A influência da cultura africana é estampada nas cores, formas e estilo da moda atual , essa aplicação denomina-se moda, pois utilizam nossas cores para uma tendência que é denominada como Moda Africana!
Isso pode ser observado na utilização de tecidos coloridos, tecidos africanos ou mesmo agregando nessa moda artefatos regionais, como a renda e o bordado.
Falar de uma moda afro é tentar sintetizar parte de uma cultura muito rica e vasta.
O que usamos é moda, ou nossa IDENTIDADE?
O que usamos identifica uma história, uma identidade milenar, não é moda, são nossas vestes, nossa INDUMENTÁRIA.
Um grupo pode ser identificado pelas suas vestimentas, seus costumes, sua cultura, criando assim um estilo próprio que se tornará sua identidade e a valorização desse estilo é resultado da nossa política de afirmação, pois exportamos para as ruas elementos da nossa religiosidade afro-brasileira, sem que para isso percam seu valor sagrado, sendo preservado no seu espaço religioso - e isso é feito utilizando uma releitura dessas peças.
A oficina de Roupas Afro surgiu com a proposta de exaltar e reafirmar como um forte elo que une passado e presente, uma ação que tem como objetivo maior a valorização de nossa arte, vestes, costumes.
Esta oficina nasce a partir da necessidade de contar nossa história de resistência e a necessidade de criar uma economia solidária. Assim, geramos empregos, valorizamos e divulgamos o que nos identifica e o que nos faz feliz.
Ojinjé
Na cabeça
Na veia
No Coração
Asé!