A Sociedade Musical Ordem e Progresso, tem um conceito agregador com uma proposta de programação regular de espetáculos de todas as artes de palco : Música, Teatro, Dança, para todas as faixas etárias, mas também de Cinema, Vídeo, Ilustração e Exposições. Um espaço de Formação nas várias vertentes artísticas e um espaço de acolhimento a projetos. Fundamental também a interligação com a comunidade local e a continuidade das atividades recreativas.
Com a importância e quase urgência de espaços culturais na cidade de Lisboa , a SMOP (Sociedade Musical Ordem e Progresso) é o local ideal para reanimar e reinventar , pela sua arquitetura e história (Desportiva e Cultural). Um novo Espaço Cultural situado numa zona nobre da cidade de Lisboa perto do rio e do Museu Nacional de Arte Antiga. Um espaço transversal , com uma programação e funcionamento importante de união das várias expressões artísticas.
As mais valias que o salão tinha foram utilizadas para a programação regular de todas as artes de palco, ou seja o teatro, a música, dança, a poesia, as artes circenses e a formação de novos artistas, quer workshops e acolhimentos a projetos exteriores.
Estamos sempre abertos , porque a necessidade de espaços e com a urgência e falta deles nesse caso, para os jovens e artistas em geral apresentarem o seu trabalho.
Acolhemos bandas emergentes do panorama musical, realizamos concertos e cedemos o espaço para peças de companhias de teatro, que não tem espaço próprio e são realizadas de forma esporádica.
O espaço está aberto à comunidade e a toda diversidade cultural.