Plano Anual de Atividades
Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha
O PAA é um instrumento de planeamento da vida do Agrupamento, em cada ano letivo, que define os objetivos, as formas de organização e de programação de projetos, clubes e atividades diversificadas, no qual se refletem os princípios do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha e pretende melhorar o sucesso educativo dos alunos, participar ativamente em projetos, desenvolver atividades de índole solidária e reforçar a valorização das áreas das expressões. Engloba todas as atividades propostas pelas diversas estruturas do Agrupamento, Câmara Municipal de Caminha e associação de pais e encarregados de educação. O PAA visa a formação integral do aluno nas suas diversas dimensões, valorizando não só o domínio dos conhecimentos como pretende complementar e enriquecer as aprendizagens que se desenvolvem no contexto da sala de aula.
A avaliação será realizada pelo(s) responsável(eis) por cada uma das atividades, devendo constar o número de intervenientes, o grau de concretização das atividades, constrangimentos e aspetos positivos e, se possível, propostas de melhoria e desenvolvimento.
Mais informação
A avaliação será realizada pelo(s) responsável(eis) por cada uma das atividades, devendo constar o número de intervenientes, o grau de concretização das atividades, constrangimentos e aspetos positivos e, se possível, propostas de melhoria e desenvolvimento.
Serão realizadas duas avaliações globais do PAA do Agrupamento: uma em março e outra no final do ano letivo.
As Bibliotecas Escolares propuseram vinte atividades, o Plano Nacional de Cinema sete, os Serviços de Orientação e Psicologia vinte e nove e as Associações de Pais e Encarregados de Educação treze. A Câmara Municipal de Caminha participa com vinte e nove atividades, para além de ser o parceiro mais importante do agrupamento.
Todos os estabelecimentos de ensino desenvolvem atividades do programa Eco-Escolas. Dependendo da iniciativa de cada escola e da sua própria localização, os estabelecimentos de ensino do pré-escolar e 1.º ciclo promoverão ações relacionadas com o meio envolvente, integradas em projetos regionais ou nacionais como a “Projeto Escola Azul”, “Música no Alto Minho”, “Falar e contar histórias de encantar”, “Cientistas Curiosos”, “Projeto Cidadania”, “Educação Física”, “GNR – Escola Segura”, “Dia Nacional do Mar”, etc.
No 2.º ciclo, 3.º e secundário serão desenvolvidas atividades: relacionadas com a promoção da saúde através do “Projeto PES”, “PRESS”, “Dia Mundial da Alimentação” e parceria com o Centro de Saúde Caminha; promotoras da Leitura e Matemática como o concurso “Miúdos a Votos”, “Concurso “Retrato de Camões e Camilo Castelo Branco”; sensibilizadoras das artes – “Plano Nacional de Cinema”, Plano Cultural de Escola”, “Conga Club”, Cantata Caminhações, “Visita ao Museu da Bienal”; promotoras da defesa do ambiente – “Projeto Eco-Escolas”, “Dia da Árvore e Floresta”; atividades desportivas através do “Desporto Escolar”, Corta Mato Escolar, Torneio de Basquetebol, Mega Sprinter, Gira Volei, Badminton; promotoras da cidadania – “Projeto Cidadania”, “Parlamento Jovem”, “Dia Mundial de Combate ao Bullying” e um conjunto muito significativo de ações que visam dar resposta ao “Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória”.
Os diferentes departamentos propuseram duzentas e oitenta e oito atividades de um total de trezentas e noventa e seis, sendo de destacar ainda que algumas são interdisciplinares e interdepartamentais. O PAA é um documento dinâmico e flexível, podendo surgir a necessidade da sua reformulação ao longo do ano letivo, com a inclusão de novas iniciativas consideradas pertinentes.