A inserção da mulher nos deslocamentos a pé


Caminhar é a forma mais equitativa e sustentável que podemos encontrar. O Curso de Tecnologia em Transporte Terrestre da Fatec Tatuapé discute este tema, e mais: a questão do gênero neste modal. O aluno Jean Carlos de Souza Freitas refletiu sobre isso e escreveu um texto muito bom unindo a modo a pé e o tema do gênero. Ver mais.

Consumos da Mobilidade

O aluno Kaue Ribeiro Fernandes dos Santos, do 3° Semestre de Transporte Terrestre, contribuiu para a discussão do tema “Consumos da Mobilidade” com a seguinte nota:

Grande parte da matriz energética do país, tanto para o transporte individual, tanto para o coletivo rodoviário são sustentados pela matriz energética do petróleo, por mais que já tenhamos iniciado a transição para a matriz elétrica, ela ainda é extremamente impopular. Então, mesmo que um ônibus consuma mais combustível que um carro, um ônibus leva aproximadamente o mesmo tanto de pessoas que 15 carros. Assim, o modal coletivo ainda consome menos energia por pessoa, isso desconsiderando o modal ferroviário, pois nem todo o país contém acessos a esse modal de transporte.

Atividade da disciplina "Mobilidade e sustentabilidade no meio urbano”, solicitada pela Profa. Flávia Ulian.

A velocidade relativa das pessoas na mobilidade urbana, com uso do transporte coletivo e individual motorizado (automóvel ou motocicleta):

O aluno João Pedro Masciarelli Pinto Fonseca, que está cursando o 3° Semestre de Transporte Terrestre, redigiu o seguinte texto para uma atividade da disciplina "Mobilidade e sustentabilidade no meio urbano”, solicitada pela Profa. Flávia Ulian.


Neste tópico, será feita a divisão da velocidade relativa para duas situações. A primeira será referente ao uso do transporte coletivo. Já a segunda, para o transporte individual, incluindo motocicletas.

Quando se trada do setor dos transportes públicos, a velocidade relativa é um dos tópicos mais importantes, pois estamos falando do desempenho, trajeto e principalmente do tempo, de um determinado meio de transporte público. Vamos começar com os Ônibus.

O ônibus, em si, é um meio de transporte que podemos comparar como uma litorina (veículo do modal ferroviário de motor a combustão a diesel, semelhante ao metrô que, normalmente, puxa, em sua composição, um total de dois a três carros, como um ônibus articulado, por exemplo). Ou seja, seria como um “trem sem trilho” que diariamente percorre várias vezes o mesmo trajeto, transportando grandes quantidades de pessoas, principalmente durante a ida e a volta de seus respectivos trabalhos. Este meio de locomoção, no geral, são veículos extremamente pesados e muito deste peso é atribuído pelos seus grandes motores, o que acaba fazendo com que este veículo seja mais lento em comparação a um carro. Porém, muito forte.

Apesar do ônibus não ser um dos veículos mais rápidos, ele acaba se tornando uma das primeiras opções para muitas pessoas que carecem do uso do transporte público, justamente pela sua capacidade de levar consigo grandes quantidades de passageiros. Com isso, viu-se durante muito tempo a necessidade de criar corredores e faixas para facilitar o fluxo deste tipo de veículo, o que acabou elevando seu patamar de importância, mobilidade e principalmente eficiência. Porém, numa cidade como São Paulo, em que suas avenidas e ruas não comportam o número de automóveis, é constante a presença de congestionamentos e engarrafamentos, ambos causados por diversos fatores, como chuvas, acidentes, pistas estreitas que não comportam os grandes fluxos da hora do Rush, a escassez de mais frotas de ônibus, onde a necessidade desse modal é bastante requisitada.... Com isso, este fator acaba causando um decréscimo na velocidade relativa, o que muitas vezes prejudica o seu desempenho da cidade.

Para desafogar essa grande procura pelos ônibus, a cidade de São Paulo conta com seu sistema ferroviário, composto de maneira geral, pelas linhas de metrô e trem. Nesse caso, quando se trata de velocidade relativa, em condições normais, onde não há, por exemplo, alguma falha no sistema, este modal se torna extremamente necessário e eficaz para o funcionamento da mobilidade.

Portanto, em comparação com a velocidade dos ônibus, o sistema ferroviário serve como um “desafogo de fluxos”, fazendo com que as pessoas cheguem mais rápido aos seus destinos (isso em condições ideais). Vale destacar também que este modal consegue levar o equivalente a oito ônibus.

Entretanto, estes meios de transporte também sofrem com vários fatores que implicam na sua velocidade relativa. Por exemplo, panes no sistema, chuva, acidentes (descarrilamentos que, apesar de raros, podem acontecer). Sem contar com a superlotação desse sistema que, assim como nos ônibus, é causado pela falta de investimento no aumento das linhas e frotas. Apesar destes fatores, essa saída de escape para a locomoção dentro do meio urbano é a estratégia mais utilizada pela população, justamente por ser o meio de transporte público (ou seja, não se engloba nessa análise o automóvel particular) mais veloz que se tem em São Paulo.

Tratando agora dos automóveis particulares, são considerados os “mediadores da mobilidade”, de modo geral. Ou seja, podem ser veículos que sejam extremamente eficientes, como também podem ser “pedras” no caminho de quem procura ganhar tempo e velocidade na sua locomoção em sua trajetória. Tal fator pode ser exemplificado pelo fato de que o automóvel, na sua essência, é feito parra ganhar tempo. Contudo, em uma cidade como São Paulo, onde há um excesso de automóveis, em grande parte causado pela cultura do carro próprio, isso acaba se tornando um grande pesadelo, prejudicando todo um sistema de transportes. Lembrando que, nessa análise do automóvel não é aplicada para estradas, mas sim para o meio urbano. Vale destacar que um dos automóveis que mais têm ganhado espaço e notoriedade, devido seu pequeno uso de espaço e rapidez tem sido a motocicleta. Veículo que tem caído no gosto da população e ganhado bastante espaço.

De forma geral, este texto foi apenas uma análise rápida e comparativa, a fim de apresentar as soluções que a população da cidade de São Paulo usa para se locomover de maneira mais veloz e o que se pode concluir é que a velocidade relativa para os transportes públicos poderia ser mais eficiente, assim como a velocidade dos automóveis. Ou seja, querendo ou não, o automóvel prejudica não só o transporte público, como a si mesmo, justamente pela ocupação do espaço e consequentemente afeta a velocidade em que na cidade se locomovem. Todavia, os transportes públicos também deveriam ter uma atenção maior na sua manutenção e frota pois, apesar de ser considerada uma das melhores frotas da América Latina, ainda sim apresentam diversos problemas que consequentemente vão interferir na velocidade de seus funcionamentos.

Pesquisa de Mobilidade: Transporte Público

Este texto compara o uso do transporte público de duas pesquisas realizadas na FATEC Tatuapé antes da pandemia em 2018 e durante a pandemia em 2020. Este modal foi analisado na Pesquisa de Mobilidade realizada pelo Nupecids pelo estagiário Celso Amaral Pereira, em 2018 e pelos estagiários André de Lima Heredia, Elaine Aparecida da Silva Barbosa, Fabricio Jose Rocha Cruz e Vinicius Siqueira Queiroz dos Santos em outubro e novembro de 2020. Agora, o estagiário Anderson Daniel Moreira do Nascimento, sob a orientação da Prof. Dra. Flávia Ulian, redigiu a análise do uso do transporte público nos deslocamentos dos frequentadores da Fatec Tatuapé.

Visualizar publicação na íntegra em PDF:



Pesquisa de Mobilidade: Transporte Ativo

Complementando a análise dos dados da Pesquisa de Mobilidade realizada em 2018 e 2020 pelos estagiários do Nupecids, segue em anexo a análise dos dados de utilização dos meios de transportes ativos nos deslocamentos realizados pelos frequentadores da Fatec Tatuapé, realizada pela estagiária do Nupecids 2021 - 2° Semestre Viviane Pereira Santos Cardoso, sob orientações da Professora Flávia Ulian.

Visualizar publicação na integra em PDF:


Pesquisa de Mobilidade Transporte Individual

Dando continuidade à análise da Pesquisa de Mobilidade realizada pelo Nupecids em outubro e novembro de 2020 pelos estagiários André de Lima Heredia, Elaine Aparecida da Silva Barbosa, Fabricio Jose Rocha Cruz e Vinicius Siqueira Queiroz dos Santos, segue a análise do uso do transporte individual nos deslocamentos dos frequentadores da Fatec, feita pelo estagiário do Nupecids, Jeremys Pereira da Silva, sob a orientação da Prof. Dra. Flávia Ulian:

Visualizar publicação na integra em PDF:

Mobilidade e Sustentabilidade no meio urbano

A pesquisa realizada pelo o aluno Francisco Angelo Nuta Da Silva, que está cursando o 4° Semestre de Transporte Terrestre e foi orientado pela professora Flavia Ulian durante a disciplina "Mobilidade e sustentabilidade no meio urbano", teve como objetivo acompanhar a evolução da mobilidade urbana brasileira no começo do século atual, usando dados obtidos pela Simob da ANTP. Leia o resumo enviado pelo Francisco para o Blog, e postado pelo Jeremys Pereira da Silva, estagiário do Nupecids.

O presente resumo traz um apanhado geral sobre a evolução da mobilidade urbana brasileira neste começo de século, usando para tanto os dados obtidos pelo Sistema de Mobilidade (Simob) da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP) entre os anos de 2003 e 2014. A análise se deteve sobre a escolha do modo como as pessoas efetuaram os seus deslocamentos diários, seja através do transporte coletivo ou do transporte motorizado individual, correlacionando essas informações com algumas das diversas variáveis observadas no consumo da mobilidade, como energia consumida, tempo gasto, velocidade relativa e emissão de poluentes, dentre outras.

Inicialmente, constata-se que no início do período analisado, o transporte coletivo respondia pelo maior número de viagens, seguido de perto pelo transporte individual (29, 8% contra 28, 8%). Transcorridos dez anos, essa

posição se inverteu, com uma maior vantagem para o transporte individual (31,0% contra 28,4%). Essa migração de viagens do modo público para o particular é explicada por diversos fatores, dentre os quais se podem destacar os diversos incentivos criados pelos governos para a aquisição de automóveis e motocicletas, o que resultou em um grande aumento da frota circulante nas ruas, gerando mais congestionamentos, que por sua vez acabaram prejudicando a velocidade e pontualidade do transporte público, em especial dos ônibus, além da perda de receita. Analisando-se apenas os dados de 2014, observa-se que as pessoas gastaram muito mais tempo nos deslocamentos feitos por transporte coletivo (69%) do que pelo transporte individual (31%), apesar de ambos os modais responderem por quase a metade das viagens cada um (48% a 52%, respectivamente). Esse menor tempo gasto pelo usuário do transporte individual está diretamente relacionado a velocidade relativa desenvolvida em cada um dos modais e ao espaço que cada um usa da infraestrutura viária. Mesmo transportando muito mais pessoas do que um automóvel, o ônibus se vê, na maioria dos casos, engolido pelos congestionamentos das grandes cidades brasileiras, sem nenhum tratamento diferenciado para otimizar a sua operação, como corredores segregados e faixas exclusivas. Essa realidade se traduz no dado que uma viagem motorizada feita por automóvel consome oito vezes mais espaço do que a feita por transporte coletivo. Outro fator observado durante o período analisado foi o crescimento da energia consumida nos deslocamentos. Medida em Tonelada Equivalente de Petróleo (TEP), esse dado mostrou um crescimento de 30% no período, passando de 10,4 milhões TEP/ano em 2003 para 13,6 milhões TEP/ano em 2014. Considerando-se apenas a energia consumida por habitante, houve um crescimento global de 8%, tendo o modal individual crescido 9% e o coletivo 4%, ou seja, o consumo energético no modo individual é quase três vezes maior do que no coletivo. Como consequência dessa elevação do consumo de energia, observou-se também um aumento da quantidade de poluentes lançados na atmosfera, novamente com destaque para o transporte individual, cujas emissões cresceram 33% no período pesquisado, frente a 15% do transporte coletivo e 26% no total geral. Uma viagem feita através do transporte individual acaba emitindo 50% a mais de CO₂ do que uma realizada no modo coletivo. Os acidentes de trânsito registraram um aumento similar de 286% entre os dois modais no período analisado. No entanto, no cômputo geral, os acidentes de trânsito ocorridos quando do uso do transporte motorizado representam proporcionalmente de 4 a 6 vezes o número de acidentes registrados nos meios coletivos. A evolução destes custos negativos da mobilidade urbana (as chamadas externalidades negativas, como emissão de poluentes e acidentes de trânsito) apresentou um aumento geral de 38% no período, sendo 24% pelo transporte coletivo e 42% no modo individual. A variação desse custo por habitante também apresentou um salto de 14%, sendo que o transporte coletivo cresceu 3% e o transporte individual seis vezes mais, na casa dos 17%. Ou seja, a mobilidade urbana para cada pessoa ficou mais cara, com a contribuição da mudança das viagens do meio coletivo para o individual. Através da análise desses dados, podemos concluir que a mobilidade urbana brasileira caminha para um perigoso caminho de insustentabilidade. Ao privilegiar os meios motorizados individuais de transporte em detrimento do coletivo, as políticas públicas acabam incentivando um modal que oferece menores tempos de deslocamentos, mas que em contrapartida exige altos custos de toda a sociedade. Dentre eles, podemos mencionar a necessidade de elevados investimentos no sistema viário, cuja capacidade de expansão possui um limite físico e produz resultados positivos que são rapidamente absorvidos pelo aumento da frota. A migração das pessoas do transporte coletivo para o individual e o seu crescimento acaba por exigir um elevado consumo de energia, oriunda especialmente da queima de combustíveis fósseis, gerando externalidades negativas, como a produção de quantidades maiores de poluentes, que afetam a tanto a saúde dos habitantes locais, expostos a substâncias tóxicas, como a saúde do planeta em si, com a emissão dos chamados gases do efeito estufa.

Pesquisa de Mobilidade

Pesquisa de mobilidade da Fatec Tatuapé - 2018 - 2020

A primeira Pesquisa de Mobilidade da Fatec Tatuapé foi realizada pelo Nupecids pelo então aluno e estagiário Celso Amaral Pereira, em 2018. A segunda, feita em 2020, contou com a colaboração dos então alunos e estagiários Andre de Lima Heredia, Elaine Aparecida da Silva Barbosa, Fabricio Jose Rocha Cruz e Vinicius Siqueira Queiroz dos Santos.

Devido à grande quantidade de dados obtidos, a publicação dos resultados da última pesquisa será feita neste blog em mais de uma etapa, visando divulgá-los amplamente de forma aprofundada e comentada pelos atuais estagiários do Nupecids.

A primeira publicação, que segue abaixo, foi escrita pela também estagiária e ex-aluna Eliane Moreira dos Santos Silva e professora Flávia Ulian, que supervisionou as pesquisas em 2018 e 2020. Visualizar publicação na íntegra em .PDF

4º Encontro Internacional de Planejamento Urbano e Cidade Saudável: estratégias em redes para enfrentamento de pandemias


O Laboratório de Investigações Urbanas (LABINUR/UNICAMP), Grupo de Pesquisa em Metodologias de Planejamento Urbano e Cidades Saudáveis e a Disciplina de “Planejamento Urbano como Promotor da Cidade Saudável” convidam para o “4º Encontro Internacional de Planejamento Urbano e Cidade Saudável: estratégias em redes para enfrentamento de pandemias”.


Data: 16 de junho de 2021 |

Horário: 9:00-12:30h (BR) | 13:00-16:30h (PT)


Inscreva-se: https://lnkd.in/dt8EFhT

Link: https://lnkd.in/dzHhzWz.

PIBITI - Programa Institucional de Bolsas Iniciação Tecnológica e Inovação


No período de 15 de abril a 28 de maio de 2021, estarão abertas as inscrições do Programa Institucional de Bolsas Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) para estudantes das Fatecs, uma parceria entre o Centro Paula Souza e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Para participar e concorrer a uma bolsa dos programas serão necessários providenciar e encaminhar os seguintes documentos (todos em formato pdf):

Ficha de inscrição do estudante; Projeto de pesquisa; Plano de Trabalho; Currículo Lattes do orientador , Currículo Lattes do coorientador (se for o caso), Currículo Lattes do estudante; Histórico escolar do estudante; Manifestação do Dirigente da Unidade de Ensino digitado e assinado. Maiores informações e detalhamento estão disponíveis no edital.

Os critérios de seleção são, por exemplo: titulação e produção científico-tecnológica do orientador, adequação do escopo do projeto com a área de atuação do professor, clareza, relevância e viabilidade, bem como análise do histórico escolar e do currículo lattes do estudante. As bolsas terão duração de 12 meses, com início em setembro de 2021.

Em um contexto tão desafiador, o programa visa estimular estudantes das Fatecs desenvolverem o pensamento científico, tecnológico e inovador que possa contribuir para soluções de problemas do cotidiano da sociedade. A experiência na participação de programas como o PIBITI está sendo cada vez mais apreciados e valorizados no mercado e trabalho e também para aqueles que querem entrar em programas de pós-graduação.



CAMPANHA PARA A DEVOLUÇÃO DE LIVROS TOMADOS EMPRESTADOS E NÃO DEVOLVIDOS NO PRAZO À BIBLIOTECA.

Tire um peso de sua consciência.

Devolva o livro da Biblioteca da Fatec Tatuapé que estiver com você. A procura de livros pelos fatecanos é muito grande e isso prejudica a todos nós.

É só depositar o livro anonimamente na caixa vermelha que está no saguão da Fatec. Você não será questionado por ter devolvido com atraso.

COMISSÃO DA BIBLIOTECA DA FATEC TATUAPÉ ENGENHEIRA ENEDINA ALVES MARQUES


Fatec Tatuapé no Diário Oficial do Estado de São Paulo

Volume 127 • Número 185 • São Paulo, sábado, 30 de setembro de 2017

A sexta edição da Semana de Educação Tecnológica, Pesquisa, Extensão e Interação com a Sociedade foi a reportagem de capa da edição Nº 185 do DOE-SP.

Clique aqui para visualizar a reportagem completa

Estão abertas as inscrições para a primeira edição da Feteps Virtual

Começam nesta segunda-feira, 29, as inscrições de projetos para a Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) de 2017, que pela primeira vez será virtual. O período para submeter os trabalhos vai até 30 de junho. A inscrição deve ser feita pela internet.

A divulgação dos vencedores ocorrerá em 20 de outubro e uma cerimônia de premiação será realizada no dia 25, na sede do Centro Paula Souza, na Capital. Além do site da Feteps, é possível acompanhar todas as novidades pelo Facebook.

http://feteps.cps.sp.gov.br/estao-abertas-as-inscricoes-para-a-primeira-edicao-da-feteps-virtual/


Demanda por curso e unidade está disponível na internet.



Competência em Educação Pública Profissional .

As inscrições para o processo seletivo das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo vão até 12 de junho. No último dia, o prazo termina às 15 horas. O exame será no domingo, 2 de julho.

O Vestibular para o segundo semestre de 2017 oferece 15.010 vagas– esse número inclui as 960 vagas para a modalidade a distância –, distribuídas entre os 73 cursos gratuitos de graduação tecnológica.

www.cps.sp.gov.br


Nupecids na matéria do Centro Paula Souza "Tecnólogos das Fatecs podem contribuir para a melhora da mobilidade em centros urbanos"


Transporte Terrestre é um dos cursos de graduação tecnológica que formam profissionais para ajudar a diminuir as dificuldades de locomoção


http://www.cps.sp.gov.br/noticias/2017/maio/24_tecnologos-das-fatecs-podem-contribuir-para-a-melhora-da-mobilidade-em-centros-urbanos.asp

Detalhe do Laboratório de Sinalização Ferroviária do curso de Transporte Terrestre da Fatec Tatuapé.

III Jornada de Pesquisa, Extensão e Cultura

Registro da participação do Prof. Ricardo do Nupecids na mesa redonda sobre Mobilidade Urbana e Qualidade de Vida que ocorreu na III Jornada de Pesquisa, Extensão e Cultura de realização da FATEC Jundiaí.


Prof. Dr. Ricardo Barbosa do Nupecids/ Fatec Tatuapé é entrevistado no Jornal da Record

Prof. Ricardo Barbosa da Silva do Nupecids concedeu uma entrevista para o Jornal da Record, para a série de reportagens "Tempo Perdido", mostrando os problemas do transporte público nas grandes cidades brasileiras.

https://www.youtube.com/watch?v=7pIDpCdAw3M

O Nupecids está no EGAL, Encontro de Geógrafos da América Latina, em La Paz, Bolívia.

A prof. Flavia Ulian foi apresentar um trabalho desenvolvido com os estagiários Rian, Roberto e Claudinei em 2015 -2016.

O tema versa sobre a caminhabilidade nos trajetos a espaço de lazer na Zona Leste de São Paulo.

IV Encontro Tecnológico Escola – Empresa - Fatec Tatuapé

02 a 06 de maio de 2017

O IV Encontro Tecnológico Escola – Empresa da Fatec Tatuapé busca integrar várias áreas do conhecimento tecnológico dos cursos da Fatec Tatuapé (Escola) com o mundo do trabalho (Empresa) e capacitar a comunidade acadêmica por meio de palestras, mesas-redondas, minicursos e oficinas. O evento tem como objetivo formar e engajar cidadãos para viver em uma sociedade complexa e competitiva. Desse modo, a Fatec Tatuapé oferece a oportunidade de discussões e reflexões para enfrentar esse novo cenário político, social, cultural e econômico.

Inscreva-se !

Maiores informações no site: http://www.fatectatuape.edu.br/site_novo/mostrar_noticia.php?id=403


Experimentações Urbanas, Novas Ideias e Soluções Sustentáveis para Cidades

Evento na USP discute soluções sustentáveis para as cidades


O Colóquio Experimentações Urbanas, Novas Ideias e Soluções Sustentáveis para Cidades será realizado nos dias 25 e 26 de abril no IEA/USP, e terá participação de diversos professores, pesquisadores e autoridades nacionais e internacionais que debaterão idéias para a sustentabilidade das cidades no Brasil e no mundo.

A Programação está disponível em: http://www.iea.usp.br/noticias/experimentacoes-urbanas

tendo transmissão online (horário do evento) pelo site: www.iea.usp.br/aovivo.



Atenção

Prezados(as) membros do Nupecids,

As reuniões dos grupos de estudos serão nos seguintes dias e horários:

Grupo de Estudo Mobilidade e Transportes - 25/04 às 18h

Grupo de Estudos de Edifícios e Construções - 26/04 às 18h

Grupo de Estudos Patrimônio Histórico e Cultural - 27/04 às 18h

Local: sala do Nupecids - 8º Andar.



LEMBRETE

Palestra de Abertura do Nupecids

“O Processo de Editoração na Revista InSIET” da Fatec Tatuapé

O Núcleo de Pesquisas Cidades Sustentáveis (Nupecids) convida a todos para a palestra com o Prof. Dr. Flavio Luiz de Moraes Barboza da Universidade Federal de Uberlândia .

Data: 13/04 (quinta-feira)

Horário: 18h - 19h

Mini-currículo do palestrante: É professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN), possui graduação em Matemática pela UNESP, mestrado em Biofísica Molecular pela UNESP e doutorado em Finanças Estratégicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Matemática aplicada em Finanças, com ênfase em Gestão de Riscos, Risco de Crédito e Desempenho Financeiro. Ainda, desenvolve projeto de pesquisa em desempenho financeiro e inovação

Profa. Dra. Michelle Rodrigues do Nupecids é entrevistada pela TV Câmara


A Profa. Dra. Michelle Rodrigues do Nupecids concede entrevista para TV Câmara em matéria que tratou do crescimento da participação feminina em carreiras de exatas.

Confira no vídeo abaixo.




Prof. Dr. Marcelus Alexander A Valentim do Nupecids publica artigo no novo número da Revista InSIET

Está disponível o novo número da Revista InSIET (In Sustentabilidade, Inovação & Empreendedorismo Tecnológico) com artigo do Prof. Dr. Marcelus Alexander A Valentim do Nupecids.

Acesso no link: http://www.fatectatuape.edu.br/revista/index.php/insiet


Colóquio internacional aborda Novas Ideias e Soluções Sustentáveis para Cidades

Nos dias 25 e 26 de abril, das 8h30 às 18 horas, será realizado o colóquio internacional Experimentações Urbanas, Novas Ideias e Soluções Sustentáveis para Cidades. O evento é organizado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) e pela Faculdade de Saúde Pública (FSP), ambos da USP. Nesse primeiro colóquio foram priorizados os seguintes temas: energia, mobilidade urbana, habitação, agricultura urbana e cultura inclusiva.

Os debates acontecem das 8h30 às 18 horas, na Antiga Sala do Conselho Universitário. O evento é gratuito e aberto ao público em geral. Maiores informações e inscrições no site abaixo:

http://www.eventos.usp.br/?events=coloquio-internacional-aborda-novas-ideias-e-solucoes-sustentaveis-para-cidades

Profa. Dra. Flavia Ulian do Nupecids apresenta pesquisa na University of Bath, Inglaterra.

A Profa. Dra. Flavia Ulian, do Núcleo de Pesquisa Cidades Sustentáveis (Nupecids) participa de seminário de pesquisa, com diversas atividades acadêmicas na University of Bath, Inglaterra. Este evento é organizado pela Profa. Dra. Simone Fullagar com a presença de colegas da USP e de outras universidades brasileiras discutindo projetos bilaterais em saúde, atividade física, lazer e equidade social.

Palestra de Abertura do Nupecids

“O Processo de Editoração na Revista InSIET” da Fatec Tatuapé

O Núcleo de Pesquisas Cidades Sustentáveis (Nupecids) convida a todos para a palestra com o Prof. Dr. Flavio Luiz de Moraes Barboza da Universidade Federal de Uberlândia .

Data: 13/04 (quinta-feira)

Horário: 18h - 19h

Mini-currículo do palestrante: É professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN), possui graduação em Matemática pela UNESP, mestrado em Biofísica Molecular pela UNESP e doutorado em Finanças Estratégicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Matemática aplicada em Finanças, com ênfase em Gestão de Riscos, Risco de Crédito e Desempenho Financeiro. Ainda, desenvolve projeto de pesquisa em desempenho financeiro e inovação


9º Prêmio CET de Educação de Trânsito

A Companhia de Engenharia de Tráfego - CET de São Paulo está realizando o 9º Prêmio CET de Educação de Trânsito, que tem por objetivo incentivar a reflexão, a criatividade e a produção de trabalhos voltados para a segurança no trânsito. Poderão participar estudantes (educação infantil a universitário), professores, terceira idade, motoristas, motociclistas, ciclistas e cidadãos maiores de 16 anos, que residam ou estudem na cidade de São Paulo.

Serão premiados 3 participantes em cada uma das 14 categorias, da seguinte forma:

1º lugar - R$5.000,00 (cinco mil reais)

2º lugar - R$3.000,00 (três mil reais)

3º lugar - R$2.000,00 (dois mil reais)

O edital com todas as informações necessárias pode ser acessado no site da CETwww.cetsp.com.br onde, também, serão realizadas as inscrições no período de 15 de março a 17 de maio de 2017.

Divulgação de Palestra

“O que é a ciência?” será o tema do próximo Convite à Física do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), no dia 29 de março de 2017, a partir das 18h.

O palestrante será o professor Antonio Fernando Ribeiro de Toledo Piza, do IFUSP.

Mais informações: http://agencia.fapesp.br/agenda-detalhe/o_que_e_a_ciencia/24998/

Convite para Lançamento de Livro

O Núcleo de Pesquisas Cidades Sustentáveis (Nupecids) da Fatec Tatuapé convida a todos para o lançamento do livro de um de seus membros, o Prof. Dr. Ricardo Barbosa da Silva, que será no Bar Canto Madalena, Vila Madalena, dia 07/04 às 19h00.


O Nupecids esteve presente no primeiro dia da 4ª semana da União Internacional de Transportes Públicos (UITP) da América Latina


CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO NUPECIDS

O calendário de atividades do 1º semestre de 2017 do Núcleo de Pesquisas Cidades Sustentáveis (Nupecids) e de seus respectivos Grupos de Estudos está disponível no link Agenda deste site.


CONVITE AOS ALUNOS

ATENÇÃO PARA A MUDANÇA DE DATA


O Núcleo de Pesquisas Cidades Sustentáveis (Nupecids) convida a todos os alunos da Fatec Tatuapé a participarem da reunião de apresentação.

Dia: dia 16 de março de 2017 (Quinta-feira)

Horário:18h00.

Local: Anfiteatro da Fatec Tatuapé


Apresentação do Nupecids na semana dos calouros da Fatec Tatuapé


O Núcleo de Pesquisas Cidades Sustentáveis (Nupecids) divulgou, no dia 09 de março de 2017, sua proposta de trabalho aos alunos ingressantes . Contamos com a adesão de todos e em breve divulgaremos nosso calendário de atividades do 1º semestre de 2017!


Programa EPOS: sete cursos de pós-graduação estão com inscrições abertas

Sete cursos de pós-graduação em áreas relacionadas a desenvolvimento sustentável contemplados com bolsas de estudos do DAAD por meio do Programa EPOS (Development-Related Postgraduate Courses) estão com inscrições abertas. No processo seletivo de 2017 foi incluído um novo curso: The Geography of Environmental Risks and Human Security oferecido pela Universidade de Bonn e pela United Nations University. Também estão abertas as inscrições aos seguintes cursos:

- Development Management (RU Bochum);

- PhD Programme Mathematics in Industry and Commerce - MIC (TU Kaiserslautern);

- Master of Science Integrated Urbanism and Sustainable Design (U Stuttgart);

- International Agribusiness and Rural Development - IARD (U Göttingen/U Bogor);

- Environment and Resources Management – Focus Latin America (TH Köln/U San Luis Potosi);

- International Media Studies (HS Bonn-Rhein-Sieg/DW Akademie).

Todos os prazos, requerimentos e procedimentos do programa EPOS podem ser consultados no site: http://bit.ly/2dvjSt4

WORKSHOP FAPESP-Conicyt

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Comisión Nacional de Investigación Científica y Tecnológica (Conicyt) convidam para o WORKSHOP FAPESP-Conicyt que tem como objetivo estimular novas parcerias entre os pesquisadores de São Paulo e do Chile nas áreas de agroindústria, astronomia, nanotecnologia e oceanografia.

Dia: 7 de dezembro de 2016, das 8h30 às 17h30

Local: FAPESP – Rua Pio XI, 1500 – Alto da Lapa, São Paulo, SP

Inscrições: www.fapesp.br/eventos/conicyt/inscricoes

Evento em inglês. Vagas limitadas – inscrições gratuitas

5º Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação

O Núcleo de Pesquisas Cidades Sustentáveis (Nupecids) divulga a quinta edição do Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação, que acontecerá em 29 e 30 de novembro, reunirá na Câmara Municipal de São Paulo gestores urbanos e pesquisadores dos dois países para debater questões relacionadas à urbanização, seus desafios e soluções.

Maiores informações no site abaixo:

http://dwih.com.br/pt-br/eventos/5o-dialogo-brasil-alemanha-de-ciencia-pesquisa-e-inovacao

Lançamento do Núcleo de Pesquisa de Cidades Sustentáveis

O Núcleo de Pesquisas Cidades Sustentáveis (Nupecids) convida a todos docentes e discentes da Faculdade de Tecnologia do Tatuapé para o seu lançamento e apresentação.

Dia: 24/11/2016

Horário: 18h00

Local: Auditório da Fatec Tatuapé

Rua Antônio de Barros, 800, Tatuapé, São Paulo - SP

Tel.: 11 2093-9053


NUPECIDS Fatec Tatuapé

Rua Antônio de Barros, 800 • Tatuapé • São Paulo • SP

CEP: 03401-000 • ☎ +55(11) 2093-9053

f250.nupecids@fatec.sp.gov.brnupecids.fatectatuape.edu.br

facebook.com/nupecidstwitter.com/nupecidsfatec