Fernando Parker, Leonardo Possato e Lucas Savassi (2022)
A Ideia
A ideia surgiu para a participação do Festival Hacelo Corto, cujo tema foi "Memória dos Ofícios: Retratos Coletivos" (Memoria de los oficios: Retratos colectivos). O Marceneiro foi escolhido como retrato por ser uma profissão que representa muito bem o lado familiar e artesanal de um ofício, e são justamente esses aspectos que o grupo tentou abordar na produção do curta.
Produzindo
A maior dificuldade foi encontrar um marceneiro que topasse a proposta, e o encontramos exatamente em um meio familiar. Conseguimos entrar em contato com Leonardus Bruekers, Léo, um conhecido de longa data da família de um dos integrantes do grupo. Assim que a ideia foi apresentada Léo acatou e se disponibilizou para marcar uma data para a filmagem.
Em conversa Léo nos disse muito sobre a importância que teve seu pai na sua vida e profissão, o que nos ajudou muito a gravar e organizar as ideias para passar a emoção certa a quem assiste. A filmagem foi feita acompanhando o processo de montagem de uma cerca desde o princípio, da preparação das tábuas até a passagem do verniz. Léo também ressaltou a mudança que acontece nos dias de hoje do processo artesanal para o industrial, disse sobre a mudança de ferramentas, de processos e produtos. "Esse é dos tempos de marceneiro mesmo." disse ao passar o verniz "Asa de barata".
Leonardus aprendeu a marcenaria com seu pai Jacobus e desde pequeno acompanhou-o em seu trabalho, indo a casa de clientes e ajudando na oficina.
Seu pai, Jacobus Gerardus Bruekers, holandês, foi soldado durante a Segunda Guerra e era responsável por consertar pontes e trincheiras no campo de batalha. Veio para o Brasil junto da esposa grávida, e começou sua família em Belo Horizonte, no bairro Sagrada Família rua Bicas 57, esquina com a Silvestre Ferráz.
Jacobus foi responsável pela fabricação de diversos instrumentos, como o “sargento”, mostrado em parte no vídeo pela sua manivela; o polidor; a plaina e a própria mesa de trabalho. Esses são alguns exemplos das contribuições do pai ao filho, sem contar o conhecimento passado.
Além de confeccionar todas as ferramentas, Jacobus chegou a construir diversos brinquedos e móveis para a família, dentre eles, dois cavalinhos moldados à mão para duas de suas filhas. Esses cavalinhos foram reformados pelo filho e dados de presentes as irmãs depois de mais de 50 anos, e preserva grande parte das peças originais, um deles aparece no curta.