CÂNONE DE SÚPLICA À SANTÍSSIMA MÃE DE DEUS
Tropário,tom 4:
Acorramos sem cessar à Mãe de Deus, humildes pecadores, e prostremo-nos diante Dela em penitência e clamando do fundo d'alma: Ó Mestra Soberana tem piedade de nós, vem em nosso auxílio, apressa-Te pois perecemos sob a multidão dos nossos pecados. Não desprezes os Teus servidores de mãos vazias, pois nós depositamos em Ti toda nossa esperança. (Duas vezes)
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, e agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Ó Mãe de Deus, embora indignos, jamais cessaremos de proclamar o teu poder, pois se não intercedesses por nós, através de Tuas orações, quem nos teria libertado de tantos perigos? Quem nos teria mantido livres até agora? Não permitas que nos afastemos de Ti, Ó Senhora, pois tu és aquela que sempre salva os teus servos de todos os perigos.
Cânone, Tom 8 ODE 1 Irmos:
Tendo atravessado as águas como se fora terra seca, e escapando à malícia dos egípcios, os Israelitas clamaram: Ao nosso Deus e nosso Redentor cantemos agora.
Refrão: Santíssima Mãe de Deus, salva-nos.
Angustiado por causa de muitas tentações, prostro-me diante de Ti buscando a salvação, Ó Virgem Mãe do Verbo, livra-me de toda provação e aflição.
Refrão: Santíssima Mãe de Deus, salva-nos.
Os impulsos das paixões perturbam-me e enchem minha alma de desânimo. Concede-lhe a calma, Ó Virgem Toda Pura, pela paz de Teu Filho e Deus.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo...
Imploro-Te, Ó Virgem, tu que deste à luz o nosso Deus e Salvador, liberta-me de todos os perigos, pois quando me prostro diante de ti buscando refúgio, elevo minha alma e meu entendimento.
...e agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Estou atormentado de corpo e alma, concede-me a divina visitação, bem como os teus cuidados, tu que és a única Mãe de Deus, tu que és bondosa sendo a Mãe da Bondade.
ODE 3 Irmos:
Do alto dos Céus és Tu, Senhor, Criador e Construtor da Igreja; estabelece-me no amor por Ti, ó cume do desejo, Sustentáculo dos fiéis, ó único que amas a humanidade.
Tu foste a escolhida para ser a proteção e a intercessora de minha vida, Virgem Mãe de Deus. Dirige-me ao teu porto, autora de bênçãos, sustentáculo dos fiéis, Tu, a única a quem louvamos. A Ti oro, ó Virgem Noiva de Deus, dispersa o tumulto da minha alma e a tempestade da minha dor, pois tu deste à luz a Cristo, o Príncipe da Paz, tu que és a única sem manchas. Como deste à luz Aquele que é o Benfeitor e a Causa do bem, derrama a riqueza do teu amor sobre nós, pois Tu podes fazer todas as coisas porque carregaste Cristo, Aquele que é magnífico em poder. Abençoada por Deus és tu. Sou torturado por dolorosas enfermidades e por paixões mórbidas. Ó Virgem socorre-me, pois sei que tu és um inesgotável tesouro de curas infalíveis, ó Toda Pura.
Kyrie Eleison. (3 vezes)
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, e agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Hino Seccional, tom 2:
Ó fervorosa advogada, invencível muralha, fonte de misericórdia, abrigo para o mundo: do fundo do coração te clamamos: Virgem Mãe de Deus, apressa-Te e salva-nos de todos os perigos pois tu és a nossa célere protetora.
ODE 4 Irmos:
Senhor, eu ouvi o mistério da Tua Salvação, conheci Tuas obras e glorifiquei a Tua Divindade.
Apazígua o tumulto das minhas paixões e a tempestade dos meus pecados, Ó Noiva de Deus que deste à luz a nosso Senhor e nosso Guia. Suplico-Te que derrames sobre mim a imensidão da Tua compaixão pois deste à luz Aquele que é bom, o Salvador de todos aqueles que te cantam. Enquanto desfrutamos dos teus dons, ó Toda Pura, nós te cantamos um hino de ação de graças, reconhecendo-te como Mãe de Deus. Enquanto permaneço no leito da minha dor e enfermidade, socorre-me, pois tu amas a bondade, ó Sempre Virgem Maria. Tendo a ti como nosso auxílio e nossa esperança e como firme muralha de nossa salvação, somos redimidos de todas as enfermidades, ó Toda-louvada.
ODE 5 Irmos:
Ilumina-nos com os Teus mandamentos, Senhor e com Teu braço protetor concede-nos a paz, ó Tu que amas a humanidade.
Enche o meu coração de alegria, ó Puríssima, concedendo- me o teu incorruptível júbilo, tu que carregaste em teu ventre a Causa da alegria. Salva-nos, Santíssima Mãe de Deus. Livra-nos de todos os perigos, Puríssima Mãe de Deus, tu que deste à luz a Eterna Redenção e a Paz que ultrapassa todo o entendimento. Pelo brilho do Teu esplendor, dispersa as trevas dos meus pecados, Noiva de Deus, pois tu geraste a Luz Divina e Pré- eterna. Cura a enfermidade da minha alma, Puríssima, quando me julgares digno da tua visita e pela tua intercessão, concede- me a cura.
ODE 6 Irmos:
Verterei minhas preces ao Senhor e a Ele proclamarei a minha dor pois minha alma está cheia de males e minha vida se aproxima do inferno. E assim como Jonas, orarei a Ti: Ergue-me da corrupção, ó Deus. A minha natureza tomada pela corrupção e pela morte foi por Ele resgatada da morte e da corrupção quando Ele mesmo submeteu-se à morte.
Intercede, então, Ó Virgem, junto a Cristo, teu Senhor e teu Filho, para que eu seja libertado da iniqüidade dos inimigos. Reconheço-te, Virgem, como a proteção da minha vida e a fortaleza mais segura; dispersa as múltiplas tentações e afasta para longe a irritação demoníaca. Oro incessantemente a ti: liberta-me da corrupção das paixões. Temos a ti como muralha de refúgio, perfeita salvação de nossas almas e alívio nas aflições. Ó Soberana Senhora, sempre nos alegramos na tua luz. Salva-nos também das paixões e dos perigos. Estou acamada e encontro-me prostrada pela doença, e não há cura para minha carne. Mas a Ti clamo, Bondosa, que deste à luz a Deus, o Salvador do mundo e o médico que cura todas as enfermidades, ergue-me da corrupção da doença.
Kontákion,tom 6:
Ó Admirável protetora dos cristãos e nossa medianeira ante o Criador, não desprezes as súplicas de nenhum de nós pecadores, mas apressa-Te em auxiliar-nos como mãe bondosa que és, pois te invocamos com fé. Roga por nós junto de Deus, tu que defendes sempre aqueles que te veneram.
Stiquerion, mesmo tom:
Não me confies à proteção humana, Santíssima Senhora, mas recebe as súplicas do teu servo pois a dor atingiu-me e não posso mais suportar as flechas do demônio; não tenho abrigo nem para onde possa correr. Eu, o miserável que sou, prostro-me e não tenho outro consolo além de ti, ó Soberana Senhora da criação, esperança e proteção dos fiéis, não te afastes das minhas súplicas e concede-me aquilo que é bom para mim.
ODE 7 Irmos:
Tendo descido da Judéia para Babilônia, as crianças de outrora foram lançadas na fornalha e por causa da fé que tinham na Trindade, em meio às chamas andavam e cantavam: Bendito és Tu, Deus de nossos pais! Tendo desejado efetuar a nossa salvação, Ó Salvador, Tu habitaste no seio da Virgem e apresentaste-a ao mundo como medianeira. Bendito és Tu, Deus de nossos pais.
O Doador e misericórdia, Aquele a quem carregaste, Ó Puríssima Mãe, implora-lhe que livre das transgressões e quedas da alma aqueles que Te clamam com fé: Bendito és Tu, Deus de nossos pais. Um tesouro de salvação e fonte de incorruptibilidade é aquela que Te deu à luz; torre de segurança e porta do arrependimento para aqueles que te clamam: Bendito és Tu, Deus de nossos pais. Concede a cura das fraquezas do corpo e das doenças da alma àqueles que procuram a tua proteção, Ó Virgem que por nós deste à luz a Cristo nosso Salvador.
ODE 8 Irmos:
O Rei do Céu, Aquele a quem os exércitos dos anjos cantam, louvai-o e exaltai-o supremamente por todos os séculos. Ó Virgem, não desprezes aqueles que necessitam do teu socorro e que te cantam e exaltam pelos séculos dos séculos. Tu curaste a enfermidade da minha alma e as dores do meu corpo, Virgem Pura. Que eu possa glorificar-Te pelos séculos dos séculos. Tu derramas um tesouro de curas sobre aqueles que com fé te cantam, ó Virgem, e que exaltam a Tua inefável Descendência. Tu baniste os assaltos das tentações e os ataques das paixões, Ó Virgem: por isso nós Te cantamos por todos os séculos.
ODE 9 Irmos:
Verdadeiramente confessamos que Tu és a Mãe de Deus, nós que através de ti fomos salvos, Ó Virgem Pura. Juntamente com os coros incorpóreos nós te magnificamos. Não te afastes das torrentes das minhas lágrimas, Ó Virgem, tu que deste à luz a Cristo que enxuga as lágrimas de todos os olhos. Enche meu coração de alegria, Ó Virgem, tu que recebeste a plenitude da alegria e baniste a dor do pecado. Sê porto e proteção, muralha inabalável, refúgio e abrigo e júbilo para aqueles que se prostram diante de ti, Ó Virgem. Ilumina com os raios da tua luz, Virgem, aqueles que piedosamente confessam que Tu és a Mãe de Deus aquela que baniu as trevas da ignorância. Estou prostrado em um lugar de aflição e enfermidade, Ó Virgem, cura-me, transformando a minha doença em saúde.
Oração à Santíssima Mãe de Deus:
Ó minha abençoadíssima Rainha, ó Mãe de Deus, minha esperança, guardiã dos órfãos, intercessora dos estrangeiros, alegria dos que sofrem, protetora dos injustiçados: tu vês a minha miséria, tu vês a minha aflição; socorre-me, pois sou fraco, alimenta-me, pois sou estrangeiro. Tu conheces a minha ofensa, absolve-a como desejares pois não tenho outro socorro além de ti, ninguém que interceda por mim nem que me console, exceto Tu, Ó Mãe de Deus. Preserva- me e protege-me pelos séculos dos séculos. Amém.