É com grande satisfação que o Grupo de Estudos Mulheres que Filosofam (GEMqF) anuncia seu primeiro evento, intitulado I Colóquio Mulheres que Filosofam. O objetivo deste evento é trazer à tona discussões propostas e realizadas por filósofas na história da filosofia (amplamente compreendida), bem como estimular pesquisas realizadas por pesquisadoras de filosofia. Nosso evento contará com comunicações, minicursos, mesas de comunicação e palestras.

O I CMqF conta com o apoio do Programa de pós-graduação em Filosofia da UFPE (PPGFil/UFPE), do grupo de pesquisa Consciência & Cognição (UFPE) e do grupo de pesquisa NormAtiva (UFPE).

Além das comunicações orais nas mais diferentes linhas temáticas, teremos mesas redondas para dialogarmos, a partir de diferentes perspectivas, sobre as mais variadas mulheres que ousam/ousaram desafiar o cânone que historicamente sempre foi representado por homens.

O evento ocorrerá entre os dias 09 e 13 de dezembro de 2024, e contará com apresentações presenciais na Universidade Federal de Pernambuco (CFCH) e com participação remota via YouTube.

As inscrições para ouvintes e submissão de trabalho são gratuitas. Por ser um evento híbrido, os ouvintes poderão se inscrever nas modalidades híbrida, somente presencial ou somente remota. As inscrições serão feitas via formulário Google, até o dia de início do evento. Para obtenção do certificado, a(o) ouvinte precisará preencher 75% da carga horária do evento, a depender da modalidade escolhida.

Para a submissão, é possível selecionar entre comunicação remota ou presencial. As inscrições para submissão poderão ser feitas entre os dias 16/09 a 04/10 de 2024, via formulário Google.

Já nesta edição, traremos a possibilidade de publicação dos resumos dos trabalhos efetivamente aprovados pela comissão científica e apresentados no evento, em anais com formato eletrônico e acesso aberto.

Chamada de Trabalhos

As propostas de resumos serão orientadas pelos seguintes eixos temáticos:

Também serão aceitos:

Diretrizes para submissões de resumos para comunicações:

Cronograma

Para eventuais dúvidas, entre em contato conosco pelo e-mail: mulheresquefilosofam@gmail.com.

Convidadas

Comissões

Comissão organizadora


Comissão científica

Programação

Programação completa já disponível!

Acesse: https://docs.google.com/document/d/1pNMcLrOyXbUWcxZumTkAFUf43WY3dCZn/edit


Certificados


Certificados já disponíveis!

Para obtê-los, acesse: https://drive.google.com/drive/folders/1FiACo23FSHp9XkooR45sUN_ngidFkWf4?usp=drive_link