CÂNONE DE ARREPENDIMENTO A NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
Tom 2 ODE 1 Irmos:
Quando Israel andou sobre a água como se fosse terra seca, e vendo o seu perseguidor Faraó afundar, eles clamavam: Vamos entoar a Deus um cântico de vitória.
Refrão:
Tem piedade de mim, ó Deus, tem piedade de mim. Agora eu, sobrecarregado de pecados,me aproximo de Ti, meu Senhor e meu Deus. Mas não ouso levantar os olhos para o Céu. Somente oro, dizendo: Concede-me, ó Senhor, entendimento para que eu possa chorar amargamente pelas minhas ações.
Tem piedade de mim, ó Deus, tem piedade de mim.
Oh infeliz do pecador que sou! Mais desprezível do que todos os homens. Não há arrependimento em mim. Concede-me, Senhor, lágrimas a fim de que eu possa chorar amargamente pelas minhas ações.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Ò homem miserável e imprudente que desperdiça o teu tempo na indolência! Pensa na tua vida e retorna ao Senhor Deus e chore amargamente pelas tuas ações.
E agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Theotokion:
Ó Puríssima Mãe de Deus, olhe para o pecador que eu sou, e liberta-me das armadilhas do demônio. Guia- me para o caminho do arrependimento a fim de que eu possa chorar amargamente pelas minhas ações.
ODE 3 Irmos:
Não há santo como Tu, Ó Senhor, meu Deus, que exaltaste os Teus fiéis, Ó Bondoso, e nos estabeleceste sob a rocha da Tua confissão. Quando os tronos forem preparados para o temível julgamento, as obras de todos os homens serão reveladas. Haverá angustia para os pecadores enviados ao tormento! Sabendo disso, minha alma, arrependa-te das tuas obras malignas. Os justos rejubilarão, mas os pecadores se lamentarão. Então ninguém poderá nos ajudar pois as nossas obras nos irão condenar. Portanto, antes do fim, arrependa-te das tuas obras malignas. Ai de mim, grande pecador, que manchei minha alma através das minhas ações e meus pensamentos.Em função da dureza do meu coração, sequer uma lágrima derramei. Mas agora, ergue-te do pó, minha alma, e arrependa-te das tuas obras malignas.
Theotokion:
Observe, ó Virgem, Teu Filho nos chamou e conduziu àquilo que é bom e ainda assim eu, o pecador, fujo do bem. Mas Tu, ó misericordiosa, tem misericórdia de mim a fim de que possa me arrepender das minhas obras malignas.
Kyrie Eleison (três vezes)
Hino Seccional, tom 6:
Eu penso no dia temível e lamento pelos meus atos malignos. Como responderei ao Rei Imortal? Com que audácia eu, o esbanjador, olharei para o Juiz? Ó Pai compassivo, Ó único Filho gerado e Espírito Santo, tem misericórdia de mim. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Theotokion:
Atado pelas correntes do pecado, e dominado pelas cruéis paixões, corro para Ti, minha salvação, e clamo: Ajuda-me, ó Virgem Mãe de Deus.
ODE 4 Irmos:
Cristo é a minha força, meu Deus e meu Senhor, aquele a quem a respeitável Igreja canta divinamente e a quem com alegria no Senhor ela clama com pensamento puro. Amplo e conveniente é o caminho que conduz às paixões, mas quão amargo será no último dia, quando a alma for separada do corpo! Tome cuidado com tais ações, ó homem, em função do reino de Deus. Por que foste injusto com o homem pobre? Por que retiveste a recompensa do servo contratado? Por que não amaste o teu irmão? Por que foste cobiçoso e orgulhoso? Então, abandones tais ações e arrependa-te em função do reino de Deus. Ó homem insensato! Por quanto tempo te ocuparás, como uma abelha, recolhendo tuas riquezas?Tudo perecerá como pó e cinzas. Ao invés, busque o reino de Deus.
Theotokion:
Ó Virgem Mãe de Deus, tem misericórdia do pecador que eu sou e fortalece-me. Preserva-me na virtude a fim de que a morte repentina não me pegue despreparado; e conduz-me, Ó Virgem, ao reino de Deus.
ODE 5 Irmos:
Ilumina com a Tua luz divina, Ó Bondoso, a alma daqueles que levantam cedo para orar a Ti, com amor. Oro para que eles possam reconhecer-Te, ó Verbo de Deus, como Deus verdadeiro que nos resgataste das profundezas do pecado. Lembre-se, homem miserável, como tu és um escravo da mentira, da calunia, do roubo, das enfermidades e das bestas selvagens em função do pecado. Ó minha alma pecadora, é isto o que desejaste? Os meus membros tremem, pois com cada um deles eu pequei: com meus olhos, olhando, com meus ouvidos, escutando e com a língua falando maldades, e assim entregando todo meu ser ao fogo do inferno. Ó minha alma pecadora, é isto o que desejaste? Tu recebeste o filho pródigo e o ladrão que se arrependeram, Ó Salvador, e eu fui o único a sujeitar-me à indolência pecaminosa e ter me tornado escravo das obras malignas. Ò minha alma pecadora, é isto o que desejaste? Ó Admirável e célere ajuda de todos os homens, ajuda-me, Ó Mãe de Deus, indigno que sou pois é o que minha alma deseja.
ODE 6 Irmos:
Observando o mar da vida surgir com a tempestade das tentações, corro para o Teu calmo porto e clamo a Ti: Levanta minha vida da corrupção, Ó abundantemente Misericordioso. Vivi minha vida de forma imoral e entreguei minha alma às trevas. Mas agora venho a Ti e imploro, Ó Mestre Misericordioso, que liberte-me das obras do inimigo e conceda-me sabedoria para cumprir a Tua vontade. Quem cometeu as mesmas ações que eu? Pois como um porco deitado na lama eu sirvo o pecado. Mas Tu, Ó Senhor, arranca-me desta vilania e concede-me o coração para cumprir os Teus mandamentos. Levanta-te para Deus, homem miserável, e lembrando dos teus pecados, caia perante o Criador gemendo e chorando, pois Ele é misericordioso e te concederá saber a Sua vontade. Ó Virgem Mãe de Deus, protege-me de todo mal visível e invisível, Ó Toda Pura, e aceita minhas orações e apresenta- as ao Teu Filho, a fim de que Ele possa conceder entendimento para cumprir a Sua vontade.
Kyrie Eleison (três vezes).
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Kontakion:
Ó minha alma, por que te tornaste rica em pecados? Por que fizeste a vontade do maligno? Em que firmarás a tua esperança? Cesse de fazer tais ações e chorando, volte-se para Deus e clame: Ó Bondoso Senhor, tem piedade de mim, pecador.
Ikos:
Pense, minha alma, na amarga hora da morte e no dia do julgamento de teu Deus e Criador. Pois anjos terríveis irão te atacar, minha alma, e conduzir-te ao fogo eterno. Sendo assim, antes da tua morte, se arrependa e clame: Senhor, tem piedade de mim, pecador.
ODE 7 Irmos:
Um anjo fez com que a fornalha respingasse orvalho sob os justos jovens. Mas a ordem de Deus consumiu os Caldeus e prevaleceu sob o tirano a fim de que ele clamasse: Bendito és Tu, Deus de nossos pais. Ó minha alma, não deposites tua esperança em bens corruptíveis e naquilo que foi injustamente coletado. Pois tu não sabes para quem deixaras tudo. Mas clame em voz alta: Tem piedade, ó Cristo Deus, de mim, o indigno. Não confies, minha alma, na saúde do corpo ou na beleza passageira. Veja que tanto o jovem como o velho, morrem. Mas clama em voz alta: Tem piedade, ó Cristo Deus, de mim, o indigno. Lembra-te, minha alma, da vida eterna e do reino celeste preparado para os santos, e das trevas exteriores e da ira de Deus preparadas para o maligno, e clame: Tem piedade, ó Cristo Deus, de mim, o indigno.
Theotokion:
Prostre-se perante a Mãe de Deus, minha alma, e ore a ela, pois que Ele é um rápido auxílio àqueles que se arrependem. Ele intercede junto ao Filho, Cristo Deus, e tem misericórdia de mim, o indigno.
ODE 8 Irmos:
Das chamas Tu jogaste orvalho sob os Santos, e queimaste o sacrifício de um homem justo que foi borrifado com água. Pois somente Tu, Ó Cristo, fazes tudo segundo a Tua vontade. Nós te exaltamos por todos os séculos. Como não chorarei ao pensar na morte?Pois vi meu irmão em seu túmulo sem glória nem beleza. O que, então, tenho eu a supor? E em que depositar minha esperança? Somente conceda-me arrependimento antes do fim, Ó Senhor. Como não chorarei ao pensar na morte?Pois vi meu irmão em seu túmulo sem glória nem beleza. O que, então, tenho eu a supor? E em que depositar minha esperança? Somente conceda-me arrependimento antes do fim, Ó Senhor. Eu acredito que Tu virás para julgar os vivos e os mortos, e que todos permanecerão em ordem, velhos e jovens, senhores e príncipes, sacerdotes e virgens. Onde serei eu encontrado? Sendo assim, eu clamo a Ti para que me conceda arrependimento antes do fim, Ó Senhor.
Theotokion:
Ó Puríssima Mãe de Deus, aceita minha indigna oração e preserva-me de uma morte repentina, e conceda-me arrependimento antes do fim.
ODE 9 Irmos:
É impossível aos homens ver Deus, em quem os coros dos anjos não ousam depositar o seu olhar; mas através de Ti, Ó Toda Pura, apareceu aos homens o Verbo encarnado, a quem nós glorificamos, e juntamente com os coros celestes Te bendizemos. Agora corro para vós, ó Anjos, Arcanjos e todo a coro celeste, que permanecem perante o trono de Deus: orem ao vosso Criador a fim de que Ele possa livrar minha alma do tormento eterno. Agora, me volto para vós em lágrimas, ó santos patriarcas, reis e profetas, apóstolos e santos hierarcas, e todos os eleitos de Cristo: ajudem-me na hora do julgamento, para que Ele possa salvar a minha alma do poder do inimigo. Agora ergo minhas mãos a vós, santos mártires, eremitas, virgens, justos e todos os santos que oram a Deus por todo o mundo, a fim de que Ele tenha piedade de mim na hora da minha morte.
Theotokion:
Ó Mãe de Deus, ajuda a mim que tenho uma forte esperança em Ti; implora a Teu Filho a fim de que Ele possa colocar a mim, o indigno, à Sua direita quando Ele sentar para julgar os vivos e os mortos. Amém.
Oração para ser dita após o Cânone:
Ó Mestre, Cristo Deus, que curaste minhas paixões através da Tua Paixão, e cicatrizaste minhas feridas através das Tuas feridas: concede a mim, que pequei imensamente contra Ti, lágrimas de compunção. Transforma meu corpo com a fragrância do Teu Corpo vivificante, e adoça minha alma, da amargura com a qual o inimigo me alimentou, com Teu precioso Sangue. Levanta minha alma abatida e retire-a do abismo da perdição, pois eu não tenho arrependimento, não tenho compunção, não tenho lágrimas de consolo,as quais concederam às crianças a sua herança. Minha mente foi obscurecida pelas paixões terrestres e não posso elevar meu olhar para Ti pois estou com dor, não posso aquecer- me com lágrimas de amor por Ti. Mas Tu, Ó Soberano Senhor Jesus Cristo, Tesouro de bens, concede-me um arrependimento perfeito e um coração contrito a fim de que possa Te buscar; concede-me a Tua graça e renova em mim a semelhança da Tua imagem. Eu Te abandonei, mas não abandones a mim! Venha ao meu encontro; conduza-me ao Teu pasto e conte-me como uma das ovelhas do Teu rebanho eleito. Alimenta-me juntamente com elas com a grama dos Teus Santos Mistérios, através da intercessão da Tua Puríssima Mãe e de todos os Teus santos. Amém.