Termo de Colaboração nº 36/2022
Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos - SASC. Governo do Piauí
Promoção e valorização da literatura e do artesanato sertanejo para 20 crianças de 07 a 10 anos e mães, com intuito de fortalecer as bases culturais e capacitação na área do artesanato.
Termo de Fomento nº 13/2020 Plataforma+Brasil nº 904180/2020.
Realização de cursos e oficinas sobre a cultura nordestina no município de Coronel José Dias- PI
Encerrado.
Projeto Cultura Popular e Tradicional dos Povos da Serra da Capivara
Termo de Fomento nº 10/2021 PLATAFORMA + BRASIL nº 910061/2021
“Realizar palestras e oficinas de pintura e escultura típicas dos povos da Serra da Capivara na cidade de Coronel José Dias (PI), como estratégia de resgate das tradições e promoção da cultura local”: Em andamento
Descoberta da Literatura e Artes Integradas
CONVENÇÃO DE SUBVENÇÃO. PROGRAMA 209 / TITULO 6
Embaixada da França no Brasil.
Descoberta da Literatura e Artes Integradas ” para 30 crianças de 7 a 10 anos que vivem em alta vulnerabilidade social, no município de Coronel José Dias, entorno do Parque Nacional da Serra da Capivara, em 01/11/2020 e durante 7 meses.
Encerrado: 2020/2021/2022
O embrião do centro de Memória, materializado nos objetos doados pela comunidade, transporta uma carga afetiva muito forte, de tempos vividos, afetos, tristezas, conflitos, alegrias e aprendizados.
Todas as peças e as histórias a elas associadas estão em exposição no escritório do IODA e vem contribuído, também, como mais um instrumento socioeducativo à comunidade.
O Acervo será transferido para o Centro de Memória: em construção
O Projeto, realizado em parceria com a escola municipal Raquel Ferreira de Oliveira no ano de 2018, teve como objetivo pesquisar a cultura material da comunidade de Coronel José Dias, entendendo-a como evidências históricas e identitárias desse território.
• O Resultado dessa pesquisa pode ser usufruído na exposição museal, localizada no salão da Preguiça Gigante, no Museu da Natureza, em Coronel José Dias.
A proposta visa ampliar o horizonte de conhecimento das crianças, jovens e professores de Coronel José Dias, por meio da arte e da cultura, proporcionando um novo olhar sobre o contexto social e cultural no qual estão inseridos.
Neste processo, o contato com a música, as artes plásticas e a literatura será responsável em prepará-los para o exercício da cidadania. Como também, transformar o potencial artístico cultural dos envolvidos em competências pessoais e relacionais para o pleno desenvolvimento humano.
O programa em epígrafe, desenvolvido em parceria com o Ponto de Cultura “A Cara Alegre do Piauí” de Teresina, está sendo desenvolvido por meio de oficinas modulares de xilogravura, flauta doce, violão, literatura de cordel e formação de professores.
Em 2019 participaram: 55 pessoas na oficina de Xilogravura: Professores e artesões locais ; Oficina de Flauta Doce – 15 crianças; Oficina de Grafite: Pintando a Comunidade., 15 jovens.
É objetivo do Instituto promover o intercâmbio com outras organizações governamentais e não governamentais, entidades nacionais e internacionais para a defesa do meio ambiente cultural das comunidades tradicionais.
Desde 2018, tem realizado intercâmbio com estudantes da Escola Paulista Santa Cruz, por meio do projeto Oficina de Vivências, com os alunos da Escola Monsenhor Nestor;
Acontecem: Oficina de escavação arqueológica Oficina mãos na massa; fabricação de utensílios em argila; Oficina; Tecendo memórias: fabricação de chapéus de palha e cestos de cipó; Oficina ciranda de memórias: histórias sobre o Parque e entorno; Oficina Pintando a Comunidade: grafitagem; Oficina de música na casa de reboco: forró com sanfona e zabumba;
Exposição: Desuso – A cultura Material dos Povos da Serra da Capivara.
Ficou interessado (a)? Quer saber mais sobre os projetos do Instituto Olho D'água? Entre em contato conosco via WhatsApp.
Basta clicar no botão abaixo.