C e r i m ô n i a d e
I n v e s t i d u r a d a
O r d e m E q u e s t r e d e
B o r g ó n - V i l l a s B u e n a s
Preparação, antes do início da Cerimônia toca-se o Adagio for Strings and Organ in G minor, de Johann Sebastian Bach.
C e r i m ô n i a d e
I n v e s t i d u r a d a
O r d e m E q u e s t r e d e
B o r g ó n - V i l l a s B u e n a s
Preparação, antes do início da Cerimônia toca-se o Adagio for Strings and Organ in G minor, de Johann Sebastian Bach.
Saudação Inicial
Adentra a Capela de São Marcelo de Tânger, o Grão-Mestre da Ordem, Carlos I de Nova Astúrias e Santiago, seguido por cortesãos reais, a partir da porta principal até o trono colocado no presbitério, em frente ao altar, enquanto toca-se Judas Maccabaeus HWV 63: March de George Frideric Handel.
Em pé Carlos I faz uma saudação aos presentes e a seguinte prece:
Que pela Graça de Deus e livre aclamação do Povo Runasco, REINE eternamente os Borgón-Villas Buenas sobre Nova Astúrias e Santiago, e Nosso Senhor Jesus Cristo sobre todo o mundo.
Todos sentados, breve discurso do Rei sobre a Ordem.
Mui alegremente nos reunimos entre estas sagradas paredes, para honrar nossos amigos, recebendo-os em nossa mais alta ordem honorífica, a qual mui respeitosamente leva o nome de Nossa Casa Real, a Ordem Equestre de Borgón-Villa Buenas.
Conforme define o item terceiro da Regra: [esta ordem] é estabelecida, com o fito de homenagear os indivíduos considerados mais confiáveis, virtuosos e honrados, que de forma íntima auxiliaram os membros da Casa Real Novasturiana de Borgón-Villas Buenas e da Casa Dinástica Reinante no Grão Principado de Santiago.
Tendo encontrado tão confiáveis senhores, que nos auxiliaram, se mostrando desde longo tempo tão virtuosos em suas tomadas de decisões e tão horados, mantendo sempre sua candura diante de nossos olhos, assim, então, os chamamos a compor o mais alto pináculo honorífico e seletíssima fileira daqueles condecorados por Nossas Ordens, a dos Cavaleiros de Borgón-Villas Buenas.
Entrada dos Candidatos
Recebamos os candidatos a serem investidos Cavaleiros.
Neste momento adentram lentamente a Capela da São Marcelo os candidatos que serão investidas, cada qual acompanhado pelo escudeiro de sua escolha e este portando o estandarte heráldico de seu candidato, enquanto canta-se o hino The Call do compositor Vaughan Williams, posicionando-se cada um dos candidatos lado a lado, na parte baixa do presbitério, voltados para Sua Majestade e seus escudeiros imediatamente atrás de seus respectivos candidatos. Findo o hino, Carlos I retoma a palavra dizendo:
Diante de nós estão aqueles que investiremos Cavaleiros de Borgón-Villas Buenas, a investidura nesta Ordem é como que um presente aos selecionados, contudo devem também eles apresentar seu querer pessoal para com a concretização da investidura. Assim sendo, queiram se apresentar os que serão investidos.
Guilherme Ávila Borgón-Villas Buenas de la Rosa, Chefe do Clã e Ramo Cadete de Borgón-Villas Buenas de la Rosa, Duque de Almúrcia, Príncipe Real de Nova Astúrias SN;
Felipe de Alancastre, Chefe do Clã de Alancastre, Conde de Alto Cabo N1;
Boris Montenegro Franco, Chefe do Clã de Montenegro, Conde de Porto Novo N2;
Boris IV Imperador da Bulgária, Duque de Tânger N3;
Mehmet I Kräl da Turquestônia N4.
A cada apresentação, o candidato dá um passo à frente, tendo ao seu lado direito seu respectivo escudeiro.
Investidura
Estando o candidato na parte baixa do presbitério, diante de Sua Majestade, este profere as palavras da investidura.
Nós, Carlos, Pela Graça de Deus, Defensor da Fé, Rei de Nova Astúrias e Santiago, Duque de Tetuán, Grão-Mestre da Ordem Equestre de Borgón-Villas Buenas,
e desembainhando a Espada Real Novasturiana, empunhando-a em riste, prossegue:
como é de nosso Real Desígnio e Majestática Vontade, rogando preces à Santíssima Trindade e sob os auspícios de Nosso Patrono São Marcelo de Tânger,
e tocando com lateral da espada sobre os ombros do novo Cavaleiro, prossegue:
o investimos, N, membro da Ordem Equestre de Borgón-Villas Buenas no grau [Cavaleiro ou Oficial ou Dignitário ou Grão-Colar], conforme define a Regra da Ordem.
Neste momento, enquanto toca-se o Praeludium und Fuge in C Major, BWV 547 de Johann Sebastian Bach, os cortesãos trazem as insígnias da Ordem, no referido grau do recém investido, e afixam nas vestes do novo Cavaleiro, ao mesmo tempo em que é afivelado um par de esporas em suas botas.
Fixadas as insígnias, Carlos I estende a Espada Real Novasturiana em direção à porta principal da capela, de forma que todos Cavaleiros toquem a lâmina para executarem o juramento. E Carlos I prossegue:
Você promete, diante de Nós, permanecer no caminho das virtudes adjacentes à sua investidura nesta Ordem?
E respondem: Prometo.
Você promete, diante de Nós, honrar as insígnias que lhe foram estregues nesta investidura?
E respondem: Prometo.
Você promete, diante de Nós, defender Nosso Reinado sobre Nova Astúrias e Santiago, dentro de seus próprios limites, mas em todo momento que for possível?
E respondem: Prometo.
Findo o juramento, cada Cavaleiro tem seu estandarte heráldico hasteado no pequeno mastro horizontal situado sobre suas respectivas cátedras cavaleristicas, onde se assentam cada um dos recém investidos.
Terminada a Investidura, Carlos I retoma a palavra dizendo:
Tendo lhes entregue vitaliciamente as insígnias da Ordem e suas cátedras, damos boas-vindas aos novos Cavaleiros de Borgón-Villas Buenas. Todavia os alertamos sobre seu terrível dever de permanecerem honrados, com limpidez em seus atos. E que a cada dia mais façam jus ao estamento honorífico no qual foram inseridos hoje.
Em nome de tudo aquilo que temos por bem do Reino Unido de Nova Astúrias e Santiago, encerramos esta investidura e declaramos nossa plena e sincera gratidão aos novos Cavaleiros, que de variadas formas contribuíram para com Nosso Reino e para Conosco.
Desejamos sucesso a todos os Vossos empreendimentos e projetos.
Muito obrigado a todos pela ilustre presença, e Glória ao Runas!
Saem ao som da Toccata und Fuge in D-Moll, BWV 538: I. Dorische Toccata de Johann Sebastian Bach.