Diretoria de Ensino - Região de Apiaí
Estamos vivendo um momento único e, por isso, é importante que estejamos unidos e focados em buscar meios para minimizar os efeitos que a pandemia de Coronavírus possa causar no ano letivo dos nossos alunos. É de extrema importância que, ao ficar em casa neste momento de distanciamento social, os estudantes não se distanciem de suas aprendizagens, para que quando voltarmos à normalidade não haja uma enorme lacuna de habilidades e competências as quais eles têm direito. E para assegurarmos esse direito dos alunos, você PROFESSOR, é mais uma vez peça fundamental nesse processo, com o apoio do PROFESSOR COORDENADOR PEDAGÓGICO e toda equipe escolar.
Nesse sentido, com o objetivo de auxiliá-los durante esse período de recesso escolar, a equipe do NPE elaborou uma série de orientações, sugestões e também atividades que complementam o roteiro de estudos apresentado no Documento Orientador, disponibilizado pela Seduc para serem encaminhadas aos alunos. Para acessar o Drive com as atividades, clique na pasta abaixo.
É importante ressaltar que as atividades, tanto da Secretaria quanto as enviadas pelo NPE são sugestões, cabendo ao professor adequar de acordo com a realidade das turmas e com o que o que já estava sendo desenvolvido em sala de aula.
Lembramos também que devem ser atividades que os alunos consigam desenvolver com certa autonomia para que não sobrecarreguem seus pais/responsáveis, visto que farão sem a supervisão de seus mestres. Cabe aqui ressaltar a importância de se manter a comunicação com a família por meio de redes sociais para que saibam que seus filhos ou tutorados receberam atividades, e que na medida do possível os apoiem nas resoluções, estimulando, dando condições para que eles as façam e parabenizando pelo término.
Receber a devolutiva dos alunos e dar-lhes um retorno também se faz necessário para que eles valorizem esse momento de aprendizagem.
E por fim, registrar tudo o que for feito nesse período é de grande valia para futuras considerações.
CONTAMOS COM VOCÊ, PROFESSOR e PROFESSOR COORDENADOR PADAGÓGICO! CONTEM CONOSCO TAMBÉM!
Equipe NPE.
A dica é seguir uma rotina similar a que teria se fosse para a escola: acordar cedo, vestir-se adequadamente, tomar o café da manhã no horário normal e focar nas atividades seguindo os conteúdos programáticos que seriam trabalhados em sala de aula. Atividades onlines serão oferecidas pelas escolas.
É importante que o estudante escolha um ambiente tranquilo no qual não seja distraído pelo que acontece em seu entorno e realmente possa focar.
Pequenas pausas devem ocorrer com uma frequência semelhante à que teria na escola. E não se esqueça de se alimentar e se hidratar adequadamente.
Mantenha contato. Em muitos momentos, vocês poderão trocar informações relevantes e tirar dúvidas uns com os outros. Que tal criar grupos de estudos em redes sociais ou no WhatsApp?
Os familiares também têm um papel fundamental nessa mudança. É importante que os pais demonstrem interesse naquilo que os filhos estão aprendendo e que se disponham a ajudá-los quando possível.
É válido utilizar outras fontes de conhecimento, como a internet, para tirar dúvidas e potencializar a aprendizagem.
Clique aqui e confira a programação semanal do Centro de mídias