Acesso ao Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho

ANTES DE PREENCHER SEU PEDIDO DE ACESSO, LEIA COM ATENÇÃO NOSSAS ORIENTAÇÕES:

Agendamento para Visitas e Excursões (CLIQUE AQUI)


DECLARAÇÃO: Ao fazer o acesso à Unidade de Conservação “Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho”, você concorda, por meio deste documento que:

1. Concorda em respeitar as leis atuais, municipais, estaduais e federais, em especial as leis sobre Unidades de Conservação (Artigo 28 da Lei 9.985/2000 ) e Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), e as regras no Manual de Conduta (acessível neste site), assumindo as consequências dos seus atos e dos membros do seu grupo, inclusive judicialmente;

2. Concorda em manter o seu grupo sempre próximo ao condutor durante as atividades, exceto em casos justificados;

3. Concorda em ter atenção aos membros do seu grupo / equipe, os alertando antes e durante as atividades, para que tenham comportamento apropriado na Unidade de Conservação, principalmente em:

a) manter o máximo de silêncio possível;

b) recolher todo o lixo produzido;

c) retirar apenas o que for assinalado e permitido na Autorização de Requerimentos;

d) percorrer o Parque apenas por caminhos já abertos (a menos que exista autorização para saída justificada dos caminhos na Autorização de Requerimento);

e) não portar ferramentas ou materiais não autorizados;

f) respeitar e não interferir na rotina dos animais, plantas e pessoas que não forem finalidade da Autorização;

g) conservar todo patrimônio, construções, obras e equipamentos do Parque;

4. Compromete-se em respeitar as orientações e proibições feitas por funcionários do Parque, condutores locais e autoridades de segurança. Caso discorde, tem o direito de recorrer ao gerente do Parque e ao órgão que faz a gestão do Parque na Prefeitura de Caruaru, para retirar dúvidas ou recorrer das decisões;

5. Será de sua exclusiva responsabilidade a utilização de equipamento(s) de sua propriedade durante o exercício das atividades previstas na Autorização.


TERMO DE CONHECIMENTO DE RISCOS

AS ATIVIDADES EM AMBIENTES NATURAIS, COMO AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, ENVOLVEM RISCOS, PORTANTO VOCÊ FARÁ SOMENTE AQUILO QUE SUA HABILIDADE E CONDIÇÃO FÍSICA PERMITIREM E QUE ESTEJA DE ACORDO COM AS REGRAS ESPECÍFICAS DA UNIDADE. TAMBÉM NÃO VAI EXPOR MEMBROS DO SEU GRUPO / EQUIPE A RISCOS DESNECESSÁRIOS OU PASSAREM DE SEUS LIMITES. DECLARA ESTAR CIENTE DOS RISCOS EM FUNÇÃO DAS ATIVIDADES EM UNIDADES DESCENTRALIZADAS.

Declara que pode fazer este tipo de atividade, é responsável pelos seus atos e os do seu grupo / equipe, e confirma que são verdadeiras das informações fornecidas no Agendamento / Requerimento, sob as penas da Lei.


Lembrando que: ACESSO SEM PERMISSÃO ÀS ÁREAS PROTEGIDAS DO PARQUE É CRIME. Se você não aceitar as regras e leis apresentadas, não poderá acessar o Parque, mas pode escrever para parquevsobrinho@gmail.com e explicar porque não aceita as regras. Obrigado pela compreensão.

Para acesso com finalidade de ATIVIDADE ou PESQUISA CIENTÍFICA, favor entrar em contato diretamente com o responsável pelo setor de Educação Ambiental e Pesquisas Científicas do Parque (Raul Alves: alvesraul1983@gmail.com / (81) 99123 6252).

Todo pedido de acesso deve ser feito com, no mínimo, 7 dias de antecedência, para ser analisado e respondido:

Se três dias antes do acesso você não tiver recebido resposta de sua autorização, envie um e-mail para: parquevsobrinho@gmail.com. Caso continue sem resposta na véspera, imprima o seu Agendamento / Requerimento preenchido e apresente na Sede do Parque.

Para VISITAS FAMILIARES OU TURÍSTICAS organize seu grupo, de preferência de até 40 pessoas, todos com calças compridas e sapatos fechados, levando água, lanche e protetor solar (opcional).