O pensamento sobre a encruzilhada está no centro da filosofia africana. A ideia de encruzilhada suscita encontros, cruzamentos, interseções, misturas, entre várias outras coisas. É assim em dimensões do pensamento religioso afro-brasileiro, compreendendo a encruzilhada como local onde são feitas oferendas para Exu, bem como no pensamento filosófico, entendendo como espaço que lida com temas importantes a partir de contornos que outrora foram silencados, rejeitados e combatidos com violência. Assim, uma Filosofia na encruzilhada busca encontros, diálogos, debates, cruzamentos, interseções e outras estratégias coletivas para trilhar caminhos. Nosso objetivo é promover espaços com pessoas de dentro e fora da academia para discutir questões que são importantes e caras à vida coletiva.
Cordenadores: Marcos Silva (UFPE/CNPq) e Érico Andrade (UFPE/CNPq)
Conversa com Oberom sobre como o especismo está relacionado a luta de classes e opressões sociais. Encontro relaizado no dia 30 de abril de 2025.
Roda de conversa sobre estratégias de cuidado voltada para a saúde mental na periferia. Contamos com a participação da instrutora de yoga de base africana e indiana e Mestre em Políticas Sociais Públicas e Cidadania, Ana Sou. Encontro realizado dia 14 de fevereiro de 2025.
Bate papo com Heribaldo Maia e Érico Andrade, sobre a relação de problemas de saúde mental com a demanda por excelência acadêmica. Encontro realizado no dia 21 de junho de 2023.
Debate com Heribaldo Maia e Jones Manoel sobre as suas perspectivas e análises sobre as Jornadas de Junho de 2013, discutindo seus desencadeamentos, demandas, legado e influências. Encontro realizado no dia 27 de junho de 2023.
Oberom Silva, conversando sobre os Argumentos para uma visão social do veganismo. Encontro realizado no dia 31 de Agosto de 2022.
Carlos Hortmann, conversando sobre Lógica e Ideologia: um estudo de caso de falsa simetria. Na oportunidade conversamos sobre o seu livro, onde ele procura demonstrar como a “ideologia do totalitarismo” é um dos imaginários políticos mais duradouro, efetivo, transversal e usados pelos movimentos anticomunistas. Encontro realizado em 11 de Maio de 2023.
Manuela Souza (UFBA), conversando sobre Antirracismo, pondo mulheres filósofas, matemáticas e lógicas negras em debate. No encontro tivemos a oportunidade de ler e discutir sobre um trecho do Manifesto das Matemáticas negras. Encontro realizado em 14 de Abril de 2023.
Encontro com Oberom, realizado no dia 30/04/2025.
Encontro com Oberom, realizado no dia 30/04/2025.
Encontro com Oberom, realizado no dia 30/04/2025.
Encontro com Ana Sou, realizado no dia 15/02/2025.
Encontro com Ana Sou, realizado no dia 15/02/2025.
Encontro com Ana Sou, realizado no dia 15/02/2025.