O Curso Superior de Tecnologia em Paisagismo e Jardinagem é um curso experimental, no Eixo Tecnológico em Ambiente e Saúde.
Tem o objetivo de formar tecnólogos especializados em paisagismo e jardinagem, capazes de atuar como autônomos no mercado de trabalho e em empresas particulares ou públicas. O profissional deverá estar preparado para exercer sua função planejando e executando jardins e áreas de lazer que colaborem na promoção e proteção ambiental, que tragam melhoria da qualidade de vida para as pessoas, e, que transformem a paisagem em cenários de beleza.
Além disso, responsabiliza-se pelas ações que perpassam todas as etapas deste processo, sendo profissionais capazes de planejar espaços que dialoguem com as diversidades culturais, étnicas, sociais, religiosas, identitárias e políticas contemporâneas que compreendam as possibilidades de desenvolvimento cultural, social e econômico por meio dos produtos culturais.
O ingresso do aluno se dá pela classificação em processo seletivo vestibular, realizado em uma única fase, com provas dos componentes do núcleo comum do Ensino Médio ou equivalente, em forma de testes objetivos e redação.
O curso é ministrado em períodos semestrais em 3 anos, com carga horária de 2.400 horas, correspondendo a uma carga de 2.880 aulas de 50 minutos cada, na modalidade presencial.
Atualmente são oferecidas 40 vagas/semestre para o período vespertino.