Natal 2021
Com o parque mais bonito, vieram os enfeites de Natal em dezembro de 2021: sombrinhas imitando enfeites franceses, renas, luzes, etc.
E a História segue
Em 2022
A partir de 2020, o parque passou a ser mais bem cuidado, com cortes frequentes da grama, varreções, e tal. No entanto, a chegada de areia trazida pela enxurrada ainda não havia sido resolvida. Embora várias tentativas tenham sido feitas para erradicar o aguapé e o alface d’água que infestavam a lagoa, chegamos a 2022 com a lagoa tendo sua cabeceira totalmente assoreada e coberta de vegetação. Foi feita uma retirada parcial da vegetação e um pouco de areia, mas o assoreamento continuava.
Natal de 2022
No Natal de 2022, foram montados enfeites ao longo do corredor lateral da lagoa.
Em 2023
Em 2023
O lago estava limpo de vegetação, e o parque mais bem cuidado, mas estava com pouquíssima água, era possível ver o fundo em quase toda a extensão. Ainda assim, muitos pescadores passavam horas tentando pegar os peixes restantes, concorrendo com as garças.
Neste ano, não houve enfeites; houve apenas o início da montagem de uma árvore, mas foi interrompido. Não sei o real motivo.
2024 Uma Surpresa
Em 2024, a prefeitura colocou bueiros maiores ao lado dos já existentes nas ruas do Monte Alegre (Jardim Primavera), em todo o entorno do Parque Das Flores, para coletar o grande volume de águas pluviais que vem dos bairros vizinhos. Acredito que os engenheiros estejam certos de que isso será suficiente, ou seja, eles calculam que as tubulações estão com dimensões adequadas. Espero sinceramente que estejam certos, mas pela minha experiência de morador do entorno há mais de 40 anos, não acredito. Porém, não sou engenheiro, então, minha opinião não conta, rsrsrs.
Após a duplicação dos bueiros, fomos surpreendidos com outra reforma do parque, desta vez, bem maior. Será feita também uma bacia de contenção dentro do poliesportivo com o objetivo de reter a areia antes que chegue ao lago. A ideia é retirar essa areia da bacia de contenção sempre que ela se acumule, assim não haverá mais assoreamento do lago. Nós, moradores e frequentadores do Parque Das Flores, estamos com grande expectativa de que isso realmente funcione e que desta vez seja uma reforma definitiva e com manutenção efetiva.
Além da academia já instalada na reforma anterior e do parquinho infantil já existente, estão sendo construídos banheiros, que é uma reivindicação antiga dos frequentadores, e um espaço para aulas de ginástica.
Após esgotamento do lago
Após esgotamento do lago no final do mês de agosto inicia-se a reforma que esperamos ser definitiva. Foram construídas pistas de terra dentro do lago para possibilitar a entrada das mesmas a fim de retirar a areia. Após o término da retirada da areia foi retirada também a terra das pistas construídas, deixado a lagoa pronta para ser enchida com água novamente.
Comporta de retenção e esgotamento da lagoa
Pré enchimento meados de outubro 2024
Início construção da cascata
Início do enchimento 25/10/24 Fim 03/11/2024
Construção da plataforma de observação
A Bacia de Contenção
A bacia de contenção está sendo construída dentro do poliesportivo com o objetivo de reter a areia antes que chegue ao lago. A ideia é retirar essa areia da bacia de contenção sempre que ela se acumule, assim não haverá mais assoreamento do lago.
Quase terminando
Grande Decepção
A história continua......