João Aparecido Bazzoli – Graduado em economia pela Faculdade de Economia, Finanças e Administração de São Paulo, FEFASP. Graduado em Ciências Sociais e Jurídicas pelas Faculdades Integradas de Guarulhos – FIG, São Paulo. Mestre em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU/MG. Pós-doutoramento em Geografia pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa – IGOT/UL, Portugal.

Professor na Universidade Federal do Tocantins (UFT) do Curso de Direito e Docente Permanente no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UFT) atuando nas áreas de Direito Urbanístico, Planejamento Urbano e Políticas Públicas. Líder do grupo de pesquisa interdisciplinar: Cidade e Meio Ambiente (CNPq). Pesquisador com atuação em linhas como regularização fundiária urbana e a segregação socioespacial; planejamento urbano, mobilidade, expansão das periferias; plano diretor, políticas públicas e participação social. Coordenador do Programa de extensão Cidade e Meio ambientes: estudo ampliado em perspectiva interdisciplinar que agrega vários projetos e ações. Membro do Núcleo de Estudos Urbanos e das Cidades (Neucidades/UFT). Coordenador do LabCidades – Laboratório de Cidades/UFT para estudos dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Agenda Urbana 2030 em parceria com a UN-HABITAT. Coordenador do (GT-Cidades) no Instituto de Pesquisa, Diretos e Movimentos Sociais (IPDMS). Coordenador da Regional (Norte) do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU). Membro da Comissão Especial de Planejamento Urbano e Ambiental (CEPUA) do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins.

Foi presidente da Comissão Especial de Direito Urbanístico da Ordem dos Advogados do Brasil, Tocantins (Gestão 2017/2018). Atuou pelo United Nations Human Settlements Programme in Project Global Municipal Database (GMD). Atuou pela New York University, Lincoln Institute of Land Policy e United Nations Human Settlements Programme, no Projeto de elaboração do Atlas de Expansão Urbana coordenado por Shlomo Angel. Recebeu em 2018 o Prêmio Nacional de Destaque na 2ª Edição do Prêmio Esdras de inovação em Ensino do Direito oferecido pelo Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da Fundação Getúlio Vargas, FGV, Direito SP.

Recebeu em 2019 distinção honorífica por reconhecida contribuição como Professor Visitante pela Universidad Nacional de Trujillo - Peru. Participou de organização e autoria de livros, de artigos publicados com resultados de estudos realizados e de projetos de pesquisa e extensão em parcerias nacionais e internacionais.