A Inteligência Computacional (IC) se refere a um conjunto de métodos computacionais bioinspirados capazes de tratar problemas complexos do mundo real. A IC difere da Inteligência Artificial (IA) “clássica” por basear-se em modelos inspirados na natureza como, por exemplo, Redes Neurais Artificiais, Algoritmos Genéticos, ou Inteligência de Enxames. Por outro lado, a IA usualmente utiliza modelos baseados nas diversas formas de raciocínio humano. Os métodos de Inteligência Computacional objetivam realizar tarefas que requerem raciocínio, aprendizado, tomada de decisão e otimização.
A Inteligência Computacional é também conhecida pelos termos Computação Bio-Inspirada, Computação Natural e Soft Computing.
A Biologia Computacional se divide em várias subáreas, como a Bioinformática, que tem a função de aplicar as técnicas da biologia computacional; a Biologia Sistêmica, que se responsabiliza pelas grandes redes biológicas; a Simulação Molecular, que estuda formas de se reproduzir a maquinaria das moléculas biológicas; a Genômica Computacional, área que se incumbe de pesquisar o genoma das células, entre outras. Dentre todas essas áreas citadas, a que mais se destaca e cresce é a Bioinformática. Esse campo de estudo vem sendo aprimorado no sentido de respaldar a manipulação de dados biológicos, organizando, catalogando e estruturando as informações genéticas.
A disseminação do computador e de todos seus acessórios está provocando uma grande mudança social. O impacto dessa nova tecnologia tem provocado mudanças na educação. Todo esse processo de imbricação entre Educação e Informática no Brasil, tem inicio na década de 70, quando o setor educacional é mobilizado a fim de desenvolver e capacitar recursos humanos necessários ao desenvolvimento da base tecnológica sobre a qual estava se assentando o modelo econômico e social brasileiro.
Esta linha de pesquisa aborda temas relacionados a Redes de Computadores, Comunicação Digital, Sistemas Multimídia, IoT, Internet do Futuro, Redes de Alto Desempenho, Redes sem Fio, Segurança de Redes, Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação, dentre outras.
Desenvolver abordagens computacionais baseadas para processamento digital de imagens que sejam capazes de dar suporte a aplicações em Ciências Agrárias, especialmente de Zootecnia, Agronomia e Engenharia Florestal, com espécies (madeiras, animais e plantas) amazônicas.
A Informática em Saúde é a área do conhecimento que trata da aplicação de conceitos e tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para a melhoria e transformação de sistemas, serviços e processos de Saúde. O termo eSaúde (tradução do inglês – eHealth) pode ser entendido dentro da mesma definição de informática em saúde e tem sido um termo bastante utilizado recentemente.