Fundamentação

Conceitos que os Encarregados de Educação precisam de saber

Aprendizagem a distância - o que é?

O ensino online caracteriza-se por ser um processo de ensino-aprendizagem, no qual existe uma distância espacial e temporal entre os professores e os alunos na maior parte do tempo. O ensino online faz parte da aprendizagem a distância que ocorre maioritariamente em ambientes virtuais de aprendizagem.

Ensino Presencial vs Ensino a Distância

O ensino presencial, a que todos os alunos estavam habituados como sendo a forma mais comum de ensino, apresenta diferentes características do ensino a distância com que todos se vêm confrontados agora. Algumas características do ensino a distância são:

  1. Separação geográfica e temporal;

  2. Utilização de diferentes meios de comunicação (audio, vídeo, documentos e mensagens);

  3. Aprendizagem independente e flexível;

  4. Novo modelo de comunicação focado no debate e na reflexão;

  5. Influência da instituição educacional;

  6. Comunicação massiva.

Características de um aluno capaz de alcançar sucesso no ensino a distância

  • Ter acesso ao computador e uma conexão à internet de alta velocidade, além de saber usar um computador;

  • Ter a capacidade de comunicar e partilhar pormenores e o seu espaço de aprendizagem através das aulas online;

  • Encarar com neutralidade o facto de nem sempre ter acesso a sinais auditivos ou visuais no processo de comunicação;

  • Ter capacidade de se automotivar e autodisciplinar;

  • Dedicar tempo semanal para os estudos.

Carneiro M. (2015). Educação e tecnologia Universidade Federal do Rio Grande do Sul retirado de: https://www.researchgate.net/publication/265984374_EDUCACAO_E_TECNOLOGIA?enrichId=rgreq-e1aeb1603724da27fe7c1fc3b3dac1dd-XXX&enrichSource=Y292ZXJQYWdlOz
Silva, M. & Mercado, L. (2010). A interação Professor-Aluno-Tutor na educação online. Revista eletrónica de educação , 4 (2), pp. 183-209.

Gestão de tempo - O que é e como melhorá-la?

A dificuldade em focar-se na execução de tarefas importantes e a má utilização do tempo, apresentam-se como dificuldades comuns das pessoas. A gestão de tempo consiste em realizar um conjunto de escolhas que requerem uma definição de prioridades. Ao definir as tarefas prioritárias conseguirá reduzir a tensão e a ansiedade que sente, aumentando assim a confiança e autoestima.

De forma a organizar melhor o seu tempo, pode elaborar um planeamento semanal, que fará com que tenha um bom proveito do seu tempo e que o mesmo seja de qualidade, programando a sua agenda e priorizando tarefas de cada dia. Através do se planeamento semanal, conseguirá planear o seu dia mais facilmente. A organização diária consiste em rever as tarefas pendentes, priorizar a sua lista diária de tarefas, organizar as tarefas nos horários adequados e anotar o tempo real que gasta a realizar as tarefas. A altura mais indicada para planear o seu dia é no início do dia ou no final do dia anterior.


Estrada, R., Flores, G. & Schimith, C. (2011). Gestão do Tempo como Apoio ao Planejamento Estratégico Pessoal. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, 4 (2), pp. 315-332.Leffa, P. (2009). Não tem mais sesta – Gestão do Tempo em Cursos a Distância. Letras & Letras – Uberlândia, 25 (2), pp. 145-162.

Dicas para os pais

Dicas para promover a aprendizagem nas crianças

  1. Explicar os deveres e os direitos das crianças, na medida em que estes merecem afeto, carinho, proteção, cuidado, alimentação, entre outros.

  2. Definir uma rotina, onde está bem demarcado em que horários as crianças estudam, brincam ou veem televisão, por exemplo.

  3. Definir limites para as crianças. Os jovens têm que ser ensinados a estar na sociedade e por isso é necessário regras e comportamentos claros.

  4. Supervisionar atividades realizadas pelas crianças, de modo a ajudá-las para o seu sucesso. Contudo, ajudar as crianças não é realizar as atividades por estas, é orientá-los e fazer com que estes reflitam para desenvolver a tarefa autonomamente.

  5. Promover a independência da criança, não se sentido isolada e abandonada.

  6. Promover um ambiente de estudo com instrumentos de estudo, organizado, material necessário e deixar claro que poderá pedir ajuda sempre que necessário.

  7. Ter ligações positivas com as crianças e os jovens.

  8. Cativar as crianças reforçando que o comportamento deste foi bastante positivo e aumentar a sua autoestima.

  9. Os pais devem ser modelos às crianças.

  10. Os pais devem transmitir a ideia que os filhos podem recorrer a estes sempre que necessário para falar de tudo.


Soares, M., Souza, S. & Marinho, M. (2004). Envolvimento dos pais: Incentivo à habilidade de estudo em crianças. Estudos de Psciologia, 21 (3), pp. 253-260.

Dicas da ordem dos psicólogos

  1. O estudo deve ser adequado às necessidades e rotinas de cada família;

  2. A zona de lazer deve ser diferenciada da zona de estudo;

  3. Ajustar a carga horária a cada criança e adolescente às circunstâncias de cada família;

  4. Gerir toda a informação que chega, materiais, recursos, ideias e atividades e diversas plataformas às quais é necessário aceder;

  5. Apostar na qualidade em detrimento da quantidade;

  6. Acompanhar o estudo, promovendo a capacidade de auto-regulação;

  7. Promover competências de organização e de estudo.


https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/covid_19_estudar_em_tempo_de_pandemia.pdf

Espaço de estudo? e agora?

Segundo Universia (2012) cada aluno tem a sua própria forma de estudar, uns repetem a matéria dada, outros escrevem-na, uns ouvem música enquanto estudam, outros não conseguem ter barulhos de fundo e, deste modo é necessário que cada aluno consiga preparar o seu espaço de estudos de acordo com o que melhor o caracteriza.

Por norma associamos o quarto ao espaço de estudos perfeito, devido muitas vezes ao facto de o aluno se sentir mais à vontade, mas muitos deles não se sentirão bem neste espaço, ou porque o dividem com alguém, ou simplesmente porque não conseguem estudar no quarto, e, nesse caso é necessário procurar outra divisão da casa que sirva para o mesmo efeito.

É também necessário que o aluno perceba se estuda melhor sozinho ou acompanhado, pois muitos alunos “até aprendem mais quando estão com outras pessoas” (Piccini, 2019, s.p.).

A verdade é que “saber escolher e organizar corretamente seu local de estudos impacta diretamente na qualidade do seu aprendizado” (Piccini, 2019, s.p.).


Piccini, P. (24 de outubro de 2019). Como preparar e organizar seu local deestudo ideal. Obtido de Estudar e Aprender: https://estudareaprender.com/como-preparar-e-organizar-seu-local-de-estudo-ideal/Unyleya. (24 de abril de 2017). A organização do ambiente e a produtividade nos estudos. Obtido de Faculdade Unyleya: https://blog.unyleya.edu.br/dicas-de-estudo/como-a-organizacao-do-ambiente-impacta-na-produtividade-nos-estudos/

a escola não é apenas um lugar

O desenvolvimento da criança depende bastante da família na transmissão dos seus valores referentes à cultura na qual estão inseridas, acabando por controlar e orientar as relações da criança de modo a desenvolver e construir os seus próprios modos.

Relativamente ao contexto escolar, é necessário a presença e apoio da família para completar a educação da criança e para que esta atinja o sucesso escolar. Assim, pode-se investir na compreensão das dificuldades individuais; criar métodos e estratégias de apoio escolar em casa e reuniões escolares, onde os pais podem compreender e ser consciencializados do seu apoio para o desenvolvimento escolar e comportamento da criança.

É de extrema importância que se comece a dar mais atenção a esta parceria entre a escola e a família, porque é a partir dela que estão os alicerces seguros para que os educandos consigam desempenhar o seu papel de uma forma mais segura e motivada, tendo em vista o seu bom percurso e progresso na vida escolar e familiar.


Dias, S., Oliveira, F., Souza, J., Silva, L. & Suassuna, M. (s.d.) A Importância da Participação dos Pais na Educação dos Filhos no Contexto Escolar. II Congresso Nacional de Educação.