Arduíno é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única composta por um microcontrolador Atmel, circuitos de entrada/saída e que pode ser facilmente conectada à um computador e programada via IDE (Integrated Development Environment, ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado) utilizando uma linguagem baseada em C/C++, sem a necessidade de equipamentos extras além de um cabo USB.
O Arduino foi na cidade de Ivrea, Itália, em 2005, por um grupo de 5 pesquisadores :
O objetivo era elaborar um dispositivo que fosse ao mesmo tempo barato, funcional e fácil de programar, sendo dessa forma acessível a estudantes e projetistas amadores. Além disso, foi adotado o conceito de hardware livre, o que significa que qualquer um pode montar, modificar, melhorar e personalizar o Arduíno, partindo do mesmo hardware básico.
Falando de forma bem simples, o Arduíno é um conjunto de ferramentas de prototipagem eletrônica open source (código aberto) que visa tornar mais fácil a criação de aparelhos eletrônicos. Além de oferecer uma placa controladora, ele possui também um ambiente de desenvolvimento, por isso é considerado uma plataforma e não simplesmente um hardware. Basta ligar a placa ao computador e já é possível escrever códigos para o Arduíno no ambiente de desenvolvimento do software (através da linguagem C/C++).
A placa básica do Arduíno possui uma série de sensores, o que permite a integração com outros dispositivos e a interação com outros aparelhos. Ou seja, ele pode funcionar através da sua própria interface ou interagir com outros aplicativos instalados no computador. Isto permite que o desenvolvedor crie tanto gadgets simples como robustos. Além disso, é possível comprar a placa original (com os circuitos “do zero”) ou optar por uma pré-montada, com os circuitos já interligados.
Um exemplo bem sim do uso simples de um Arduino seria para acender uma lâmpada por um certo intervalo de tempo, digamos, 30 segundos, depois que um botão fosse pressionado. Nesse exemplo, o Arduino teria uma lâmpada e um botão conectados a ele. O circuito aguardaria pacientemente até que o botão fosse pressionado, de modo que, uma vez pressionado o botão, ele acenderia a lâmpada e iniciaria a contagem. Depois de 30 segundos, apagaria a lâmpada e aguardaria um novo apertar do botão. Você poderia utilizar essa configuração para controlar uma lâmpada em um closet, por exemplo.
Robótica Educacional é o uso da robótica como ferramenta para potencializar o aprendizado dos estudantes.
Sua principal função é incentivar o uso da robótica como forma de resolver problemas reais ou fictícios do dia-a-dia.
O Arduíno por ser de fácil utilização, tem sido cada vez mais utilizado nas escolas do Brasil e do mundo, tornando-se assim uma peça fundamental no ensino de robótica para adolescentes e crianças.
Existem diversos modelos de Arduíno e o mais famoso deles é o Arduíno Uno.
O Arduíno funciona de forma tão simples que a programação feito para um Arduíno pode ser usada em outro Arduíno.
O Arduíno Uno é composto pelos seguintes blocos:
Descubra como utilizar seu conhecimento da plataforma Arduíno para ganhar dinheiro. Clique Aqui para descobrir.