Rede de cafés
Resumo
A presente atividade busca trazer elementos lúdicos para uma pequena encenação sobre a arquitetura Cliente-Servidor, em que os alunos representarão os cliente de um café (um navegador web) e outros representarão os baristas (representados por servidores web) e farão um pedido/requisição, recebendo de um lado um café e do outro uma página web.
Disciplinas e Conteúdos Relacionados
Redes de Computadores – Protocolos de comunicação em rede (Entender como os dados são armazenados, processados e transmitidos usando dispositivos computacionais, considerando aspectos da segurança cibernética).
Habilidades
BNCC: EF08CO06 - Entender como é a estrutura e funcionamento da internet.
Nível de Ensino
8° ano do Ensino Fundamental.
Materiais
Os materiais são divididos entre Tags de identificação que serão coladas nos alunos e na linha. Outro elemento que deve ser impressão são as cartas que serão enviadas odos eles, com exceção da tag “internet”, possuem dois lados (frente e verso) e devem ser recortados e colados no verso da imagem correspondente. Além das impressões serão necessários cola e barbante.
Cliente-Servidor
Introdução
Antes do início da atividade, é recomendável expor os principais conceitos do tema aos alunos.
O professor deve inicialmente colar as tags nos estudantes que serão Clientes e Baristas, com essas denominações viradas para cima. Em seguida, outros dois alunos segurarão uma linha onde estará a Tag Internet, na linha estará preso um envelope e ao movimentá-la, esse envelope deverá passar do barista ao cliente e vice-versa. Após todos estarem devidamente nomeados, o cliente escolherá a carta com o pedido desejado, ou seja, o tipo de café que deseja pedir, e em seguida, colocá-lo dentro do envelope que será levado ao barista através do movimentar da linha feito pelos alunos que a seguram.
Ao receber o pedido, o barista deve devolver ao envelope o café correspondente a esse pedido que será levado de volta ao cliente pela linha. Ao fim do primeiro passo, o cliente deverá ter sua tag virada, revelando agora o nome Navegador, enquanto o Barista terá revelada sua tag com o nome Servidor Web. As mesmas cartas enviadas inicialmente serão reenviadas, porém revelando suas outras faces, onde o pedido agora se revelará como uma requisição e o café como uma página web. Dessa forma, será possível para os alunos relacionarem o modelo cliente-servidor com algo do seu dia a dia e melhor compreender como ocorre essa troca de dados. Ao final da atividade o professor deve fazer uma discussão com a turma.
Discussão
1.Qual é o papel do cliente?
O cliente é a parte do sistema que inicia a comunicação e faz as solicitações ao servidor.
2.Qual é o papel do servidor?
O servidor fornece recursos e serviços em resposta às solicitações feitas pelos clientes.
3.É possível notar qual o meio de transmissão desses dados?
Os dados são transmitidos através da internet.
4.Quais os dados estão presentes em uma requisição para uma página web?
O protocolo utilizado, a versão, o método e o domínio do site/página da internet.
Sobre o que é tudo isso?
A estrutura cliente-servidor é um modelo de rede onde o servidor é um sistema que fornece serviços, dados ou recursos, enquanto o cliente é o sistema que solicita e consome esses serviços. O servidor geralmente possui maior capacidade de processamento e armazenamento, sendo responsável por gerenciar e responder múltiplas requisições simultaneamente. A comunicação entre eles é realizada através de protocolos específicos, como HTTP para web e FTP para transferência de arquivos. É uma estrutura amplamente utilizada em serviços de internet, e-mails e muitas outras aplicações.
Materiais
Baixe os materiais para esta atividade no formato PDF
Crédito
Luis Gustavo Araujo (Docente IFBA)
Andressa Mota da Silva Santos (Discente IFBA - Licenciatura em Computação)
Rulian de Jesus Cruz (Discente IFBA - Licenciatura em Computação)