Podemos também ter uma rápida análise estatística de cada coluna, onde podemos conhecer o perfil de cada dado e conferir a existência de outliers.
Por exemplo, em uma de nossas colunas tivemos um valor máximo muito distante da média então foi necessário entender sua natureza antes de prosseguirmos para qualquer análise.
A priori eliminamos as linhas em branco que nos trás uma série de vantagens como melhorar o desempenho, garantir a precisão nos resultados e principalmente melhora a qualidade dos nossos dados. Em seguida procedemos nossa análise verificando as inconsistências na base.
Identificamos que há linhas em branco que apenas possuem o valor de índice na primeira coluna (provenientes da base original). Para tratarmos poderíamos filtrá-las a partir de alguma coluna (com null) e eliminá-las. Porém sempre devemos pensar em algum tratamento que o Power Query seja capaz de realizar de forma global, pois nesse caso ficaríamos reféns dessa coluna que usamos como base para o filtro. A alternativa aqui foi eliminarmos a coluna de índices assim tendo linhas integralmente nulas e as eliminamos. Em seguida usamos o recurso de adicionar uma coluna de índices para manter a sequência e posteriormente avaliar sua necessidade.