Neste exercício propomos-te que sejas um compositor e cries em grupo uma frase rítmica e/ou melódica, ou seja, uma pequena melodia.
Para tal, há que aprender mais alguns conceitos que te apresentamos abaixo.
A improvisação acontece quando criamos música no momento e de forma espontânea.
A composição é o ato de criação de música de acordo com determinadas regras.
Tanto a improvisação como a composição estão relacionadas com dar forma à música, que consiste na sua organização através de uma sequência de vários elementos melódicos ou rítmicos, que podem repetir-se ou não.
Elementos repetitivos
Elementos contrastantes
Quando estamos a falar de composição, a sequência de elementos melódicos ou rítmicos deve ser registada para poder voltar a ser tocada pelo criador ou por outro qualquer instrumentista.
É a velocidade de uma peça musical. Os vários elementos melódicos ou rítmicos podem ser tocados mais lentamente ou mais rapidamente, de acordo com a decisão do compositor.
Metrónomo - dispositivo que consegue marcar diversos andamentos utilizando pulsos sonoros (a pulsação). Disponível em: https://4four.io/embed/metronome
Para realizar o exercício, cada grupo terá à sua disposição 11 instrumentos musicais, a sua voz e a percussão corporal, conforme a tabela abaixo. A imagem e o nome permitem a sua identificação e o pictograma será utilizado para preencher a folha de registo da composição.
Antes de tudo, o grupo terá de decidir como será a sequência de sons. A melhor maneira é começar pela improvisação e, progressivamente, ir dando forma à frase rítmica/melódica.
Os instrumentos e os sons (vocais ou corporais) poderão ser tocados de forma isolada ou em conjunto, de forma repetitiva ou contrastante.
Para escrever a sequência musical, serão utilizadas folhas de registo como as que se apresentam abaixo.
Folha de registo da composição (sequência simples com apenas 1 instrumento por tempo)
Além da legenda de identificação, apresenta uma tabela com duas linhas, organizadas em compasso quaternário, num total de 8 compassos. Cada compasso possui quatro tempos, representados por quadrados, onde será representada a sequência das fontes sonoras, uma de cada vez.
Folha de registo da composição (sequência complexa com até quatro instrumentos em simultâneo)
Além da legenda de identificação, este modelo apresenta uma tabela em que cada linha corresponde a uma fonte sonora (A, B, C e D). Essas linhas estão divididas em quadrados, cada um correspondendo a um tempo. Assim, a composição será em compasso quaternário (4 tempos), num total de 8 compassos.
Para realizares corretamente o exercício de composição deves:
Escrever na legenda o título da melodia, o nome dos alunos e identificar as quatro fontes sonoras (A, B, C e D), uma por cada aluno do grupo.
No modelo de folha de registo mais simples desenhar os pictogramas que representam as fontes sonoras na legenda superior.
No modelo de folha de registo mais complexa deves escrever o nome das fontes sonoras na legenda superior e desenhar os seus pictogramas nos retângulos identificados com a letra respetiva, situados à esquerda das linhas com os compassos.
Preencher as linhas dos compassos desenhando os pictogramas apenas nos tempos em que deverão ser tocados.
Exemplo das folhas de registo da composição devidamente preenchidas