10 Cruzeiros de 1981
Descrição
Anverso: Apresenta o mapa do Brasil com linhas que representam o Plano de Integração Rodoviária. No lado esquerdo dístico BRASIL.
Reverso: O valor facial 10 centralizado sobre um fundo de linhas onduladas. Abaixo do número, a palavra CRUZEIROS e a data 1981.
País de Origem: Brasil
Composição: Aço Inoxidável
Diâmetro: 24,00 mm
Peso: 5,35 g
A moeda de 10 Cruzeiro de 1981 é uma peça muito conhecida por quem viveu a década de 80, famosa por carregar o mapa das estradas do Brasil. Ela pertence à 2° família do padrão cruzado.
20 cruzeiro de 1984
Descrição
Anverso: Apresenta o mapa do Brasil com linhas que representam o Plano de Integração Rodoviária. No lado esquerdo dístico BRASIL
Reverso: O valor facial 20 centralizado sobre um fundo de linhas onduladas. Abaixo do número, a palavra CRUZEIROS e a data 1984.
País de Origem: Brasil
Composição: Prata
Diâmetro: 19,00 mm
Peso: 3,18 g
A moeda de 2 Cruzeiros de 1984 pertence à 2ª série do padrão Cruzeiro (o Cruzeiro "inflacionário" da década de 80). Ela é idêntica em estilo à de 10 Cruzeiros de 1981, mas em um tamanho menor.
100 cruzeiros de 1986
Descrição
Anverso: Apresenta a efígie de Duque de Caxias (Luís Alves de Lima e Silva), o "Patrono do Exército Brasileiro", voltada para a direita. Ao lado da imagem, encontra-se o dístico BRASIL.
Reverso: Traz o valor facial 100 em destaque. Abaixo do número, a palavra CRUZEIROS e o ano de cunhagem 1986. No pé da moeda, há os dois pequenos símbolos clássicos da época: o zimbo (concha) e o logotipo do Banco Central. O fundo possui o padrão de linhas onduladas (guilhochê).
País de Origem: Brasil
Composição: Aço Inoxidável.
Diâmetro: 27,0 mm
Peso: 6,71 g.
Em 1986, com a reforma monetária (Plano Cruzado), 1.000 Cruzeiros passaram a valer 1 Cruzado. Isso significa que esta moeda de 100 Cruzeiros passou a valer apenas 10 centavos de Cruzado da noite para o dia. Por causa disso, muitas foram jogadas fora ou guardadas como recordação, o que explica por que ainda encontramos tantas hoje.
5 Cruzados de 1987
Descrição
Anverso: apresenta o brasão de armas nacionais centralizado sobre um fundo liso. Ao redor da borda, há um detalhe decorativo conhecido como "colar de perolas".
Reverso: Traz o dístico BRASIL na parte superior. Ao centro, o valor facial 5, logo abaixo do número, o ano de cunhagem 1987 e na parte inferior a palavra CRUZADOS
País de Origem: Brasil
Composição: Aço Inoxidável
Diâmetro: 25,00 mm
Peso: 5,21 g
Essa moeda faz parte do padrão monetário do cruzado, instituído durante o Plano Cruzado para tentar conter a hiperinflação da década de 80. è uma moeda com design muito sóbrio e oficialista.
20 centavos de 1987
Descrição
Anverso: presenta o Brasão de Armas Nacionais (o símbolo oficial da República, com a estrela central e os ramos de fumo e café) centralizado. O fundo é liso e o bordo é contornado por um colar de pérolas (pontos em relevo).
Reverso: Traz o dístico BRASIL no topo. Ao centro, o valor facial 20. Abaixo do número, o ano de cunhagem 1987 e a palavra CENTAVOS. Assim como o anverso, possui o colar de pérolas na borda.
País de Origem: Brasil
Composição: Aço Inoxidável
Diâmetro: 19,00 mm
Peso: 3,12 g
Em 1987, o Plano Cruzado já enfrentava sérias dificuldades. Para se ter uma ideia, uma moeda de 20 centavos não comprava sequer uma bala. Por isso, essa série teve uma vida útil muito curta no comércio, sendo rapidamente substituída por notas e moedas de valores muito maiores.
10 centavos de 1989
Descrição
Anverso: Apresenta o Brasão de Armas Nacionais (o símbolo oficial da República) centralizado. O fundo é liso e a borda possui um colar de pérolas (pequenos pontos em relevo ao redor de toda a moeda).
Reverso: Traz o dístico BRASIL no topo. Ao centro, o valor facial 10. Abaixo do número, o ano de cunhagem 1989 e a palavra CENTAVOS. Assim como o anverso, o bordo é contornado pelo colar de pérolas.
País de Origem: Brasil
Composição: Aço Inoxidável.
Diâmetro: 17,0 mm
Peso: 2,49 g.
Embora a moeda diga apenas "10 Centavos", em 1989 o padrão mudou de Cruzado para Cruzado Novo (cortando três zeros). Esta moeda de 10 centavos fazia parte dessa nova contagem. Ela durou muito pouco, pois logo em 1990 o nome da moeda mudou novamente para Cruzeiro, tornando essas moedinhas de aço obsoletas.
10 Cruzeiros de 1991
Descrição
Anverso: apresenta a figura de um seringueiro em plena atividade, extraindo o látex de uma árvore. Ao fundo, à esquerda, observa-se a silhueta de uma fábrica, simbolizando o processo de industrialização da borracha. Na parte inferior, encontra-se a data 1991.
Reverso: traz o valor facial 10 e a palavra CRUZEIROS. Acima e ao lado do número, existem pontos em relevo que representam o número 10 em Braille, para acessibilidade de deficientes visuais.
País de Origem: Brasil
Composição: Aço Inoxidável
Diâmetro: 22,5 mm
Peso: 3,7 g
Essa moeda é amplamente conhecida como " moeda do seringueiro". Ela foi emitida durante o curto perído do padrão Cruzeiro, sob o governo de Fernando Collor
50 cruzeiros de 1992
Descrição
Anverso: apresenta a figura de uma baiana com seus trajes tradicionais. Abaixo dela, à esquerda, há a representação de uma figa e alguns búzios, elementos ligados à cultura e a religiosidade baiana. À direita, encontra-se a data 1992.
Reverso: Traz o valor facial 50 em destaque sobre uma faixa diagonal estilizada que remete à bandeira nacional. Abaixo do número, a palavra CRUZEIROS e, mais abaixo o dístico BRASIL. No fundo, nota-se um detalhe de estrelas representando constelação do Cruzeiro do Sul.
País de Origem: Brasil
Composição: Aço Inoxidável
Diâmetro: 23,5 mm
Peso: 4,09 g
Essa moeda e muito popular entre brasileiros e colecionadores, sendo carinhosamente chamada de "Moeda da Baiana". Ela faz parte da reforma monetária ocorrida durante o governo Collor e destaca-se por homenagear elementos da cultura regional do Brasil.
1000 cruzeiros de 1993
Descrição
Anverso: Apresenta a imagem de um Lobo-Guará em seu habitat natural, representado por vegetação estilizada que remete ao Cerrado. Na parte inferior, encontra-se o ano de cunhagem 1993.
Reverso: Traz o valor facial 100 em destaque. Logo abaixo, a palavra CRUZEIROS e o dístico BRASIL. O fundo possui um detalhe de linhas horizontais que conferem profundidade ao desenho.
País de Origem: Brasil
Composição: Aço Inoxidável.
Diâmetro: 24,0 mm.
Peso: 4,37 g.
A moeda de 100 Cruzeiros de 1993 é uma das mais icônicas da numismática moderna brasileira. Ela é carinhosamente chamada de moeda do "Lobo-Guará" e faz parte da série que homenageava a fauna brasileira ameaçada de extinção.
Esta moeda teve uma vida curtíssima, pois circulou durante o auge da hiperinflação e foi rapidamente substituída pelo Cruzeiro Real e, logo depois, pelo Real.
10 centavos de 1996
Descrição
Anverso: apresenta a efígie da república voltado para a direita. Ao lado da efígie, há ramos de louro estilizados. Na parte inferior,à esquerda, aparece o dístico "BRASIL"
Reverso: traz o valor facial 10 bem grande ao centro. Abaixo, a palavra CENTAVOS e o ano de cunhagem 1996. Assim como anverso, o valor é ladeado de louro estilizado.
País de Origem: Brasil
Composição: Aço Inoxidável
Diâmetro: 22,00 mm
Peso: 3,59 g
Essa moeda pertence à 1° família do real. Diferente das moedas de 10 centavos que usamos hoje, esta é inteiramente feita de aço inoxidável.
25 centavos de 2023
Descrição
Anverso: Apresenta a efígie de Manuel Deodoro da Fonseca (Proclamador da República e primeiro Presidente do Brasil), ladeada pelo dístico BRASIL e por cenas que aludem à proclamação da República.
Reverso: Traz o valor facial 25 em destaque. Ao fundo, linhas diagonais e a constelação do Cruzeiro do Sul. À direita, a palavra CENTAVOS e o ano 2023.
País de Origem: Brasil
Composição: Aço revestido de Bronze
Diâmetro: 25,0 mm.
Peso: 7,55 g.
A moeda de 25 centavos de 2023 pertence à 2ª Família do Real, que está em circulação desde 1998. Por ser uma moeda extremamente recente, ela é muito comum no troco do dia a dia, mas já desperta o interesse de colecionadores devido a erros de fabricação ocorridos nas fornadas mais novas.
5 centavos de 2023
Descrição
Anverso: Apresenta a efígie de Joaquim José da Silva Xavier (o Tiradentes), mártir da Inconfidência Mineira. Ao fundo, à esquerda, há a imagem de um triângulo (símbolo do movimento) e de uma pomba (simbolizando a liberdade e a paz). O dístico BRASIL aparece na parte superior.
Reverso: Traz o valor facial 5 em destaque. Ao fundo, linhas diagonais e a constelação do Cruzeiro do Sul. À direita, a palavra CENTAVOS e o ano de cunhagem 2023.
País de Origem: Brasil
Composição: Aço revestido de Cobre
Diâmetro: 22,0 mm.
Peso: 4,10 g.
Diferente das moedas de 5 centavos da 1ª Família (aço inox), as de 2023 oxidam com muita facilidade. Quando estão em contato com o ar e a umidade, elas passam da cor cobre brilhante para um marrom escuro ou até preto. Moedas que mantêm o brilho original avermelhado são as preferidas dos colecionadores.