Autores:
Dr. Carlos Eduardo Ribeiro de Moura – Diretor Técnico de Saúde III
Graziella Ferraresi de Castro – ATPS II - Psicóloga
Fátima Amorim Ávila – ATAS II - Psicóloga
Merigley Carvalho de Arruda Albuquerque - Articulador de Humanização
Instituição: DRS XVI- Sorocaba - RRAS 08
Resumo Executivo
A RRAS 08 (Departamento Regional de Saúde – DRSXVI Sorocaba) conta com 48 municípios, subdividida em 03 Regiões de Saúde (Sorocaba, Itapetininga e Itapeva). No passado a RRAS 08 merecia destaque por ter sido considerada um polo manicomial com mais de 2000 leitos em 07 Hospitais Psiquiátricos que foram fechados a partir do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) fato que contribuiu para a construção da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
O TAC favoreceu a criação de um Plano da RAPS para a região e entre 2012 e 2018 foram implantados 90 Serviços de Residências Terapêuticas (SRT) e 47 Centros de Atenção Psicossociais (CAPS).
Nas oficinas de regionalização, a linha de cuidado da Saúde Mental constou nas matrizes com formulação de propostas de ações à Secretaria de Estado da Saúde (SES/SP), tais como: modelos assistenciais, melhoria de financiamento e apoio do Ministério Público Federal (MPF).
Dessa forma promovemos a “1ª Oficina sobre implantação de leitos de Saúde Mental em Hospital Geral”.
Essa Oficina teve como objetivo a sensibilização dos gestores, administradores e profissionais da RAPS para a implantação dos leitos, abordando os valores propostos através do Programa de Regionalização do Governo do Estado de SP/TABELASUS, bem como a construção do Projeto Terapêutico Institucional (PTI) das enfermarias pactuadas.
Para a realização da Oficina, foram enviados convites à Rede, elaborado “FORMS” que possibilitou o monitoramento da participação no evento, sendo que de manhã, participaram:
- O MPF que abordou na abertura a conscientização da pactuação e necessidade territorial;
- A Diretoria do DRS e a Coordenação Estadual de Saúde Mental que incentivaram a importância da melhoria contínua para fortalecimento da RAPS;
- Os técnicos do DRS que promoveram orientação técnica para a reflexão sobre os compromissos oficialmente pactuados, caminhos de financiamentos (incluindo a TABELASUS e seus procedimentos e valores adicionais), dificuldades devido à adaptação as alterações das legislações, demora nas habilitações e necessidade de aporte financeiro.
Em seguida, a área técnica da saúde mental, promoveu discussões abordando realidades e possibilidades a partir da exibição de vídeos que permitiram ao grupo realizar uma imersão em 02 Unidades Hospitalares (regional e municipal), demonstrando estrutura física e linha de cuidado das unidades.
A tarde o grupo foi dividido em três salas, de acordo com as Regiões de Saúde, considerando as pactuações entre os Hospitais e os Municípios, visando o início da construção do PTI, a partir de Manual de Orientação produzido pela equipe de Saúde Mental do DRS, disponibilizado através de QR CODE.
Foi observado que a exibição do vídeo quanto ao cotidiano da enfermaria, a utilização do manual de orientação para suporte da construção do PTI e as considerações da Dra. Lisiane Braecher (Procuradora Federal), foram fundamentais para a mobilização dos Municípios. A aproximação entre as referências permitiu maior entrosamento entre os grupos, e agora com o site https://sites.google.com/view/oficina-de-saude-mental/página-inicial qualquer profissional engajado poderá acessar essa experiência.
A 1ª Oficina impulsionou o interesse em desenvolver a implantação dos leitos pactuados, e na 2ª Oficina continuaremos a elaboração do PTI, documentação necessária para as habilitações.
PLANOS DA RAPS PARA AS REGIÕES DE SAÚDE DO DRS XVI SOROCABA
RS SOROCABA
RS ITAPETININGA
RS ITAPEVA
PLANO RAPS RS SOROCABA- PAG 70
PLANO RAPS RS ITAPETININGA-PAG 72
PLANO RAPS RS ITAPEVA-PAG 50
FOTOS DO EVENTO