A Olimpíada Araguainense de Matemática - OAM é voltada para alunos do Ensino Médio de escolas públicas da cidade de Araguaína. Os estudantes com desempenho destacado na OAM serão premiados com medalhas simbólicas de ouro, prata, bronze e menções honrosas.
Os principais objetivos do projeto são os seguintes:
Estudantes do ensino médio das escolas públicas da cidade de Araguaína-TO.
A inscrição na OAM deverá ser feita pela escola e NÃO pelo aluno. Para isso, a escola interessada deverá nomear um responsável para inscrever os alunos que participarão da competição. O mesmo deverá ser membro do quadro de funcionários da escola. A inscrição será realizada exclusivamente através do formulário disponível aqui. O período de inscrição vai de 10/08/2019 a 30/08/2019.
No ato da inscrição, o responsável nomeado pela escola deverá enviar o termo de compromisso assinado se comprometendo com o cumprimento das condições estabelecidas por este regimento e a lista com o nome e dados dos alunos participantes, conforme modelo disponibilizado.
Cada escola inscrita pode convidar todos os alunos interessados do Ensino Médio. Não há limite de participação na primeira fase.
A OAM - 2019 será realizada em duas fases:
A escola com participação confirmada na Olimpíada se compromete a organizar a aplicação da prova da Primeira fase no dia 10 de setembro de 2019 em seu próprio espaço. A duração da prova será de 2 horas e 30 minutos. O turno de aplicação da prova (matutino e/ou vespertino) deverá ser determinado pela própria escola no ato da inscrição da escola na Olimpíada (colocar no ato da inscrição o turno).
Os alunos do período noturno também poderão participar da Primeira fase desde que se façam presentes no horário de aplicação da prova nas escolas.
A escola se compromete a manter o sigilo das questões da prova da Primeira fase durante o turno escolhido para aplicação. Os alunos deverão permanecer por um mínimo de 30 minutos no local de aplicação da prova.
No dia de aplicação da Primeira fase, a escola receberá um fiscal nomeado pela Coordenação da OAM para acompanhamento da aplicação da prova. Finalizada a realização da prova por todos os participantes, a escola deverá organizar as provas em pacotes que serão disponibilizados pela Coordenação da Olimpíada e entregar ao fiscal que será responsável pelo encaminhamento dos pacotes à Coordenação. A escola deverá notificar à Coordenação qualquer ocorrência em relação à invalidade do processo.
Para a segunda fase serão aprovados, em cada nível, 5% da quantidade de alunos inscritos pela escola. Caso o número não seja inteiro, deve-se arredondar para o inteiro imediatamente superior - por exemplo, 5,02 deve ser arredondado para 6. Os estudantes selecionados deverão ser aqueles que obtiverem as maiores notas. Em caso de empate, a escola deverá determinar os critérios de desempate.
Os alunos aprovados para a segunda fase deverão comparecer ao local das provas portando algum documento de identificação.
Recomenda-se que os alunos cheguem ao local de prova com antecedência mínima de 20 minutos. Não haverá tolerância com atrasos. Após as 14hs não será permitido o ingresso do aluno na sala de prova.
Os resultados da primeira e segunda fase serão divulgados no site da OAM seguindo as datas prevista no calendário.
Os estudantes com desempenho destacado na OAM serão premiados com medalhas simbólicas de ouro, prata, bronze e menções honrosas que serão distribuídas da seguinte maneira:
Medalha de Ouro -> 1º e 2º colocados
Medalha de Prata -> 3º e 4º colocados
Medalha de Bronze -> 5º e 6º colocados
Menção Honrosa -> 7º ao 10º colocado
A cerimônia de premiação acontecerá na UFT na data estabelecida no calendário.