Armas de
Dom Gianfrank l de
Mozer von Württemberg
realizados pelo Fürstenherold
realizados pelo Fürstenherold
Pequenas Armas
As pequenas armas, ou ainda chamadas simplesmente de Armas, da Casa Imperial e Real de Mozer von Württemberg, logo de Dom Gianfrank I Mozer von Württemberg, abordam as figuras heráldicas referentes à Mozer, nas taboas douradas sobre campo de azul. E as referentes à Württemberg, nos cornos (chifres) de cervo sobre campo de ouro.
1. Escudete com as armas do Eleitorado Porta Estandarte do Sacro Império Romano Germânico.
2. Armas de Mozer.
3. Armas de Württemberg.
Médias Armas
A partir das média armas são elencadas as armas dos títulos nobiliárquicos do soberano, nesse caso Dom Gianfrank I Mozer von Württemberg, e no escudete as pequenas armas já presentadas acima.
1. Escudete com as armas da Casa Imperial e Real de Mozer von Württemberg.
2. Águia bicéfala do Sacro Império Romano Germânico.
3. Ducado de Kleve.
4. Principado de Palm.
5. Condado de Zähringer.
6. Condado do Tirol.
7. Ducado da Caríntia.
Grandes Armas
A partir das média armas são elencadas as armas dos títulos nobiliárquicos do soberano, nesse caso Dom Gianfrank I Mozer von Württemberg, e no escudete as pequenas armas já presentadas acima.
1. Escudete com as armas da Casa Imperial e Real de Mozer von Württemberg.
2. Águia bicéfala do Sacro Império Romano Germânico.
3. Ducado da Borgonha.
4. Senhorio de Eggendorf.
5. Condado de Zähringer.
6. Ducado da Caríntia.
7. Ducado de Kleve.
8. Marquesado de Venora.
9. Condado do Tirol.
10. Ducado de Teck.
11. Principado de Palm.
Reichsadler
O Reichsadler, também conhecido como "Águia Imperial", é o símbolo heráldico derivado do estandarte da águia romana, utilizado pelos imperadores do Sacro Império Romano e nos brasões contemporâneos da Alemanha, incluindo o do Império Alemão (1871-1918) e da República de Weimar (1919-1933).
Essa mesma representação permanece em uso pela atual República Federal da Alemanha desde 1945, porém sob o nome de Bundesadler, que significa "Águia Federal".
O Reichsadler tem suas origens em um emblema proto-heráldico que acredita-se ter sido utilizado por Carlos Magno, o primeiro governante franco-germânico a ser coroado pelo Papa como Sacro Imperador Romano no ano 800 d.C.
Uma estátua de águia foi erguida no topo do Palácio de Aquisgrão, e uma águia foi colocada no globus cruciger do imperador Oto III, contudo foi imperador Frederico I quem popularizou o uso da águia como símbolo imperial, adotando-a em estandartes, brasões, moedas e outras insígnias.
No entanto, antes do século XIII, a Águia Imperial era um símbolo imperial por si só e ainda não era utilizada como carga heráldica em um brasão de armas.
Em 1804, o Sacro Imperador Romano Francisco II estabeleceu o Império Austríaco com os territórios da monarquia dos Habsburgo e adotou a águia de duas cabeças, carregada com as armas da Casa de Habsburgo-Lorena e com o grão colar da Ordem do Tosão de Ouro, como seu brasão. Posteriormente, o Sacro Império Romano foi dissolvido em 1806.
Após as revoluções de 1848 nos estados alemães, o Reichsadler foi restaurado como um símbolo de unidade nacional, tornando-se o brasão do efêmero Império Alemão e, posteriormente, da Confederação Germânica.
Além de seu uso pelos próprios sacro imperadores romanos e pelos Estados germânicos que se sucederam ao longo da História, o Reichsadler fora também dispensado sobre Casas Nobres, Reais e Imperiais como engrandecimento heráldico de honra. Destarte não poderia a Casa Imperial e Real de Mozer von Württemberg deixar o uso da mesma, uma vez que a Águia Imperial foi, acima de tudo, usada como símbolo de união dos povos que compuseram, o Sacro Império Romano Germânico.
Na composição da Mozerisches Reichsadler a águia carrega no peito as pequenas armas de S.A.I.R. Dom Gianfrank, além de carregar nos pescoços os Grão Colares da Sacra e Magna Ordem Imperial Merovíngia, Caesarea Ordem dos Cavaleiros Romanos, Ordem do Mérito da Coroa e a banda da Imperial e Soberana Ordem de São Leopoldo. As cabeças são coroadas, cada uma, com uma coroa de oito arcos e encimadas pela coroa principesca soberana que consta nas pequenas, médias e grandes armas de Dom Gianfrank. Por fim, em cada pata, ela sustenta os cetros que simbolizam a Chefia de Nome e de Armas da Casa de Mozer von Württemberg.