Confira a seguir o regulamento da OMM 2025.
Sobre a OMM
A Olimpíada Mineira de Matemática (OMM) é uma competição estadual de matemática. Entre 2004 e 2019, a OMM foi organizada, como Projeto de Extensão, pelo Departamento de Matemática da UFMG. Por falta de apoio, entre 2020 e 2023, a OMM não ocorreu. Em 2024, a OMM começou a fazer parte da Rede Mineira de Matemática (RMM), abrangendo mais instituições organizadoras, e voltou a ocorrer. Atualmente, a organização está a cargo de uma equipe de professores universitários de diversas instituições de Minas Gerais que integram a RMM. Além disso, a OMM conta com o apoio da Associação da Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) e da Stone.
Objetivos
Despertar e promover o interesse dos estudantes pela Matemática, mostrando que a Matemática pode ser desafiadora, mas também divertida e fascinante.
Estimular o raciocínio lógico e a resolução de problemas.
Identificar talentos matemáticos, oferecendo-lhes oportunidades de desenvolvimento e reconhecimento.
Fomentar a competição saudável, motivando os estudantes a se esforçarem mais em seus estudos de Matemática, promovendo uma cultura de excelência acadêmica e estimulando o desenvolvimento pessoal.
Estabelecer parcerias entre escolas e outras organizações interessadas em promover a Matemática e o desenvolvimento acadêmico dos estudantes com as universidades que compõem a Rede Mineira de Matemática.
Selecionar representantes das escolas e colégios de Minas Gerais para a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).
Participação
Podem participar da OMM exclusivamente estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino das redes pública e privada do estado de Minas Gerais do 6º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio.
Inscrição
A inscrição é gratuita e deverá ser feita pela própria escola ou colégio até o dia 04/07/2025 através do seguinte formulário: https://forms.gle/oxEbmgRNWLDQnvUQ6
Níveis
Nível 1: 6º e 7º anos do Ensino Fundamental.
Nível 2: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.
Nível 3: Ensino Médio.
Fases
A OMM será composta de duas fases.
1ª fase: A primeira fase da OMM é a 1ª fase da OBMEP. Após a 1ª fase, as escolas e os colégios incluirão as notas em um formulário de inscrição online e após isso serão geradas as notas de corte. Os alunos que atingirem essa nota de corte poderão participar da 2ª fase da OMM. Além disso, as escolas que tiverem menos que dois estudantes atingindo a nota de corte em algum nível poderão indicar outros estudantes até o limite de 2 participantes na 2ª fase da OMM. Se apenas um estudante atingir a nota de corte, a escola poderá indicar mais um. As escolas que optaram por não participar da OBMEP em 2025 e fizeram a inscrição na OMM também podem indicar até 2 estudantes por nível. Assim, por nível, o número mínimo de estudantes de cada escola que poderá participar da 2ª fase da OMM será de 2.
2ª fase: A segunda fase da OMM é uma prova individual e será realizada na própria escola. Em cada nível, a prova será aberta, composta por 5 questões e terá duração de 2h30. De acordo com as instruções que serão enviadas antes da 2ª fase, a escola deve enviar pelo correio, após a 2ª fase, as resoluções dos alunos para que a correção seja feita pela organização da OMM.
As provas serão elaboradas e corrigidas por uma banca a ser nomeada pela equipe de coordenação. A decisão da banca é soberana, não cabendo qualquer recurso.
Cronograma (alterado em 11/07/2025)
Inscrição: de 04/06/2025 a 04/07/2025.
1ª fase: 03/06/2025 (terça-feira), na própria escola (é a 1ª fase da OBMEP).
Divulgação das notas de corte: até 11/07/2025.
2ª fase: 12/08/2025 (terça-feira) 11/08/2025 (segunda-feira), na própria escola.
Limite para postagem das provas nos correios: 18/08/2025.
Resultados: até 26/09/2025.
Premiação
Haverá uma premiação geral e uma premiação exclusiva para escolas públicas municipais e estaduais. A premiação não é cumulativa, isto é, se um(a) aluno(a) de escola pública municipal ou estadual for premiado(a) na premiação geral, este(a) não será incluído(a) na premiação exclusiva para escolas públicas.
As premiações são Medalha de Ouro, Medalha de Prata e Medalha de Bronze. Pode-se ter Menções Honrosas.
Em cada nível e em ordem decrescente de notas, os(as) estudantes serão indicados(as) para a OBM até o limite de 15 vagas por nível. Caso o(a) estudante já tenha obtido vaga na OBM de alguma outra forma, este(a) deverá informar a OMM para que sejam indicados(as) os(as) próximos(as).
Considerações finais
Qualquer fato novo, omissão, dúvida ou caso fortuito oriundo do presente regulamento será decidido pela equipe de coordenação.
Realização
Apoio