Baixando imagem com p2p
Resumo
Muitos usuários necessitam acessar arquivos armazenados em servidores. No entanto, nem sempre esses servidores estão disponíveis, por diversos motivos. Existem arquiteturas de redes que são capazes de resolver o problema de indisponibilidade de um serviço baseado em servidor centralizado?
Disciplinas e Conteúdos Relacionados
Redes de Computadores – Rede do tipo Peer-to-peer.
Habilidades
BNCC: EM13CO07 (Compreender as diferentes tecnologias, bem como equipamentos, protocolos e serviços envolvidos no funcionamento de redes de computadores, identificando suas possibilidades de escala e confiabilidade).
Nível de Ensino
Ensino Médio
Materiais
Serão necessárias 6 caixas que representarão os servidores e clientes. Pedaços de imagens e plaquinhas "On/Off" para indicar a disponibilidade do seed;
Peer-to-Peer
Introdução
Antes de iniciar a atividade, é recomendado iniciar uma apresentação sobre o assunto. Para esta atividade, são necessárias as caixas e imagens representadas abaixo.
Regras e Descrição da Atividade
1. Preparação:
Inicialmente, deve-se distribuir 4 caixas em locais diferentes da sala. Cada caixa deve conter alguns pedaços da imagem que os estudante devem achar, juntamente com outros pedaços de outras imagens. Essas caixas ficam com estudantes escolhidos. O professor deve ainda preparar plaquinhas "On" e "Off" para indicar a disponibilidade das caixas e distribui-las junto com as 4 caixas.
O professor deve escolher 2 estudantes que irão baixar os dados (buscar), eles devem receber, cada um, 1 caixa vazia.
Por fim, o professor deve exibir a imagem que os estudantes devem baixar (procurar) e iniciar o jogo com um sinal combinado.
Regas
1. Serão escolhidos 4 estudantes. Cada aluno representa um usuário de rede P2P.
2. Outros dois estudantes, escolhidos previamente, devem buscar os pedaços de sua imagem nas diferentes caixas (servidores) e levá-las as suas respectivas caixas, uma por vez.
3. Se a caixa que contém as imagens estiver marcada como "Off" (indisponível), o estudante deve procurar outra caixa marcada como "On".
4. O estudante deve continuar procurando até que consiga completar a imagem.
5. Os quatro estudantes com as caixas (seed) devem alternar as plaquinhas "On/Off" para simular a disponibilidade dos servidores conforme desejar, simulando falhas de conexão ou manutenção.
6. O estudante que formar a imagem primeiro é o vencedor.
Discussão
Após a atividade, iniciaremos uma discussão com as seguintes perguntas:
1. O que você percebeu sobre a disponibilidade dos servidores (caixas)?
Quando um servidor fica "Off", isso força os usuários a procurarem em outros locais, aumentando o tempo para encontrar todos os pedaços da imagem.
2. Como a falta de disponibilidade afetou a recuperação da imagem?
A falta de disponibilidade aumentou a dificuldade e o tempo necessário para encontrar os pedaços da imagem.
3. Por que é importante ter múltiplos caminhos para recuperar dados em uma rede P2P?
Múltiplos caminhos permitem maior resiliência à falha de servidores e garantem que os dados possam ser recuperados mesmo se alguns caminhos estiverem indisponíveis.
4. O que podemos aprender sobre redes P2P com essa atividade?
Redes P2P dependem da colaboração entre vários "nós(usuários ou servidores) e são mais resilientes a falhas em comparação às redes centralizadas, mas a disponibilidade e a confiabilidade dos nós são cruciais.
Sobre o que é tudo isso?
Esta atividade refere-se à arquitetura peer-to-peer (p2p). Nesta arquitetura, diferentemente de uma arquitetura cliente-servidor, não há um servidor central que é responsável por fornecer os serviços. No peer-to-peer, os clientes são, ao mesmo tempo, servidores ou seed (sementes). Neste modelo, um arquivo pode está em vários seeds e o cliente que deseja acessar estes dados pode baixá-lo de qualquer um dos seeds. Nesta arquitetura, mesmo que o servidor em que o cliente iniciou o download saia de serviço, a operação pode ser mantida apenas pela troca por outro seed em serviço que tenha uma cópia completa ou parte da cópia dos dados. Peer-to-peer é amplamente utilizado para compartilhamento de arquivos de textos, áudios, filmes e outros, por oferecer as vantagens destacadas. Um exemplo de serviço que utiliza p2p é o torrent.
Materiais
Baixe os materiais para esta atividade no formato PDF
Crédito
Luis Gustavo Araujo (Docente IFBA)
Vinícius dos Reis Silva (Discente IFBA - Licenciatura em Computação)
José Gustavo da Silva Souza (Discente IFBA - Licenciatura em Computação)