para as famílias em semáforos, ao fim das missas e em encontros de outras pastorais e movimentos nas paróquias e comunidades”, enfatizou.
Acesse os arquivos: https://bit.ly/3BBoMOM
Itinerário para Recém Casados é tema de formação para agentes da Pastoral Familiar em Boa Vista-PB, promovido pelo setor Pós da Comissão Diocesana
Implantado na Paróquia Nossa Senhora das Graças, o serviço é pioneiro na diocese de Campina Grande
Por Assessoria de Comunicação da Comissão Diocesana, 23 de setembro de 2022
Na última quarta-feira (21) à noite na cidade de Boa vista, forania Cariri I, a Comissão Diocesana através da coordenação do Setor Pós, promoveu formação para os agentes da Pastoral Familiar, abordando o serviço pós matrimônio: Itinerário para Recém Casados. O projeto é pioneiro na Paróquia Nossa Senhora das Graças, na região sul da forania cidade.
A formação contou com a partilha do Diácono Anchieta e o casal Flávio e Cristina, que trouxeram as experiências do Itinerário que está sendo aplicado. A objetivo é que este serviço seja ampliado para toda a diocese e, para isso, a Comissão Diocesana vai promovendo formações no sentido de implantação.
Comissão Vida e Família da diocese de Campina Grande se reuniu em Alagoa Nova para avaliação das ações realizadas no ano, preparação para a Semana da Vida e desafios para 2023
Estiveram presentes a Pastoral Familiar, ECC, ENS e demais movimentos que trabalham a família e a vida
Por Assessoria de Comunicação da Comissão Diocesana, 17 de setembro de 2022
Na última reunião do ano a Comissão Vida e Família, da diocese de Campina Grande, se encontrou na tarde deste sábado no centro de formação da Paróquia de Santa Ana, em Alagoa Nova, forania Brejo. A comissão, que conta com representantes da Pastoral Familiar, ECC - Encontro de Casais com Cristo, ENS - Equipes de Nossa Senhora e demais que trabalham com a família e a vida, foram acolhidos pelo Padre Forâneo, Antoniel e o casal Railton e Cida. Em seguida, o casal coordenador Geovaneto e Juliana Vilar deram continuidade ao encontro.
Seguindo o roteiro, o Diácono Anchieta, que trouxe uma reflexão sobre o tema da Semana Nacional da Vida "Serviço a vida: caminho de fecundidade!", que acontece no próximo mês de outubro. após pausa para o lanche, Geovaneto e Juliana abriram espaço para que todos trouxessem suas avaliações das ações e eventos realizados até aqui, e as perspectivas e sugestões para os últimos meses de 2022. Os Diáconos Erick e Anchieta ressaltaram os avanços e ações realizadas pela Comissão Diocesana da Pastoral Familiar. Concluindo a fala Diácono Manassés enfatizou a importância da participação dos demais movimentos e serviços nas ações conjuntas.
Finalizando o roteiro do encontro, foi apresentado o calendário com as principais datas da Comissão Vida e Família para 2023.
Em se tratando do último encontro da comissão no ano, a reunião terminou com um jantar comemorativo.
A Comissão Vida e Família da diocese de Campina Grande volta a se encontrar no primeiro domingo de fevereiro do próximo ano.
Confira os registros do encontro:
Casal coordenador e assessor eclesiástico representaram a diocese de Campina Grande no XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar que aconteceu no final de agosto, em Santa Catarina
Geovaneto e Juliana Vilar e Padre João Paulo presenciaram o anúncio da sede do próximo encontro, além dos novos casais coordenadores da comissão nacional
Por Assessoria de Comunicação da Comissão Diocesana, 12 de setembro de 2022
Nos dias 26 a 28 de agosto, em Governador Celso Ramos, na Arquidiocese de Florianópoles-SC, aconteceu o 16º Congresso Nacional da Pastoral Familiar, no Centro de Evangelização Angelino Rosa (CEAR). O evento que é promovido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar - CNPF, contou com a organização e apoio da Comissão Regional Sul 4, teve como tema "Amor familiar, vocação e caminho de santidade", o mesmo tratado no Encontro Mundial das Famílias e na Semana Nacional da Família.
Arte: Portal Vida e Família
O evento que aconteceu de forma presencial, após as restrições sanitárias da pandemia do coronavírus, contou com agentes da Pastoral Familiar de todo o Brasil, além de outros movimentos e organismos da Igreja que trabalham com família. Cerca de 1.300 pessoas dos 19 regionais do país estiveram presentes. Na programação, Missas, palestras, testemunhos, animações, acolhidas, e apresentações.
Representando a diocese de Campina Grande-PB, o casal coordenador Geovaneto e Juliana Vilar, e o Assessor Eclesiástico Padre João Paulo estiveram no evento. Com entusiasmo, Padre João Paulo agradeceu aos fieis da diocese pela contribuição, que proporcionou a ida ao Congresso:
Casal Coordenador Geovaneto e Juliana Vilar e Assessor Eclesiástico Padre João Paulo | Foto: Divulgação
Sede do 17º Congresso Nacional da Pastoral Familiar será em João Pessoa-PB
No encerramento do congresso foi divulgado o local do próximo congresso, que acontece em 2025. A capital paraibana foi escolhida para acolher o XVII Congresso Nacional da Pastoral Familiar. O casal coordenador do Regional Nordeste 2 recebeu a imagem da Sagrada Família, das mãos do casal coordenador do Regional Sul 4. O Centro de Convenções de João Pessoa será o local do evento.
Momento de divulgação da sede do 17º Congresso | Foto: Padre João Paulo
Eleito o novo casal coordenador nacional da Pastoral Familiar
A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) elegeu seus novos casais coordenador e vice-coordenador nacional. Solange Inês Gregory Schila e Alisson Roberto Schila, enquanto coordenadores do Regional Oeste 1, foram os escolhidos para estarem no serviço de liderança nos próximos três anos. Quem os acompanhará é o casal Milton e Lourdes, do Regional Nordeste 2, eleitos para a vice-coordenação.
Alisson e Solange também coordenam atualmente o Setor Pré-Matrimonial em âmbito nacional.
Os escolhidos foram eleitos durante a 45ª Assembleia Nacional da Pastoral Familiar. Votaram os coordenadores regionais, assessores eclesiásticos e bispos referenciais. Os três mais votados seguiram para escolha da direção da CNPF.
O casal Luiz e Káthia Stolf deixa a coordenação após cinco anos. Nos últimos dois, o período de vigência da coordenação foi prorrogafo, por conta da pandemia.
Chegou ao fim a Semana Nacional da Família que teve como tema "Amor familiar, vocação e caminho de santidade"
Programação teve atividades paroquiais, culminando com Encontro Diocesano do ECC e Caminhada das Famílias em Missão
Por Assessoria de Comunicação da Comissão Diocesana, 23 de agosto de 2022
Seleção de tantos outros registros feitos pelos agentes da Pastoral Familiar; João Paulino (Paróquia Nossa Senhora Aparecida); Angellyka Kelly, Joaquim Urtiga (Setor de Fotografia Diocesana), e Rafael Augusto (Ascom Diocese); Halisson e Gal (ECC)
A Semana Nacional da Família que teve início no dia 14 deste mês chegou ao fim no último domingo (21). Com programação local, cada paróquia pode articular sua semana de acordo com a sua realidade. Foi uma semana de muitas ações que alcançaram milhares de famílias. O encerramento se deu com a Caminhada das Famílias em Missão, que este ano retomou seu formato tradicional.
As atividades que mais marcaram a SNF 2022 foram os casamentos comunitários, onde 4 paróquias possibilitaram dezenas de casais chegarem ao Sacramento do Matrimônio. O livreto Hora da Família foi bastante positivo no seu objetivo, onde famílias puderam vivenciar às bem-aventuranças do Evangelho de Jesus Cristo, segundo São Mateus, nos seus lares e comunidades.
Encontro Diocesano do ECC
Comemorando seus 42 anos de implantação na diocese, o Encontro de Casais com Cristo culminou na semana da família. Realizado na Escola Nenzinha Cunha Lima durante todo o domingo (21), o evento foi marcado por Adoração ao Santíssimo, testemunhos, palestras e louvor, concluindo com a caminhada das Famílias.
Caminhada e Santa Missa
Após 2 anos de restrições sanitárias, decorrente da pandemia do Covid-19, a Caminhada das Famílias em Missão retomou seu formato tradicional, milhares de fiéis percorreram as principais ruas do bairro José Pinheiro, saindo da Escola Estadual Nenzinha Cunha Lima, com destino final a Paróquia São José, em um percurso de 2 quilômetros. No trajeto, o Terço dos Homens e a STTP deram o apoio na segurança do trânsito.
A Semana Nacional da Família foi encerrada com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Bispo da diocese de Campina Grande Dom Dulcênio Fontes Matos, que é também Referencial da Comissão Vida e Família, do Regional Nordeste 2, da CNBB. A celebração reuniu sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosos e centenas de fiéis.
Caminhada das Famílias em Missão encerrará programação da Semana Nacional da Família na diocese de Campina Grande
Evento que arrasta milhares de fiéis retoma seu formato tradicional após 2 anos de restrições sanitárias na pandemia
Por Assessoria de Comunicação da Comissão Diocesana, 11 de agosto de 2022
Card de divulgação | Arte: Seminarista Rafael Barros - Comissão Diocesana Vida e Família
A Semana Nacional da Família que tem início neste próximo domingo (14), com programações locais nas paróquias da diocese de Campina Grande, se encerra no dia 21, no domingo seguinte, com a Caminhada das Famílias em Missão. A partir das 15h, em frente a Escola Estadual Nenzinha Cunha Lima, no bairro de José Pinheiro, a concentração começa animando as famílias com muito louvor e oração.
O trajeto da Caminhada seguirá pela rua Pedro da Costa Agra, fazendo retorno pelas ruas Gonçalves Dias e Sindolfo Montenegro, depois segue pela rua Tomé de Souza, entrando pela Silva Jardim, finalizando na rua José Adelino de Melo, que fica na lateral da Paróquia São José, destino final da caminhada.
A Santa Missa de encerramento contará com estrutura externa, com telão e cadeiras para acomodar a todos os fiéis.
A Comissão Diocesana da Pastoral Familiar, através do seu Assessor Eclesiástico, Padre João Paulo, do casal coordenador, Geovaneto e Juliana Vilar, sob às bênçãos do Bispo Dom Dulcênio, convidam à todos os movimentos e pastorais de nossa Igreja a viverem esse momento de testemunho familiar, pelas ruas de nossa cidade.
Confira abaixo o trajeto no mapa:
Sétimo e último encontro da Semana Nacional da Família convida a semear a paz como caminho de santidade; confira o objetivo e compromisso do tema do 7º encontro
Por Assessoria de Comunicação da Comissão Diocesana, 10 de agosto de 2022
Em sua mensagem para o 35º Dia Mundial da Paz, em 2002, o Papa João Paulo II trouxe a seguinte afirmação:
"Não há paz sem justiça, não há justiça sem perdão, não há perdão sem amor"
Portanto, é dever do cristão semear a paz por todo lado. Paz que é refletida com as atitudes de justiça, que por sua vez advém do perdão. Só perdoa quem ama. Este amor tão bem traduzido pelo Apóstolo Paulo, na carta ao Coríntios.
O comportamento de um pacificador se opõe aos prazeres carnais na juventude, a ambição e o amor poder na meia-idade e a cobiça na velhice. Baseado nisto, o 7º e último Encontro da Semana Nacional da Família reflete sobre o tema: Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus.
O objetivo
Meditar sobre a santidade e sobre como é possível alcançá-la com gestos simples de conversão no cotidiano, que fazem grande diferença no nosso modo de viver e conviver.
Card de divulgação | Arte: Seminarista Rafael Barros - Comissão Diocesana Vida e Família
Compromisso
Exercitar, principalmente em casa, a paciência e o perdão, para que sejamos pacíficos e ajudemos a tornar a nossa família um refúgio de paz.
Dicas para o encontro
Colocar em destaque a imagem da Sagrada Família de Nazaré, fotos de santos e pessoas comuns que marcaram seu tempo com ações pacificadoras; Bíblia e vela.
Divulgação
Para possibilitar que as paróquias e comunidades de todo o país possam elaborar suas próprias artes para os encontros, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar disponibilizou material gráfico.
Acesse os arquivos: https://bit.ly/SNF-SNV22
*O encerramento da Semana Nacional da Família será com a grande Caminhada das Famílias em Missão, no dia 21, com concentração na Escola Estadual Nenzinha Cunha Lima, a partir das 15h, rumo a Paróquia São José, ambos, no bairro de José Pinheiro. Vamos caminhar juntos!
Sexto Encontro da Semana Nacional da Família aponta a pureza de coração como caminho de santidade; confira o objetivo e compromisso do tema do 6º encontro
Por Assessoria de Comunicação da Comissão Diocesana, 9 de agosto de 2022
Em um dos seus ensinamentos Jesus alertou que para tornarmos o coração puro, é necessário nascer de novo. Não como Nicodemos imaginou: retornar ao ventre da mãe, mas sim, da água e do Espírito.
A pureza foi exemplificada novamente pelo Cristo na figura da criança, para que alcancemos o céu. No sentido de buscarmos a santidade pela pureza do coração, o 6º Encontro da Semana Nacional da Família nos convida a refletir sobre o tema: Felizes os puros de coração, porque verão a Deus.
O objetivo
Entender a pureza do coração, como parte essencial do caminho de santidade é uma necessidade de todo cristão. Queremos verificar como podemos viver essa bem-aventurança no cotidiano das nossas vidas em família e nos ambientes sociais em que estamos inseridos.
Card de divulgação | Arte: Seminarista Rafael Barros - Comissão Diocesana Vida e Família
Compromisso
Rezar e frequentar o Sacramento da Reconciliação, como ensina a Santa Igreja como meio de purificar o coração.
Colocar o coração diante de Deus, pedindo que Ele ilumine a consciência para reconhecermos as impurezas que nos afastam dele e procuremos fazer uma boa confissão.
Dicas para o encontro
Expor Bíblia, vela, fotos de crianças das próprias famílias, de idosos e dos beatos Chiara Luce e Carlos Acutis.
Sugestão para as crianças
Levar alguns desenhos de coração, sem pintar. Falar dos puros e dos impuros de coração às crianças e pedir que dentro do desenho escrevam ou desenhem atos puros e fora do desenho escrevam os atos impuros.
Divulgação
Para possibilitar que as paróquias e comunidades de todo o país possam elaborar suas próprias artes para os encontros, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar disponibilizou material gráfico.
Acesse os arquivos: https://bit.ly/SNF-SNV22
*O encerramento da Semana Nacional da Família será com a grande Caminhada das Famílias em Missão, no dia 21, com concentração na Escola Estadual Nenzinha Cunha Lima, a partir das 15h, rumo a Paróquia São José, ambos, no bairro de José Pinheiro. Vamos caminhar juntos!
Quinto Encontro da Semana Nacional da Família recorda a misericórdia de Jesus como parâmetro de vida; confira o objetivo e compromisso do tema do 5º encontro
Por Assessoria de Comunicação da Comissão Diocesana, 8 de agosto de 2022
O verdadeiro amor que possibilita à família manter-se unida, está na misericórdia, quando esta é o parâmetro da vida. Faz do lar a pequena Igreja doméstica que vai formar a Igreja, família de famílias.
É nesta misericórdia que o 5º Encontro da Semana Nacional da Família nos convida a refletir sobre o tema: Felizes os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia.
O objetivo
Proporcionar uma reflexão de como e quando estamos sendo misericordiosos com o próximo, neste tempo em que o julgar, muitas vezes, é o que aflora em primeiro lugar.
Recordar a promessa de Jesus para todo aquele que praticar boas obra em benefício do próximo, especialmente nos momentos em que o próximo estiver passando por necessidades, como fez o bom samaritano ou quando somos ofendidos e injustiçados, e através da graça de Deus formos capazes de perdoar sem julgar, pois o pecado não é maior que a misericórdia de Deus.
A Carta de São Tiago ensina que a misericórdia sempre deve prevalecer sobre o julgamento.
Card de divulgação | Arte: Seminarista Rafael Barros - Comissão Diocesana Vida e Família
Quarto Encontro da Semana Nacional da Família faz um convite a justiça, fazendo a vontade de Deus e seguir seus mandamentos; confira o objetivo e compromisso do tema do 4º encontro
Por Assessoria de Comunicação da Comissão Diocesana, 5 de agosto de 2022
As bem-aventuranças estão no cerne da pregação de Jesus, o anúncio das boas novas de salvação fez com nós passássemos a enxergar o próximo com empatia. Assim foi sua missão, agindo com justiça e misericórdia com os que sofriam, os rejeitados e os oprimidos. Sua justiça trouxe dignidade aos excluídos.
Neste sentido, o 4º Encontro da Semana Nacional da Família nos convida a refletir sobre o tema: Felizes as famílias misericordiosas, com fome e sede de justiça.
O objetivo
Participar da realização do bem comum, de forma a convertermos o nosso coração aos parceiros sociais. Denunciar e combater as fraudes e subterfúgios que causam injustiças sociais.
Poderemos, como cristãos, ser perseguidos por causa da justiça e isso deveria ser motivo de felicidade. A justiça de Deus é que se faça a sua vontade e siga os seus mandamentos!
Card de divulgação | Arte: Seminarista Rafael Barros - Comissão Diocesana Vida e Família
Compromisso
Procurar olhar se aquela justiça que desejo que me façam, eu também desejo fazer aos outros.
Dicas para o encontro
Expor fotos de pessoas alimentando famintos, de pessoas que se destacaram pelo serviço da caridade, a Bíblia e uma vela.
Sugestão para as crianças
As crianças façam um círculo e leiam juntas as bem-aventuranças, separando aquelas relacionadas à justiça. Em seguida, discutam entre si o que elas representam nas suas vidas e nas suas famílias.
Divulgação
Para possibilitar que as paróquias e comunidades de todo o país possam elaborar suas próprias artes para os encontros, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar disponibilizou material gráfico.
Acesse os arquivos: https://bit.ly/SNF-SNV22
*O encerramento da Semana Nacional da Família será com a grande Caminhada das Famílias em Missão, no dia 21, com concentração na Escola Estadual Nenzinha Cunha Lima, a partir das 15h, rumo a Paróquia São José, ambos, no bairro de José Pinheiro. Vamos caminhar juntos!
Terceiro Encontro da Semana Nacional da Família chama-nos a praticar as obras de misericórdia, acolhendo os que choram; confira o objetivo e compromisso do tema do 3º encontro
Por Assessoria de Comunicação da Comissão Diocesana, 4 de agosto de 2022
Inflamados pelo amor misericordioso de Deus, o tema do 3º Encontro da Semana Nacional da Família nos faz um convite a prática do acolhimento dos que choram. A misericórdia é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação das nossas fraquezas.
O 3º Encontro propõe o tema: Felizes os que choram, porque serão consolados.
O objetivo
Refletir o quanto somos amados por Deus que não se deixa vencer em generosidade, por isso, consola-nos sempre que sentimos aflições. Dessa forma, é importante praticar as obras de misericórdia para com o próximo, acolhendo-os nos seus "choros". Toda vez que nos tornamos consoladores, a exemplo de Jesus, estamos oferecendo sacrifícios e ofertas verdadeiros ao Senhor.
Por isso a misericórdia, pela qual socorremos as carências alheias, ao favorecer mais diretamente a utilidade do próximo, é o sacrifício que mais lhe agrada, E é, sem sombra de dúvidas, um itinerário luminoso rumo à santidade.
Card de divulgação | Arte: Seminarista Rafael Barros - Comissão Diocesana Vida e Família
Compromisso
Testemunhar a esperança e a alegria verdadeira, para expulsar as quimeras que prometem uma felicidade fácil com paraísos artificiais, num mundo tão tecnológico.
Olhar dentro de casa, no trabalho, na vizinhança, escola quem "chora", isto é, quem sofre, mesmo que seja pouco e o que posso fazer para consolar.
Dicas para o encontro
Expor a Bíblia, uma vela, foto de bebê chorando nos braços do pai ou da mãe.
Sugestão para as crianças
Ler a passagem do evangelho de Jesus segundo João no capítulo 11, versículos 31 a 37, e pedir para as crianças desenharem a percepção sobre a atitude de Jesus.
Divulgação
Para possibilitar que as paróquias e comunidades de todo o país possam elaborar suas próprias artes para os encontros, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar disponibilizou material gráfico.
Acesse os arquivos: https://bit.ly/SNF-SNV22
*O encerramento da Semana Nacional da Família será com a grande Caminhada das Famílias em Missão, no dia 21, com concentração na Escola Estadual Nenzinha Cunha Lima, a partir das 15h, rumo a Paróquia São José, ambos, no bairro de José Pinheiro. Vamos caminhar juntos!
Segundo Encontro da Semana Nacional da Família convida a trilhar o caminho da santidade através da mansidão; confira o objetivo e compromisso do tema do 2º encontro
Por Assessoria de Comunicação da Comissão Diocesana, 3 de agosto de 2022
Convidados a trilhar o caminho da santidade, através do amor na família, o tema do 2º Encontro da Semana Nacional da Família propõe a mansidão. Refletindo sobre a vida dos santos que souberam viver tal virtude, com o coração manso e humilde para acolher a Palavra de Deus, ajudando nossas famílias nessa jornada da vida terrena.
O 2º Encontro propõe o tema: Felizes os mansos, porque possuirão a terra.
O objetivo
Diz-nos o Papa Francisco em sua Exortação Apostólica sobre a Santidade:
"Gosto de ver a santidade no povo paciente de Deus: nos pais que criam os filhos com tanto amor, nos homens e mulheres que trabalham a fim de trazer o pão para casa, os doentes, nas consagradas idosas que continuam a sorrir. Nesta constância de continuar a caminhar dia após dia, vejo a santidade da Igreja militante. Essa é muitas vezes a santidade 'ao pé da porta', daqueles que vivem perto de nós e são um reflexo da presença de Deus". (GeE, n. 7)
Card de divulgação | Arte: Seminarista Rafael Barros - Comissão Diocesana Vida e Família
Compromisso
Refletir sobre o que pensamos sobre a santidade.
Perguntar a si mesmos se entendemos que a vocação à santidade é para todos e deve ser vivida em nosso cotidiano e em especial em nossa família.
Procurar entender que na jornada da vida é preciso acolher a Palavra de Deus com mansidão, para que ela nos guie e nos mantenha perseverantes.
Nos momentos de dificuldade entender que esse caminho deve ser trilhado em família, para haver suporte mútuo.
Dicas para o encontro
Expor imagem de Jesus Misericordioso, Bíblia e, se possível, fotos de revistas ou jornais que apresentem pessoas chorando, etc.
Sugestão para crianças
Em dupla, as crianças, frente a frente, serão uma o espelho da outra. O "espelho" deve repetir todos os movimentos da outra e ver como é bom repetir atitudes de mansidão e como é ruim sentir ódio ou ser odiado. Se tiver várias crianças, troque as duplas de maneira que todos tenham sido também espelhos.
Divulgação
Para possibilitar que as paróquias e comunidades de todo o país possam elaborar suas próprias artes para os encontros, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar disponibilizou material gráfico.
Acesse os arquivos: https://bit.ly/SNF-SNV22
*O encerramento da Semana Nacional da Família será com a grande Caminhada das Famílias em Missão, no dia 21, com concentração na Escola Estadual Nenzinha Cunha Lima, a partir das 15h, rumo a Paróquia São José, ambos, no bairro de José Pinheiro. Vamos caminhar juntos!
No mês vocacional Pastoral Familiar promove Semana Nacional da Família; confira o objetivo e compromisso do tema do 1º encontro
Por Assessoria de Comunicação da Comissão Diocesana, 2 de agosto de 2022
Neste mês de agosto a Igreja Católica no Brasil celebra o mês vocacional. Vocacionados ao matrimônio, a Pastoral Familiar promove - também neste mês - a Semana Nacional da Família e convida os fiéis a refletirem com o tema: “Amor Familiar, vocação e caminho de santidade”. Os encontros que começam a ser celebrados a partir do segundo domingo de agosto (14), acompanham o tema proposto no X Encontro Mundial das Famílias e do XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar.
Neste clima do “Amor Familiar: caminho e vocação de santidade”, o Hora da Família e o Hora da Vida se unem para um mesmo e único itinerário vivencial: o amor familiar gerando frutos de comunhão, participação e missão. Que a Sagrada Família nos impulsione, cada vez mais, a sermos uma Igreja Família de famílias, onde todos nos sintamos chamados a construir um caminho da “Alegria do Evangelho” na “Alegria do Amor”, destacou o bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral Vida e Família, dom Ricardo Hoepers.
Card de divulgação | Arte: Seminarista Rafael Barros - Comissão Diocesana Vida e Família
O 1º Encontro propõe o tema: Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
O objetivo
Entender a pobreza como possibilidade de mantermos o espírito livre diante das coisas criadas: bens temporais e das pessoas, para o caminho da liberdade interior, que nos faz amar sem reservas. Por isso, "voltemos a escutar Jesus, com todo o amor e respeito que o Mestre merece. Permitamos-lhe que nos castigue com as suas palavras, que nos desafie, que nos chame a uma mudança real de vida. Caso contrário, a santidade não passará de palavras."
Compromisso
Procurar olhar se o meu "eu" vive preenchido de coisas materiais que não preciso. Se me acho autossuficiente, especialmente dentro da minha casa. Se tenho coisas que não necessito para viver, portanto, estão no lugar errado, elas não me pertencem, mas pertencem a outros.
Fazer o firme propósito de deixar que Deus não seja substituído por coisas ou pessoas e por isso, fazer uma organização do meu supérfluo, para oferecer aos necessitados. Se é supérfluo, não é meu!
Dicas para o encontro
Expor foto de Irmã Dulce e suas obras, ou de famílias partilhando dos seus bens com outras pessoas; a Bíblia e uma vela.
Sugestão para crianças
Imprimir dois desenhos para pintar personagens pobres e ricos e pedir às crianças para - ao pintarem - descrever o que pensam sobre eles. Um adulto fala às crianças sobre o valor da pobreza de espírito.
Divulgação
Para possibilitar que as paróquias e comunidades de todo o país possam elaborar suas próprias artes para os encontros, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar disponibilizou material gráfico.
Acesse os arquivos: https://bit.ly/SNF-SNV22
*O encerramento da Semana Nacional da Família será com a grande Caminhada das Famílias em Missão, no dia 21, com concentração na Escola Estadual Nenzinha Cunha Lima, a partir das 15h, rumo a Paróquia São José, ambos, no bairro de José Pinheiro. Vamos caminhar juntos!
Ação do Dia dos Avós, formação com pais da Pastoral da Catequese, preparação para a vida matrimonial fase remota e casamento comunitário, encerram o mês de julho da Pastoral Familiar
As missões pastorais foram realizadas pelas Paróquias Nossa Senhora Aparecida; Das Mercês; e Das Graças
Por Assessoria de Comunicação da Comissão Diocesana, 31 de julho de 2022
A última semana deste mês de julho foi de muitas missões de evangelização pela Pastoral Familiar. Na cidade de Cuité, forania Curimataú, os pais e responsáveis pelas crianças da Pastoral da Catequese, receberam mais uma formação mensal. Além das crianças, é importante que os pais caminhem juntos na vida cristã, e no serviço em suas comunidades.
Pastoral Familiar promovendo formação para pais de crianças da Catequese | Foto: Divulgação
Escola Municipal Rivanildo Arcoverde promove Dia dos Avós em parceria com a Pastoral Familiar | Foto: Divulgação
Dia dos Avós
Em Campina Grande, forania Cidade, a Pastoral Familiar da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, realizou programação do Dia dos Avós, em uma escola da rede municipal do bairro. O momento com os alunos e funcionários aconteceu no mesmo dia em que a Igreja Católica celebra o dia de Santa Ana e São Joaquim, avós de Jesus.
Catequese pré-matrimonial
Também em Campina Grande a Pastoral Familiar da Paróquia Nossa Senhora das Graças promoveu formações em preparação para a vida matrimonial, para casais de noivos na fase remota. Já na fase imediata, aconteceu formação para casais que já convivem juntos, onde receberão o Sacramento do Matrimônio no dia 19 de agosto, no casamento comunitário, na igreja matriz, dentro da programação da Semana Nacional da Família.
Casais da fase remota recebem formação sobre Planejamento Financeiro | Foto: Divulgação
Casais que já convivem juntos recebem formação sobre Sacramento do Matrimônio | Foto: Divulgação
COMISSÃO DIOCESANA REALIZA FORMAÇÕES COM PARÓQUIAS PARA IMPLANTAÇÃO DA PASTORAL FAMILIAR NO BREJO E CURIMATAÚ
Areial e Baraúna receberam com entusiasmo a formação do casal diocesano Geovaneto e Juliana e o Assessor Eclesiástico Padre João Paulo, respectivamente
Por Assessoria de Comunicação da Comissão Diocesana, 28 de julho de 2022
A Pastoral Familiar caminha com suas missões locais, nas diversas paróquias da diocese de Campina Grande. Contudo, algumas paróquias necessitam de um serviço pastoral para cuidar das famílias de forma mais concreta. Com isso, a missão da Comissão Diocesana Vida e Família é dar o suporte aos párocos e fieis leigos, com formações, subsídios para a implantação da Pastoral Familiar local.
O grande objetivo da Comissão Diocesana é implantar o serviço em todas às paróquias da diocese, bem como reativar e animar as que já tiveram, e estão adormecidas na missão. No último domingo (21), o Assessor Eclesiástico da Comissão Vida e Família, Padre João, esteve com os irmãos da Paróquia Nossa Senhora do Desterro, em Baraúna, forania Curimataú, para iniciar as formações e estudos de implantação da Pastoral Familiar.
Padre João Paulo em noite de formação na Paróquia Nossa Senhora do Desterro, em Baraúna | Foto: Divulgação
Casal Coordenador Geovaneto e Juliana em noite de formação na Paróquia São José, em Areial | Foto: Divulgação
Já nesta quinta-feira (27), o casal Coordenador Diocesano, Geovaneto e Juliana Vilar, foram acolhidos pelo Padre Danilo e casais da Paróquia São José, em Areial, forania Brejo. Foi promovido formação para conhecimento de um modo amplo o serviço da Pastoral Familiar.
Animados com a missão, na segunda semana de agosto iniciarão os estudos do Guia de Implantação.
COMISSÃO DIOCESANA DA PASTORAL FAMILIAR MOTIVA PARÓQUIAS PARA A SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA 2022 E DEFINE TRAJETO DA CAMINHADA DAS FAMÍLIAS EM MISSÃO
Formações, fornecimento de subsídios e reuniões vem sendo o roteiro da comissão em preparativo para SNF 2022
Por Assessoria de Comunicação da Comissão Diocesana, 22 de julho de 2022
A Semana Nacional da Família 2022 que acontecerá dos dias 14 a 21 de agosto, e tem como tema “Amor familiar: vocação e caminho de santidade!”, em sintonia com o X Encontro Mundial das Famílias convocado pelo Papa Francisco e o XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar, marcado para o final de agosto em Governador Celso Ramos (SC).
Divulgação/Portal Vida e Família
Na diocese de Campina Grande a Comissão Diocesana vem articulando com às paróquias a organização dos encontros locais, subsidiados pelo Livreto Hora da Família. Dividido em sete encontros e uma celebração específica para o Dia dos Pais, o material conta com orientações e dicas para preparar este momento, inclusive com a participação das crianças.
Confira os temas propostos para este ano:
1º Encontro – “Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus”
2º Encontro – “Felizes os mansos, porque possuirão a terra”
3º Encontro – “Felizes os que choram, porque serão consolados”
4º Encontro – “Felizes as famílias misericordiosas, com fome e sede de justiça”
5º Encontro – “Felizes os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia”
6º Encontro – “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus”
7º Encontro – “Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!”
Dia dos Pais: Educador para a santidade
As dicas de preparação para os encontros podem ser encontrados no Portal Vida e Família.
Caminhada das Famílias em Missão
Este ano retoma o formato tradicional, após 2 anos de restrições sanitárias frente a pandemia do Coronavírus. Finalizando a Semana Nacional da Família, a Caminhada acontecerá no dia 21, a partir das 15h, saindo da Escola Estadual Nenzinha Cunha Lima, no José Pinheiro, na rua Fernandes Vieira e segue pelas ruas Pedro da Costa Agra, Gonçalves Dias, Srg. Edson Sales, Tomé de Souza, Silva Jardim e finaliza na rua José Adelino de Melo, ao lado da Igreja de São José, onde acontece a Missa de encerramento.
Confira no Mapa o trajeto:
PARÓQUIAS DA FORANIA CIDADE PROMOVEM FORMAÇÕES E PLANEJAMENTO PARA A SEMANA NACIONAL DAS FAMÍLIAS 2022 QUE ACONTECE EM AGOSTO
Na pauta os temas do Livreto Hora da Família a serem trabalhados, além de outras ações e programação diocesana
Por Assessoria de Comunicação da Comissão Diocesana, 22 de julho de 2022
Depois da Comissão Diocesana promover formação em preparação para a Semana Nacional da Família no início do mês, esta semana foram as Paróquias Santo Antônio, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora das Graças, da forania cidade, que realizaram suas formações e planejamento locais. Com auxílio de representantes da Comissão Diocesana (diáconos e coordenadores de setores) os agentes puderam conhecer as temáticas do Livreto Hora da Família e suas propostas de realização da SNF 2022.
Além do conhecimento das 7 temáticas propostas, o tema central Amor Familiar: vocação e caminho de santidade, foi contextualizado, reforçando o convite do Papa Francisco ao final do encontro mundial das famílias, em Roma, de que é preciso ir ao encontro dos fragilizados do corpo e da alma; agir com a amor e misericórdia aos que encontramos pelo caminho.
As programações paroquiais culminarão com o encerramento a nível diocese, na Caminhada das Famílias em Missão, no dia 21 de agosto.
Comissão Diocesana promove formação para a Forania Cidade em preparação para a Semana Nacional da Família 2022
40 agentes representaram 12 paróquias de Campina Grande e puderam receber subsídios e orientações para a SNF que acontece em agosto
Momento de oração no encerramento da formação | Foto: Kleberson - Secretário da Comissão Diocesana
Explanação das temáticas da formação | Foto: Kleberson - Secretário da Comissão Diocesana
Por Assessoria de Comunicação da Comissão Diocesana, 17 de julho de 2022
Passado a programação local do Encontro Mundial das Famílias, na diocese de Campina Grande, no mês passado, neste, a Comissão Diocesana da Pastoral Familiar e Vida e Família mobiliza e prepara a Semana Nacional das Famílias, que acontece em agosto, dos dias 14 à 21. Cada Paróquia é convidada a organizar e promover a semana de acordo com sua realidade; contudo, seguirão as orientações da comissão nacional, onde fornece o livreto Hora da Família 2022, contendo subsídios e dicas de como preparar os encontros.
No último dia 3 a comissão promoveu encontro com a Forania Cidade, reunindo 40 representantes de 12 paróquias. O encontro preparatório aconteceu na comunidade Nossa Senhora das Dores, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Presidente Médici. O tema da Semana Nacional da Família será o mesmo do Encontro Mundial das Famílias: Amor Familiar - vocação e caminho de santidade. Ficou definido que a rota da caminhada das famílias em missão, no domingo (21), sairá da escola estadual Nenzinha Cunha Lima, na rua Fernandes Vieira, no José Pinheiro, passará por algumas ruas da zona leste antes do destino final, a Paróquia São José, na rua Campos Sales.
A caminhada acontecerá à tarde após o encerramento do Encontrão do ECC, que estará sendo realizado na escola estadual Nenzinha Cunha Lima. Todos os detalhes das ruas e horário serão divulgados em breve. As camisas da caminhada já foram enviadas para confecção, conforme pedidos das paróquias. Após o dia 10 de agosto estarão sendo entregues pelo fornecedor, e encaminhadas às paróquias.
Preparação local
No compasso da comissão diocesena à Paróquia Santo Antônio, forania cidade-leste, também promoveu este mês formação em preparação para a Semana Nacional das Famílias. O Diácono Anchieta conduziu a formação que contou com os agentes da Pastoral Familiar local.
É esperado para a Semana Nacional da Famílias e a tradicional caminhada das famílias em missão uma grande presença das famílias, já que nos últimos 2 anos, devido às restrições de saúde frente a pandemia da Covid-19, houve redução da capacidade dos templos, bem como a aglomeração nas ruas, impedindo a realização destes de forma mais ampla.
Encerrado o X Encontro Mundial das Famílias: momentos de fortalecimento da vocação matrimonial
Diocese de Campina Grande através da Comissão Vida e Família concluem evento em comunhão com o Papa Francisco
Por Assessoria de Comunicação da Comissão Diocesana, 28 de junho de 2022
No último domingo (26), às 10h, na Catedral Diocesana de Campina Grande, foi celebrada pelo Bispo Dom Dulcênio Missa de encerramento do 10º Encontro Mundial das Famílias, na programação local. No dia anterior, em live no canal do YouTube da Diocese, o momento foi de ricas trocas de experiências e testemunhos com os casais representantes dos movimentos Focolares, Encontro de Casais com Cristo e Equipes de Nossa Senhora. O encontro virtual contou com a mediação do casal coordenador diocesano da Comissão Vida e Família, Geovaneto e Juliana Vilar. Trazendo reflexões sobre as partilhas dos casais e estimulando a vivência do amor familiar como vocação e caminho de santidade - tema central do encontro - , o Assessor Eclesiástico da Comissão Vida e Família, Padre João Paulo finalizou a live e já provocando novos encontros neste sentido para o fortalecimento da caminhada familiar desses Movimentos da Santa Igreja Católica.
Na partilha do casal representante do ECC, Sérgio e Darlene, o caminho vocacional à santidade na família passa pelo fortalecimento do matrimônio, através dos pilares do encontro de casais com cristo: doação, pobreza, alegria, simplicidade e oração; elementos trabalhados na experiência e caminhada do ECC. Além dos pilares, os valores cristãos também são, primordialmente, essenciais, como a fraternidade, gratuidade e a vivência dos Sacramentos dentro do matrimônio. Exemplos de experiências foram citados como testemunhos desta experiência, que há 42 anos foi implantado na diocese de Campina Grande.
Já o movimento Equipes de Nossa Senhora, no casal Adriano e Márcia, testemunharam o grande trabalho e objetivo deste movimento: levar a compreensão e vivência das riquezas do sacramento do matrimônio. Os encontros das equipes são direcionados e organizados para a partilha e experiência da vida sacramental como forma de santificação do casal. As ENS chegaram a diocese de Campina Grande em 1998. Foi fundado na França, pelo Padre Henri Caffarel, na década de 30.
“As equipes de nossa senhora tem por objetivo de essencial ajudar os casais a caminhar para a santidade. Nem mais, nem menos” – Padre Henri Caffarel (Fundador)
O movimento Focolares teve o casal Humberto e Eliane partilhando o bonito trabalho realizado por este movimento que também tem origem europeia, mais precisamente na Itália, fundado por Chiara Lubich, em 1943. O movimento busca, através da família, a vivência da oração, da Palavra, Eucaristia e amor ao irmão. O caminho da santidade buscado pelo Focolares é a unidade entre as pessoas, de diferentes povos e culturas, no caminho da fraternidade do Evangelho de Cristo.
Por fim, Padre João Paulo trouxe as reflexões sobre as experiências apresentadas, citando que é este o objetivo e desejo do Santo Padre, Papa Francisco: o acolhimento das diversas realidades familiares. Na sede do encontro mundial das famílias, em Roma, as delegações de vários países foram representadas por estas realidades, como casais de segunda união, por exemplo. O Assessor Eclesiástico finalizou a live com a mensagem:
"o lugar primordial para se formar a cultura do amor é a família"
Cardeal Kevin Farrell presidiu a missa na Praça São Pedro | Foto: Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida
No encerramento do 10º Encontro Mundial das Famílias, em, Roma, a missa foi presidida pelo prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, cardeal Kevin Farrell, e com a presença do Papa Francisco, que fez a homilia.
O cardeal recordou o encerramento do Ano Família Amoris Laetitia, convocado pelo Papa ao final de 2020, e realizado entre março de 2021 e este domingo, 26 de junho.
“Um ano que deu novo impulso à pastoral familiar nas dioceses de todo o mundo: em todos os lugares, Santo Padre, bispos, sacerdotes e leigos trabalharam com entusiasmo e dedicação para escutar as necessidades concretas das famílias e rever metodologias e conteúdos do trabalho pastoral. Há agora uma necessidade urgente de um compromisso renovado, no qual pastores e famílias bem formados saibam trabalhar juntos para serem mais eficazes na tarefa de acompanhar crianças, jovens, cônjuges e famílias inteiras nos desafios morais e espirituais das sociedades de hoje. Servem corresponsabilidade e uma concreta e efetiva comunhão eclesial”.
Papa Francisco durante a homilia da missa | Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida
Em sua homilia, o Papa Francisco destacou que “a família é o lugar do encontro, da partilha, da saída de si mesmo para acolher o outro e estar junto dele. É o primeiro lugar onde se aprende a amar”.
Relacionando o tema do encontro com as leituras do dia, as quais falavam de vocação, Francisco animou as famílias a retomarem “resolutamente o caminho do amor familiar, partilhando com todos os membros da família a alegria desta vocação”:
“O amor que viveis entre vós seja sempre aberto, comunicativo, capaz de «tocar com a mão» os mais frágeis e os feridos que encontrardes pelo caminho: frágeis no corpo e frágeis na alma. De fato é quando se dá que o amor, incluindo o amor familiar, se purifica e fortalece”, afirmou.
Ao final da celebração desse sábado, foi realizado o envio missionário das famílias que participaram, em nome das famílias do mundo, no Congresso Teológico-Pastoral, no Vaticano, e a todas as famílias presentes na Missa. O convite é levar a todos o anúncio libertador do Evangelho e que sejam semente de um mundo mais fraterno.
Queridas famílias,
convido vocês a continuarem o caminho escutando o Pai que chama vocês:
tornem-se missionários nos caminhos do mundo!
Não caminhem sozinhos!
Vocês, jovens famílias, busquem ser guiadas por quem conhece o caminho,
vocês que estão mais à frente, tornem-se companheiras de viagem para os outros.
Vocês que estão perdidos por causa das dificuldades,
não se deixem vencer pela tristeza,
confiem no amor que Deus colocou em vocês,
supliquem ao Espírito todos os dias para reavivá-lo.
Anunciem com alegria a beleza de ser família!
Anunciem às crianças e aos jovens a graça do matrimônio cristão.
Deem esperança a quem não a tem.
Ajam como se tudo dependesse de vocês,
sabendo que tudo deve ser confiado a Deus.
São vocês a “costurar” o tecido da sociedade e de uma Igreja
sinodal, que cria relações, multiplicando o amor e a vida.
Sejam sinal do Cristo vivo,
não tenham medo do que o Senhor pede a vocês,
nem de serem generosos com Ele.
Abram-se a Cristo, ouçam-no no silêncio da oração.
Acompanhem os mais frágeis
cuidem dos solitários, refugiados, abandonados.
Sejam a semente de um mundo mais fraterno!
Sejam famílias com um coração grande!
Sejam o rosto acolhedor da Igreja!
E por favor, rezem, rezem sempre!
Que Maria, nossa Mãe, socorra vocês quando não houver mais vinho,
seja um companheira no tempo do silêncio e da provação,
ajude vocês a caminhar junto com seu Filho Ressuscitado.
-Papa Francisco
DIOCESE DE CAMPINA GRANDE ABRE PROGRAMAÇÃO LOCAL DO 10º ENCONTRO MUNDIAL DAS FAMÍLIAS COM MISSA SOLENE, PRESIDIDA PELO BISPO DOM DULCÊNIO
A Missa foi celebrada enaltecendo a vida de São João Batista, precursor do Cristo Salvador
Por Assessoria de Comunicação da Comissão Diocesana, 23 de junho de 2022
Em comunhão com a diocese de Roma, sede do X Encontro Mundial das Famílias, na noite desta quarta-feira (22), a diocese de Campina Grande fez sua abertura local, com Missa Solene presidida pelo Bispo diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos. Estiveram presentes na celebração às famílias da Pastoral Familiar, Equipes de Nossa Senhora, Movimento dos Focolares e Encontro de Casais com Cristo.
O Bispo Diocesano iniciou agradecendo a presença das famílias e recordou que a celebração acontecia de forma simultânea com o evento realizado no Vaticano, onde o Santo Padre, o Papa Francisco, dava as boas vindas às famílias presentes no Salão Paulo VI. A liturgia na Catedral de Campina Grande fez memória a São João Batista, precursor de Jesus. Dom Dulcênio relembrou toda a história deste santo que iniciou com um milagre na família, onde seus pais, Isabel e Zacarias, já de idade avançada, conceberam o menino João, que significa "graça de Deus".
Ao final da homilia, Dom Dulcênio fez um convite às famílias a se inspirarem na vida de São João Batista, com fidelidade ao Evangelho, anunciando a Jesus Cristo com uma vida, de fato, convertida.
Antes das preces, foi lida a Carta às Famílias da diocese de Campina Grande e do Regional Nordeste II - CNBB, escrita por Dom Dulcênio, onde faz uma reflexão sobre a vocação matrimonial e o caminho de santidade a ser percorrido pelas famílias, como meio de salvação.
"A vocação e missão matrimoniais são um "caminhar junto" de uma pequena comunidade cristã que, pelo amor e pela fé, se reúne para ser agradável a Deus, que quer que todos se salvem, conhecendo a verdade (cf. 1Tm 2,5). De mãos dadas, esposo, esposa e filhos conhecendo Deus e, neste conhecimento primordial, conhecendo-se em suas subjetividades, sejam iluminados por Cristo e, amando-se mutuamente, santifiquem-se e salvem o seu lar."
A programação local do 10º Encontro Mundial das Famílias continua neste próximo sábado, 25, às 20h, com uma super Live, no canal do YouTube da diocese, conduzida pelo Casal Diocesano Geovaneto e Juliana Vilar, com participações do Assessor Eclesiástico da Comissão Vida e Família, Padre João Paulo; e casais Humberto e Eliane do Movimento Focolares, Sérgio e Darlene do Encontro de Casais com Cristo e Adriano e Márcia das Equipes de Nossa Senhora.
DOM DULCÊNIO, BISPO DIOCESANO DE CAMPINA GRANDE E REFERENCIAL DA COMISSÃO VIDA E FAMÍLIA DO REGIONAL NORDESTE II - CNBB, PUBLICA CARTA ÀS FAMÍLIAS
Mensagem convoca às famílias a vivenciarem o X Encontro Mundial das Famílias em comunhão com o Santo Papa Francisco
(Fotos: Seminarista Rafael Domingos)
Por Assessoria de Comunicação da Comissão Diocesana, 23 de junho de 2022
Estimadas famílias,
Ao sabermos que o termo vocação deriva do verbo latino "vocare" – chamar, somos convidados a perceber que o primeiro chamado de Deus para as criaturas é a tornarem-se, pelo sacramento do Batismo, filhos Seus. Muito embora, entre os batizados, alguns são chamados a dar a Deus a sua existência através de uma consagração sacerdotal ou religiosa, doam-se outros ao Senhor no sacramento do Matrimônio, doando-se entre si no amor conjugal. Isso porque a vida matrimonial também se configura como uma vocação, como um chamado de Deus.
A vocação é uma realidade que compromete toda a vida. Mas, como o viver é uma realidade subjetiva, vemos que a vivência vocacional matrimonial também possui as suas particularidades, conformes às circunstâncias e ambientes em que é desenvolvida. Porém, o essencial jamais pode faltar: a realização da vontade de Deus, que consiste na nossa santificação, que, como uma adesão nossa à graça, é fator componente da salvação. A vocação e missão matrimoniais são um "caminhar junto" de uma pequena comunidade cristã que, pelo amor e pela fé, se reúne para ser agradável a Deus, que quer que todos se salvem, conhecendo a verdade (cf. 1Tm 2,5). De mãos dadas, esposo, esposa e filhos conhecendo Deus e, neste conhecimento primordial, conhecendo-se em suas subjetividades, sejam iluminados por Cristo e, amando-se mutuamente, santifiquem-se e salvem o seu lar.
É nesta consciência que está para acontecer o X Encontro Mundial das Famílias, em Roma, de 22 a 26 de junho, com o Papa Francisco, com o tema "Amor familiar: vocação, vida e santidade". Será um momento agraciado não somente para os que estarão fisicamente com o Romano Pontífice, mas também para as famílias cristãs que, geograficamente distantes, se unirão entre si e com a grande família de Deus, a Igreja. Como Bispo Diocesano de Campina Grande e como referencial para as famílias do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), faço votos de que as reflexões que antecedem e se desenvolverão nestes dias permeiem o seio de cada lar onde se reúnem as igrejas domésticas e que os efeitos deste magnânimo movimento das famílias de todo o mundo, sejam inculcados largamente no tesouro dos valores da vida em família.
Na caridade de Cristo, desejo toda sorte de bênçãos sobre os lares cristãos, sobre os esposos e filhos, enfim sobre todos os membros das nossas famílias.
DOM DULCÊNIO FONTES DE MATOS
Bispo Diocesano de Campina Grande
Bispo Referencial para a Comissão Vida e Família (Regional NE II – CNBB)
Campina Grande, 21 de junho de 2022.
Por: Assessoria de Comunicação da Comissão Diocesana
SEGUNDA CATEQUESE EM PREPARAÇÃO AO X ENCONTRO MUNDIAL DAS FAMÍLIAS
Nesta segunda temática a catequese faz um convite as famílias à santidade
Por Assessoria de Comunicação da Comissão Diocesana, 16 de junho de 2022
Chamados à santidade
Escolhidos por Deus para sermos santos
A que é chamada a nossa família? São Paulo – chamado pelo Senhor a uma virada radical na sua vida (cf. At 9, 1-28) – poderia responder assim:
“Bendito seja Deus, [...] [que] nos escolheu antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele no amor.” (Ef 1, 3-4).
Uma família nasce quando um homem e uma mulher decidem começar juntos uma experiência de vida comum, sustentados pela graça de Cristo. Quando isso acontece, a vida conjugal, rica em novidades e novos desafios a enfrentar, torna-se para os cônjuges, conforme diz o rito do Matrimônio, novo caminho para a santificação e, por consequência, um percurso privilegiado para a santidade.
Da mesma forma, a vida da família, permeada de laços, por vezes complexos, e de relações nem sempre fáceis, torna-se um lugar particularmente propício e favorável para contemplar a ação do Espírito de Deus, que tem por missão, entre outros, fazer uma obra de conversão do coração do homem, mudando as suas atitudes e permitindo que os membros da família amem como Cristo ama.
A santidade: um chamado para todos
“Pois sou eu, o Senhor, o vosso Deus. Fostes santificados e vos tornastes santos, por que eu sou santo” (Lv 11, 44).
O Papa Francisco, na Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate, a terceira do seu pontificado, exorta o homem a responder à sua chamada à santidade. Deus não chama todos, de maneira anônima e genérica, mas dirige a cada um de nós um apelo pessoal.
Ouçamos algumas reflexões onde o Santo Padre exprime um convite claro a não ter medo de acolher o chamado pessoal à santidade.
“Gosto de ver a santidade no povo paciente de Deus: nos pais que criam os seus filhos com tanto amor, nos homens e mulheres que trabalham a fim de trazer o pão para casa, nos doentes[...]. Esta é muitas vezes a santidade ‘ao pé da porta’, daqueles que vivem perto de nós e são um reflexo da presença de Deus, ou – por outras palavras – da ‘classe média da santidade’”. (Gaudete et Exsultate 7).
“Todos os fiéis, seja qual for a sua condição ou estado, são chamados pelo Senhor à perfeição do Pai, cada um por seu caminho” (Gaudete et Exsultate 10).
“Cada um por seu caminho [...]. Importante é que cada crente discirna o seu próprio caminho e traga à luz o melhor de si mesmo, quanto Deus colocou nele de muito pessoal (cf. 1 Cor 12, 7), e não se esgote procurando imitar algo que não foi pensado para ele.” (Gaudete et Exsultate 11).
“Para ser santo, não é necessário ser bispo, sacerdote, religiosa ou religioso. Muitas vezes somos tentados a pensar que a santidade esteja reservada apenas àqueles que têm possibilidade de se afastar das ocupações comuns, para dedicar muito tempo à oração. Não é assim. Todos somos chamados a ser santos, vivendo com amor e oferecendo o próprio testemunho nas ocupações de cada dia, onde cada um se encontra. [...] Estás casado? Sê santo, amando e cuidando do teu marido ou da tua esposa, como Cristo fez com a Igreja. És um trabalhador? Sê santo, cumprindo com honestidade e competência o teu trabalho ao serviço dos irmãos. És progenitor, avó ou avô? Sê santo, ensinando com paciência as crianças a seguirem Jesus.” (Gaudete et Exsultate 14).
“Esta santidade, a que o Senhor te chama, irá crescendo com pequenos gestos” (Gaudete et Exsultate 16).
“Oxalá consigas identificar a palavra, a mensagem de Jesus que Deus quer dizer ao mundo com a tua vida. [...] O Senhor levá-la-á a cumprimento mesmo no meio dos teus erros e momentos negativos, desde que [...] permaneças sempre aberto à sua ação sobrenatural que purifica e ilumina” (Gaudete et Exsultate 24).
Tanto no passado distante como na história recente, encontramos crianças, adolescentes, jovens viúvos e esposos que nos podem indicar um caminho de santidade para cada estado de vida: pensemos, por exemplo, na pequena Laura Vicuña, santa aos doze anos; no jovem Pier Giorgio Frassati ou nos pais de Teresa de Lisieux.
Essa história dos santos ao pé da porta pertence a nós, está perto de nós, somos nós mesmos. Quem sabe nós também não convivemos com algum deles?
Fonte: https://www.romefamily2022.com/pt/catechesi-3/
CATEQUESES EM PREPARAÇÃO AO X ENCONTRO MUNDIAL DAS FAMÍLIAS
Pensadas como um acompanhamento ao evento, um caminho espiritual a percorrer
Por Assessoria de Comunicação da Comissão Diocesana, 14 de junho de 2022
Vocação e família
A vocação como chamado
O termo vocação deriva do verbo latino vocare, que quer dizer chamar. O primeiro chamado de Deus para cada criatura é a tornarem-se, pelo sacramento do Batismo, filhos Seus.
Dentre os batizados, alguns são chamados a dar a Deus a sua existência através de uma consagração sacerdotal ou religiosa; outros, a dar-se ao Senhor no sacramento do Matrimônio. Porque a vida matrimonial também se configura como uma vocação, como um chamado de Deus.
O nome
O hábito de chamar-se pelo nome é uma prática muito comum nas nossas famílias, principalmente quando se tem filhos. A escolha do nome, dado à criança e pelo qual será chamada durante toda a vida, é uma decisão de grande importância para os pais.
Os motivos que levam a escolher um nome podem ser vários. Por vezes, é um nome que se transmite há gerações na família; outras, é o nome de um santo do qual os pais são particularmente devotos, ou o nome de uma pessoa que, de uma maneira ou de outra, marcou a vida dos pais. O nome constitui para cada pessoa uma forma de cartão de visita com o qual se apresenta ao mundo. O nosso nome já diz algo sobre nós.
A solidão
Quando conversamos com alguém e não nos lembramos do nome da pessoa, é um sinal de que não entramos realmente em relação com aquela pessoa. O drama mais profundo para um indivíduo é o de não ser lembrado. Nasce, então, um sentimento de solidão, que provém principalmente da sensação de que não pensam em nós, de que não nos procuram. O grande período de lockdown que vivemos foi para muitos um tempo de solidão profunda, especialmente para os idosos e para pessoas que, por diversos motivos, suportam as dificuldades e problemas de viver sozinho.
Somos chamados
O nome de cada um de nós ressoa dentro da casa. Chamam os filhos para acordar de manhã, para saber onde estão, para dizer-lhes para fazer as tarefas, para manifestar-lhes carinho...
Fingir que não ouvimos alguém que nos chama é uma estratégia que todos nós conhecemos bem. É uma ação que responde a um desejo de não entrar em relação com a pessoa que nos chama.
O próprio fato de ser chamados traz em si uma mensagem. Alguém, consciente na nossa existência, tem interesse na nossa vida. Podemos acolher ou recusar esse chamado a entrar em relação.
Deus chama-nos pelo nome
Uma passagem de São Paulo (2Tm 1, 9-10) revela que todos nós fomos chamados, cada um de nós é conhecido e chamado por Deus Pai:
“[Deus] nos salvou e nos chamou com uma vocação santa, não em virtude de nossas obras, mas
em virtude do seu próprio desígnio e graça. Essa graça, que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos
tempos eternos, foi manifestada agora pela Aparição de nosso Salvador, o Cristo Jesus. Ele não só
destruiu a morte, mas também fez brilhar a vida e a imortalidade pelo evangelho”.
(2Tm 1, 9-10)
Deus nos chama desde antes dos tempos eternos. As pessoas nos chamam pelo nome que nos deram os nossos pais. O próprio Deus chama-nos por esse nome.
Ao ler a Bíblia, percebe-se que, em muitas ocasiões, Deus chama, continuamente e de vários modos, homens e mulheres para entrarem em relação com ele e acolherem-no na sua vida.
Hoje o Pai chama-nos a seguir Jesus, porque por meio dele é-nos dada uma vida em que a morte foi vencida por Cristo; uma vida que, para além das dificuldades, vale a pena ser vivida porque se projeta em direção à vida eterna. Com a força que vem do Espírito Santo, podemos responder ao chamado de Deus, que é único para cada um de nós.
O Matrimônio é a resposta a um chamado
No sacramento do Matrimônio, os esposos respondem a um chamado que Deus lhes fez. Um chamado que consiste em amar como Ele ama.
O sim pronunciado pelos esposos no dia do casamento, porém, colide todos os dias com a dificuldade de amar o cônjuge nas suas fragilidades e fraquezas. Isso significa que o chamado ao Amor tem de ser sustentado pela graça de Deus. Esta requer, da parte dos esposos, uma acolhida contínua dessa mesma graça que, recebida diariamente, faz com que os cônjuges aprendam gradualmente, com tenaz perseverança e humilde paciência, a amar como Jesus ama.
É reconfortante saber que, apesar dos desgastes e dos momentos de dificuldade, a presença de Cristo é sempre um apoio indispensável e um conforto incomparável. A Sua Voz, acessível na Palavra, não cessa de chamar, de consolar e encorajar a prosseguir nesse caminho.
Fonte: https://www.romefamily2022.com/assets/media/catechesi_2_pt.pdf
DIOCESE DE CAMPINA GRANDE E PASTORAL FAMILIAR DEFINEM PROGRAMAÇÃO DIOCESANA DO DÉCIMO ENCONTRO MUNDIAL DAS FAMÍLIAS
Nos dias 22, 25 e 26 de junho, com Missas e Live, o encontro acontece simultaneamente com a Diocese de Roma, sede do encontro deste ano
Divulgação: https://www.romefamily2022.com/pt/
Programação do X Encontro Mundial das Famílias, na Diocese de Roma
Por Assessoria de Comunicação da Comissão Diocesana, 10 de junho de 2022
Em comunhão com Roma, a Diocese de Campina Grande, juntamente com a Pastoral Familiar, promoverá encontro local das Famílias.
A abertura acontece no dia 22/06, quarta-feira, às 19h30, na Catedral de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, com o nosso Bispo Dom Dulcenio Fontes de Matos.
No dia 25/06, sábado, às 19h30, no canal do YouTube da Diocese, Live com o Bispo Dom Dulcenio, que também é Bispo Referencial da CNBB Regional Nordeste 2, Padre João Paulo, Assessor Eclesiástico na diocese de Campina Grande e o casal diocesano da Pastoral Familiar, Geovaneto e Juliana Vilar, partilhando as catequeses propostas pelo Dicastério para o leigos, a família e a vida, do Vaticano.
O Encontro se encerra no domingo, dia 26, às 10h, com Missa, novamente na Catedral de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
As Paróquias e comunidades são convidadas a participarem da programação diocesana, bem como promoverem programação local.
Vamos juntos viver esta experiência de participação, comunhão e missão em família.
Sobre a programação em Roma, mais detalhes no site: https://www.romefamily2022.com/pt/
Por: Assessoria de Comunicação da Comissão Diocesana
PASTORAL FAMILIAR PROMOVE LIVE FORMATIVA MENSAL E FAZ LANÇAMENTO OFICIAL DA CAMISA DA CAMINHADA DAS FAMÍLIAS EM MISSÃO 2022
A formação que teve como tema o capítulo 3 da Exortação Apostólica Amoris Leatitia, contou com experiências paroquiais e o lançamento oficial da camisa, para a caminhada que retoma este ano
Por Assessoria de Comunicação da Comissão Diocesana, 7 de junho de 2022
Seguindo o calendário diocesano, nesse segunda-feira (6) à noite, a Pastoral Familiar promoveu a 5ª live formativa, onde vem sendo estudado a Exortação Apostólica Amoris Leatitia, do Santo Padre, o Papa Francisco. Desta vez, o tema abordado foi o capítulo 3 - O olhar fixo em Jesus: a vocação da família, que contou com a condução do casal diocesano Geovaneto e Juliana, e a facilitação do Padre João Paulo, Assessor Eclesiástico da Pastoral Familiar da diocese de Campina Grande.
A live contou com a divulgação das experiências pastorais, como a da Pastoral Familiar da Paróquia Nossa Senhora das Graças, localizada na região sul, da Forania Cidade. Os setores pré, pós e casos especiais partilharam a vivência do serviço naquela paróquia. Outro momento aguardado no encontro online foi o lançamento oficial da camisa da Caminhada das Famílias em Missão, que acontece no encerramento da Semana Nacional da Família. Este ano volta a acontecer no formato tradicional, com a caminhada propriamente dita, pelas ruas de Campina Grande.
Arte: Kleberson Ricardo - Secretaria e Finanças
A camisa trás as cores da Pastoral Familiar, o azul e branco, além da bela imagem da Sagrada Família de Nazaré na frente, e a edição da caminhada. Nas costas, a logomarca do Encontro Mundial das Famílias e o tema, que também será o da Semana Nacional da Família: Amor Familiar, vocação e caminho de santidade.
O número de camisas será limitado, os pedidos devem ser feitos aos coordenadores da Pastoral Familiar de cada paróquia. O valor será de 30 reais. Tamanhos e formas de pagamento serão divulgados em breve, pela Comissão Diocesana.
X ENCONTRO MUNDIAL DAS FAMÍLIAS - Roma, 22-26 junho 2022
“Amor em família: vocação e caminho de santidade”
Por Assessoria de Comunicação da Comissão Diocesana, 2 de junho de 2022
Nascido pela vontade do Papa João Paulo II, em 1994, o Encontro Mundial das Famílias foi realizado pela primeira vez em Roma, em outubro daquele ano.
Organizado pelo Dicastério para o leigos, a família e a vida, o Encontro acontece a cada 3 anos, em lugares diferentes pelo mundo. No Brasil, o EMF aconteceu em 1997, no Rio de Janeiro.
Este ano, o Encontro Mundial das Famílias terá um caráter multicêntrico e disseminado, ocorrendo simultaneamente em dioceses do mundo todo. Os limites impostos pela pandemia têm-se revelado, nesse sentido, uma oportunidade para que as famílias possam realmente participar e dar a sua contribuição aos encontros diocesanos.
Além disso, o Encontro Mundial insere-se no atual caminho sinodal da Igreja e pode ser uma valiosa experiência de “participação, comunhão e missão” das famílias.
Portanto, em sintonia com Roma, a diocese de Campina Grande viverá o X Encontro Mundial das Famílias, nos dias 22, 25 e 26 de junho.
A programação completa divulgaremos em breve!
Para mais detalhes, segue o site oficial do Encontro: https://www.romefamily2022.com/pt/
Por Assessoria de Comunicação da Comissão Diocesana
PASTORAL FAMILIAR ENCERRA MÊS DE MAIO RECHEADO COM FORMAÇÕES, SERVIÇOS, PREPARAÇÕES E IMPLEMENTAÇÃO PASTORAL
Agentes paroquiais se dedicaram ao serviço local, enquanto os agentes diocesanos focaram nas formações e implementação pelas foranias
Por Assessoria de Comunicação da Comissão Diocesana, 31 de maio de 2022
O inicio deste ano foi marcado pela expectativa do retorno das atividades da Pastoral Familiar por toda a diocese, haja vista o cenário favorável, de mais segurança com o avanço da vacinação, o fim da pandemia do coronavírus e a flexibilização das medidas sanitárias pelos órgãos de saúde do estado. Diante desta realidade às paróquias e foranias começaram a planejar e articular a missão do primeiro semestre.
A partir de fevereiro os serviços iniciaram com mais força e de forma presencial. Contudo, neste mês de maio é que a Pastoral Familiar alcançou um número expressivo de missões por toda a diocese, como formações virtuais, catequeses para noivos, itinerário para recém casados, encontro para viúvos e viúvas, casamentos comunitários, acompanhamento às famílias em situações de perda, celebração da vida, acompanhamento à gestantes, encontros do Hora da Família, entre outros.
Encerrando a missão deste mês, o último final de semana foi marcado pelas visitas às foranias, com o objetivo de fortalecer os serviços de cada setor, preparação para a Semana Nacional da Família - realizado em agosto - e, o mais marcante, a implantação da Pastoral Familiar na Paróquia Nossa Senhora da Luz, nas cidades de Pedra Lavrada e Nova Palmeira, Forania Sericar.
Para encerrar o primeiro semestre de 2022, a Comissão Diocesana além de promover a formação mensal, de forma online, realizará programação do Encontro Mundial das Famílias, na diocese de Campina Grande, em consonância com Roma, que sediará o encontro mundial. Toda programação será divulgada ainda esta semana.
BISPO REFERENCIAL DA PASTORAL FAMILIAR DO REGIONAL NORDESTE 2, DOM DULCENIO FONTES DE MATOS, VIAJA A ROMA PARA ENCONTRO COM O SANTO PADRE, O PAPA FRANCISCO
A visita Ad Liminar Apostolorum, acontece no dias 11 a 21 de maio, no Vaticano, em Roma
(Arte: PASCOM/Diocese de Campina Grande)
Por Assessoria de Comunicação da Comissão Diocesana, 10 de maio de 2022
O Bispo Diocesano de Campina Grande-PB, Dom Dulcenio Fontes de Matos, que também é Bispo Referencial da Pastoral Familiar, do Regional Nordeste 2, juntamente com os demais Bispos do Regional NE 2 da CNBB, estarão realizando a Visita Ad Liminar Apostolorum, ao Vaticano, em Roma, nos dias 11 a 21 de maio.
Dom Dulcenio embarca hoje (10), para o encontro com o Santo Padre, o Papa Francisco. Este encontro acontece a cada cinco anos, prevista no Código de Direito Canônico, nos cânones 399-400.
Rezemos para que este encontro renda bons frutos para o bem de toda Santa Igreja.
A SANTA IGREJA RECORDA, NESTE DIA 28 DE ABRIL, SANTA GIANNA BERETTA MOLLA, PADROEIRA DO SERVIÇO À VIDA
Nascida na Itália, seu milagre de canonização aconteceu no Brasil, no ano 2000
Por Assessoria de Comunicação da Comissão Diocesana, 28 de abril de 2022
Canonizada em 2004, pelo Papa João Paulo II, Santa Gianna foi declarada patrona das mães, das crianças não-nascidas e do Encontro Mundial das Famílias.
Nasceu em 1922, em Magenta, na Itália, e morreu em 1962, em Milão. Foi Médica Pediatra, esposa e mãe. Recusou-se a praticar o aborto de seu quarto filho por complicações na gravidez, tendo fibroma no útero; mesmo correndo risco de morte.
O milagre da sua canonização aconteceu aqui no Brasil, em 2000, na cidade de Grajaú-MA. O milagre foi experimentado por Elisabete Arcolino que, no terceiro mês de gestação perdeu totalmente o líquido amniótico. A intercessão da Beata Gianna foi pedida, ainda no hospital, Elisabete se recusou a fazer o aborto. No dia 30 de maio daquele ano nascia Gianna Maria, nome dado em homenagem a Padroeira da Pastoral Familiar, à época ainda beata.
"Quem toca o corpo de um paciente, toca o corpo de Cristo." - Santa Gianna
Santa Gianna Beretta Molla, rogai por nós!
COMISSÃO NACIONAL DA PASTORAL FAMILIAR OFERTA CURSO ONLINE PARA AGENTES QUE TRABALHAM NA PREPARAÇÃO DE NOIVOS PARA A VIDA MATRIMONIAL
O curso é oferecido na modalidade EAD e conta com dez temas, um por semana, com duração de 1 hora cada
A Comissão Nacional da Pastoral Familiar - CNPF abriu inscrições para os agentes da Pastoral Familiar no curso Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio. Na modalidade EAD, o curso conta com 10 temas, realizados 1 por semana, com duração de 1 hora cada. O objetivo da formação, segundo a Comissão, é desencadear na Igreja do Brasil um processo formativo baseado na Sagrada Escritura e na Doutrina Católica do Casamento, tanto para os desejosos de contrair Matrimônio como para quem os acompanha.
Ao final do curso os alunos receberão no e-mail cadastrado o certificado de conclusão da formação emitido pela CNPF.
Segue link para inscrição: https://inapaf.org.br/course/index.php?categoryid=13
Por Assessoria de Comunicação da Comissão Diocesana
SEGUNDA FORMAÇÃO PROMOVIDA PELA PASTORAL FAMILIAR E COMISSÃO VIDA E FAMÍLIA FOI MARCADA PELO APROFUNDAMENTO DO ESTUDO DA EXORTAÇÃO APÓSTOLICA AMORIS LEATITIA
Formação aconteceu no canal do youtube da Diocese de Campina Grande e alcançou agentes pastorais de outras dioceses e estados vizinhos
Por Assessoria de Comunicação da Comissão Diocesana, 9 de março de 2022
Dando continuidade as formações mensais, na última segunda-feira (7), a Pastoral Familiar e Comissão Vida e Família realizaram o segundo encontro virtual com os agentes pastorais, através do canal do YouTube da Diocese de Campina Grande. Além das foranias, vários movimentos da Igreja como ECC, Equipes de Nossa Senhora, assistiram também agentes de outras dioceses da Paraíba, estados vizinhos como Pernambuco, Rio Grande do Norte e até mesmo do Sudeste.
A formação foi intermediada pelo casal coordenador Geovaneto e Juliana, contando mais uma vez com a explanação do Padre João Paulo, assessor eclesial da Comissão. O início da live teve uma introdução sobre o documento pós sinodal, de forma a entender como se deu a construção do Amoris Leatitia, pelo Santo Padre o Papa Francisco.
Na sequência, Padre João Paulo apresentou os objetivos do Papa com a Exortação, que tem foco na família. Baseado nos pilares do Pontificado do Santo Padre, o discernimento, como forma de entender as realidades atuais, bem como a dimensão da moral, e assim construir caminhos, a partir da consciência diante do Evangelho.
Depois de explanar outros pontos do Amoris Leatitia, a formação abriu espaço para interação dos internautas, tirando dúvidas e respondendo questões de temas pertinentes a vivência do trabalho da Pastoral Familiar.
A próxima formação está marcada para a primeira segunda-feira do mês de abril.
PASTORAL FAMILIAR E COMISSÃO VIDA E FAMÍLIA PROMOVEM FORMAÇÃO DE INTRODUÇÃO A EXORTAÇÃO APOSTÓLICA AMORIS LEATITIA E AÇÕES DOS SETORES DA COMISSÃO
Formação foi direcionada aos agentes da Pastoral Familiar da diocese de Campina Grande e contou com participação do Bispo Dom Dulcênio Fontes de Matos
Por Assessoria de Comunicação da Comissão Diocesana, 16 de fevereiro de 2022
Através do canal no youtube da Comissão Dicocesana a Pastoral Familiar e Comissão Vida e Família na última segunda-feira (14) realizaram live para formação dos agentes de toda a diocese de Campina Grande. O objetivo foi trazer uma breve reflexão sobre a Exortação Apostólica Pós Sinodal Amoris Leatitia, do Santo Padre Papa Francisco, bem como apresentar o plano de trabalho dos setores Pré e Pós Matrimonial e Casos Especiais para este ano.
O casal Coordenador Geovaneto e Juliana Vilar conduziram o encontro virtual. O Bispo Diocesano Dom Dulcênio deixou sua mensagem, falando sobre o Amoris Leatitia neste Ano da Família, que embasará o serviço pastoral com as famílias. Em seguida o Padre João Paulo que é assessor eclesial da Comissão Diocesana trouxe uma breve introdução da Exortação Apóstolica do Papa Francisco, visando o próximo encontro, em março, onde haverá aprofundamento nos capítulos.
Seguindo a live, cada setor apresentou seu plano de trabalho para fortalecer o serviço em cada paróquia da diocese. No setor Pré o Diácono Érick e os casais Zuca e Nena, Marcos e Lígia explanaram as propostas do setor. Já o setor Pós o Diácono Anchieta e os casais Flávio e Cristina, Demétrius e Adriana também trouxeram os objetivos para a missão. O setor Casos Especiais finalizou as apresentações com o Diácono Manassés e o casal Ailton e Ana Maria.
A formação foi encerrada com direcionamentos para novas formações, em especial para o setor Pré, visando uma melhor maneira de formar os casais que se preparam para a vida matrimonial. Além das formações, um manual será elaborado para que todas as paróquias tenham o mesmo caminhar e um norte a ser seguido.
Com o apoio do Bispo, a Comissão planeja viver na diocese a Jornada Mundial das Famílias, em comunhão com o Santa Igreja em Roma, onde acontece a Jornada de 22 a 26 de junho.
A próxima formação acontece no dia de 7 de março, novamente no canal do youtube, que obteve 800 visualizações até o momento. Lembrando que estes encontros virtuais ficam gravados no canal, no endereço “Familiar Campina Grande”.
Pastoral Familiar e Comissão Vida e Família promoveram reunião diocesana para tratar da missão em 2022
O encontro que seria inicialmente presencial teve que acontecer de forma remota devido alguns casos de gripe e evitar contágio
Por Assessoria de Comunicação da Comissão Diocesana, 30 de janeiro de 2022
Na manhã deste domingo (30) a Comissão Diocesana da Pastoral Familiar e Vida e Família promoveu o encontro dos agentes pastorais, coordenadores forâneos, diáconos, seminaristas e assessor eclesiástico para iniciar a missão deste ano. Mesmo de forma remota, foi possível a interação e participação de todos.
O objetivo do encontro foi acolher os novos agentes que chegam para somar no serviço, partilhar a palavra, promover formação, apresentar o calendário anual, organograma, serviços e atribuições em níveis diocesano, forâneo e paroquial.
A comissão diocesana volta a se encontrar em fevereiro para formações e encontros forâneos de acompanhamento e suporte a missão local.
Padre João Paulo discursa na tribuna do Plenário da Câmara Municipal de Campina Grande. (Fotos: Marcos Siqueira)
Por Assessoria de Comunicação da Comissão Diocesana, 16 de dezembro de 2021
Na última terça-feira (14) à noite, na Câmara Municipal de Campina Grande – Casa de Félix Araújo, em Sessão Especial proposta pelo Vereador Waldeny Santana, intitulada “Campina Contra o Aborto” contou, dentre outros convidados representando instituições religiosa, acadêmica, saúde e sociedade civil, com a presença do Padre João Paulo, Coordenador da Comissão Pastoral Vida e Família, da Diocese de Campina Grande.
O objetivo da sessão foi trazer ao plenário o debate sobre um tema um tanto delicado e polêmico, que é a prática do aborto, considerado crime, salvo algumas situações previstas em lei. Vários pontos de vista foram apresentados, pela ciência na fala de um médico radiologista, por um professor universitário e, pela visão cristã, com a fala de líderes protestantes, como também pela Igreja Católica. Representando esta última, o Padre João Paulo trouxe reflexões para que fossem levadas em consideração, para futuras proposituras pós sessão plenária.
O coordenador da Comissão Pastoral Vida e Família contextualizou a temática frisando que o resultado destes valores invertidos, que culminam com a prática do aborto, passa pela desestruturação das famílias. “O matrimônio ainda é uma instituição que pode salvaguardar a sociedade. O caos social que estamos vivendo, a resposta está no caos familiar”. – complementou.
Para o Padre João Paulo o poder público precisa assumir posição diante do tema e levar aos ambientes públicos, principalmente o escolar, políticas que tratem o ensinamento do amor, muito além da educação sexual, com a valorização da vida humana. O religioso finalizou parabenizando a Câmara pela coragem em tratar do tema do aborto. Entretanto, suplicou a Casa Legislativa municipal: legislem por causas fundamentais, como a valorização da vida humana, em todas as suas dimensões. – concluiu.
Além de apoiar essa causa pró vida do vereador propositor da sessão especial, a Comissão Pastoral Vida e Família apoiou também projeto de lei que, anteriormente aprovado, foi instituído o Dia Municipal do Nascituro, no dia 8 de outubro, onde culmina com o encerramento da Semana Nacional da Vida.
Nas últimas semanas o bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers entrevistou os casais que estão coordenando nacionalmente os setores pré, pós matrimonial e casos especiais.
As entrevistas são ricas de informações e que devem servir de apoio para as coordenações paroquias da Pastoral Familiar.
Os coordenadores da Comissão Diocesana avaliam como um excelente material formativo para os coordenadores paroquiais e que podem despertar para inúmeras ações em nossas comunidades.
"Os coordenadores que ainda não assistiram, dediquem um tempo para assistir juntamente com a coordenação da sua paróquia. Certamente vai ajudar na missão de cada um", enfatizaram Geovaneto e Juliana.
Os vídeos fazem parte do canal de youtube da Comissão Nacional da Pastoral Familiar gravados semanalmente pelo próprio Bispo.
Abaixo seguem os vídeos de cada setor. Cada vídeo tem cerca de uma hora de duração.
No último dia 21 a Comissão Diocesana proporcionou uma formação para todas as paróquias como momento de preparação para a Semana Nacional da Família que tem como tema: Eu e minha casa serviremos ao Senhor.
Para esse momento, o Diácono Manassés que é integrante da comissão, conduziu a formação refletindo o tema trazendo também outros temas sugeridos pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar.
Várias paróquias participaram inclusive de outras Dioceses tendo em vista que a formação foi através de uma plataforma on-line.
Diante das condições de pandemia em que estamos vivendo, as paróquias estão planejando algumas ações alternativas para desenvolver durante a Semana Nacional da Família que ocorrerá entre os dias 09 e 15 de agosto.
Marcado para o dia 23 de maio, o 10º Simpósio Nacional das Famílias será realizado de forma online. O evento presencial, em Aparecida (SP), foi cancelado por conta da pandemia do novo coronavírus. Mesmo assim, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) se comprometeu a oferecer as palestras e comunicados do simpósio por meio da internet. Assim, a programação do evento online será transmitida ao vivo pelo canal da Pastoral Familiar no Youtube.
https://www.youtube.com/user/PastoralFamiliarCNBB
O 10º Simpósio Nacional das Famílias tem como tema “Família e Educação” e o lema “…Crescia em Sabedoria, estatura e Graça diante de Deus e diante dos homens” (Lc 2, 52). Será ocasião para aprofundar a visão da Igreja de que a família é lugar por excelência da educação e que “conhecer exige educar”.
“Há muito a Igreja do Brasil tem favorecido o trabalho com as famílias, especialmente por meio da Pastoral Familiar. Ela cresce e se aprimora através das diversas formações nacionais, regionais, diocesanas e paroquiais”, recorda a CNPF em carta assinada pelo bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers, pelo assessor, padre Crispim Guimarães, e o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Luiz e Kathia Stolf. No texto, apontam o simpósio como um dos “momentos formativos mais significativos, além de espaço de convivência e conhecimento mútuo” entre os agentes das Pastoral.
As transmissões do Simpósio serão divididas em dois momentos: das 8h às 12h e depois das 14h às 18h.
Mais detalhes:
http://site.cnpf.org.br/noticias/familia/10o-simposio-nacional-das-familias-sera-online/
Comissão Diocesana de Campina Grande-PB
Nos dias 06, 07 e 08 de março a Comissão Diocesana da Pastoral Familiar esteve presente numa formação promovida pela Comissão Regional do Nordeste 2.
A formação tinha como objetivo principal refletir sobre o papel de cada componente da Comissão. O evento foi fundamental tendo em vista que o novo Casal Diocesano assumiu a missão no início do ano. Para Geovaneto e Juliana, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o seu papel e suas responsabilidades. "A comissão geralmente trabalha em harmonia e sempre existe a entreajuda conforme as necessidades", ponderou o casal.
O Bispo Diocesano Dom Dulcênio fez questão de participar do encontro dando uma palavra de acolhida a todos. Estavam presentes também as comissões da Arquidiocese da Paraíba e Dioceses de Natal, Caicó, Mossoró, Guarabira e Nazaré.
A formação terminou com uma palestra de Padre Ediberto, Assessor Eclesiástico da Comissão Diocesana, sobre o tema do próximo Congresso Eucarístico abordando dois dos quatro pilares: Pão e Caridade.
Por Assessoria de Comunicação da Comissão Diocesana, 4 de agosto de 2022