Noni Cura Cinomose
Noni Cura Cinomose
Noni cura cinomose.Eficácia da Morinda citrifolia (noni) no tratamento de cães com sintomatologia neurológica infectados pela Ehrlichia canis e pelo vírus da cinomose canina
A cinomose e erliquiose são duas doenças que acometem cães e que tem sintomatologia neurológica.
Noni cura cinomose
A primeira é uma doença viral contagiosa, de alta incidência e mortalidade, que acomete cães domésticos e várias espécies de carnívoros; já a segunda doença é de origem bacteriana, que apresenta alta frequência em cachorros.
O tratamento de doenças neurológicas é baseado na administração de fármacos, que podem atuar tanto no agente etiológico como na diminuição da progressão da doença; ou na terapia de suporte, no caso da cinomose canina.
Visando tratamentos alternativos para as doenças com quadros neurológicos, que sejam de baixo custo, fácil administração e com efeitos satisfatórios na remissão dos sinais clínicos, esta pesquisa teve como objetivo principal avaliar a eficácia de Morinda citrifolia (noni) no tratamento de cães com sintomatologia neurológica causada pelo vírus da cinomose e pela Ehrlichia canis.
Para avaliação do efeito da droga vegetal de M. citrifolia em cães com erliquiose, foram utilizados 10 cães, divididos em dois grupos, um tratado com a droga padrão doxiciclina (10 mg/kg, BID/PO) e complexo de vitaminas B (0,2 mg/kg, BID/PO), e outro tratado com o protocolo experimental (500 mg da droga vegetal de M. citrifolia, SID/PO).
Após trinta dias, foi realizada coleta de sangue para avaliação dos parâmetros hematológicos.
Foi observado que, embora a fruta noni tenha levado à melhora dos parâmetros hematimétricos, principalmente das plaquetas, os animais não apresentaram cura clínica da doença, o que demonstrou a sua ineficácia no tratamento da erliquiose.Noni cura cinomose.
Para a avaliação da droga vegetal de Morinda citrifolia em animais com cinomose, foram utilizados 15 animais, divididos em dois grupos, um tratado com as medicações convencionais e outro com o protocolo experimental.
Após trinta dias, foi observado que os animais tratados com a fruta noni ( polpa ) apresentaram remissão dos sinais clínicos, demonstrando sua eficácia no combate aos sinais neurológicos da cinomose canina.
Noni cura cinomose
Como última etapa deste trabalho, buscou-se avaliar as lesões no sistema nervoso de cães com estado avançado de cinomose, que foram submetidos à eutanásia.
Foram coletadas várias áreas do encéfalo de 7 cães (cerebelo, colículo rostral, colículo caudal, obex, pedúnculo cerebelar e telencéfalo) para análises histopatológicas e imunohistoquímicas.
Após avaliação histopatológica, foi observado que a área mais afetada foi o pedúnculo cerebelar, e os principais achados foram processo inflamatório e desmielinização.
A imunohistoquímica confirmou os resultados histopatológicos, com marcações em todas as áreas do encéfalo e, contrariando a literatura os neurônios foram as células que apresentaram mais marcações virais. Noni cura cinomose.
TORRES, Mylena Andréa Oliveira. Eficácia da Morinda citrifolia (noni) no tratamento de cães com sintomatologia neurológica infectados pela Ehrlichia canis e pelo vírus da cinomose. 2016. 188 f. Tese (Doutorado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2016
Noni cura cinomose
EXTRAÇÃO DA POLPA DA FRUTA NONI
Como usar Noni para cinomose?
Como usar Noni para cinomose?
dosagem : dar suco noni seringa sem agulha na boca do animal até umas 3 á 4 vezes por semana , essa é a dosagenm que dou para julie a para chiquita animais pequenos como chiquita comecei 5 ml até 10 ml animais maiores como a julie dou 20 ml. Noni cura cinomose.
O que é bom para tratar cinomose?
“Como é transmitida por vírus, nós não temos remédios que atacam diretamente o vírus. Antibióticos atuam contra bactérias. Nós usamos antibióticos durante o tratamento da cinomose para prevenir infecções secundárias. Usamos vitaminas, imunoestimulantes e, também, alguns antivirais.
A polpa do noni é uma ótima alternativa para o tratamento da cinomose canina. Noni cura cinomose.
Como dar a fruta noni para cachorro?
Como dar a fruta noni para cachorro?
dar suco noni seringa sem agulha na boca do animal até umas 3 á 4 vezes por semana , essa é a dosagenm que dou para julie a para chiquita animais pequenos como chiquita comecei 5 ml até 10 ml animais maiores como a julie dou 20 ml Noni cura cinomose.
Qual o melhor antibiótico para cinomose?
Qual o melhor antibiótico para cinomose?
Geralmente médicos veterinário utilizam antibioticos, para controle das infecções secundárias causadas pelo virus da Cinomose. O ideal seria você consultar o seu médico veterinário e ver se ele recomenda o Antibiótico Doxiciclina 80 mg - 20 Comprimidos para o seu caso.
A polpa do noni é uma ótima alternativa para o tratamento da cinomose canina. Noni cura cinomose.
Qual remédio caseiro para curar cinomose?
Qual remédio caseiro para curar cinomose?
Não existe um remédio caseiro que cure a Cinomose. Alimentos como o quiabo, que se popularizaram com a ideia de que tratam a doença, não são considerados de fato tratamentos, até podem atuar, em alguns casos, como suplemento vitamínico, mas apenas ajudando no fortalecimento do sistema imunológico do animal.
O que é Noni para que serve?
O que é Noni para que serve?
Na Polinésia, acredita-se que o suco de noni serve como fruta medicinal há mais de dois mil anos para o tratamento de diversas doenças relacionadas ao sistema imunológico. O suco de noni é usado para combater bactérias, infecções virais, parasitárias, fúngicas e tumores.
Quais as chances de um cão com cinomose sobreviver?
Quais as chances de um cão com cinomose sobreviver?
Tratamento e Prevenção
Não há um remédio específico para o vírus responsável pela condição, mas com um tratamento de suporte – ou seja, tratamento dos sintomas – é possível dar chance para que o corpo do animal se fortaleça e combata a cinomose. A taxa de sobrevivência, no entanto, é muito baixa: aproximadamente 15%.
O que é bom para tratar cinomose?
Cinomose: o que é, sintomas, tratamento e cura
Você já ouviu falar em cinomose? É uma doença canina (veja outras doenças de cachorros aqui) viral e altamente contagiosa que pode levar à morte ou deixar graves sequelas nos cachorros que se curam dela. No entanto, conseguimos prevenir a cinomose e, assim, evitar que nossos cachorros sofram e a transmitam para outros animais. Mas antes de falarmos sobre prevenção, sintomas, tratamento e cura, vamos entender direitinho o que é cinomose.
O que é cinomose?
A cinomose canina é uma doença infectocontagiosa que afeta cachorros causada por um vírus da família Paramyxovirus, do gênero Morbilivírus. Ela é altamente contagiosa e costuma acometer cães que ainda não terminaram o esquema vacinal (filhotes) ou que não costumam receber o reforço anual da vacina múltipla (V8, V10 ou V11).
Cinomose em gatos
O nome “cinomose” já nos diz muito sobre a doença, já que o prefixo “cino” sempre é referente aos cachorros. Sendo assim, seu caráter infeccioso se restringe apenas aos cães, ou seja, a cinomose não afeta os gatos.
Sintomas da cinomose
O vírus se replica nas células sanguíneas e sistema nervoso central do animal. Nos estágios iniciais da doença, um sintoma bastante comum é a diarreia, uma vez que o sistema digestório é, geralmente, o primeiro a ser atingido. Em um estágio um pouco mais avançado da doença, o sistema respiratório é acometido, sendo observadas secreções normalmente amareladas e densas saindo pelo nariz e região dos olhos.
Na fase mais tardia da doença, acontece o acometimento do sistema nervoso central, que é quando o animal passa a ter o andar desorientado e tremores musculares que podem evoluir para crises de convulsões.
Sintomas da cinomose
Apatia
Perda de apetite
Diarreia
Vômito
Febre
Secreções oculares (remela em grande quantidade)
Secreções nasais (pus)
Convulsões
Paralisias
Tiques nervosos
Falta de coordenação
No exame de sangue, é observada a diminuição da imunidade do animal devido à replicação do vírus no sistema linfático. Um cão infectado elimina o vírus pela urina, fezes e secreções (nasal e ocular) até 90 dias após a exposição ao vírus. Portanto é importante evitar seu contato com outros cachorros durante o período em que está doente.
Como a doença é transmitida?
O cachorro pode pegar cinomose, ou seja, ser contaminado pelo vírus, de diversas formas. Entre elas, pelo contato com secreções, urina e fezes infectadas pelos animais doentes. Além disso, casinha, cobertores e alimentos dos animais infectados também são fontes de infecção. Filhotes e idosos são mais susceptíveis às doenças infecto-contagiosas por terem o sistema imunológico um pouco menos ativo.
Vale lembrar que o contato não necessariamente precisa ser direto/ próximo. A infecção pode acontecer, por exemplo, quando passeamos com nosso pet em locais pelos quais passaram animais doentes que eliminaram o vírus na rua, em parques ou outros locais públicos.
Consultórios veterinários também requerem atenção. Se seu pet não possui o quadro de vacinas completo, não permita que ele tenha contato com outros cães, com o chão ou gaiolas que não foram higienizadas.
Qual o tratamento para a cinomose?
Não há medicamentos antivirais eficazes para combater a doença. No entanto, o tratamento consiste em tratar os sintomas causados nos diferentes sistemas acometidos:
Antibiótico e anti-pirético para as infecções secundárias no sistema digestório e respiratório, além de aliar expectorantes, bronco dilatadores e antieméticos.
Soro (fluidoterapia), para corrigir a desidratação causada pela diarreia.
Anticonvulsivante para as crises convulsivas devido ao acometimento do sistema nervoso.
Suplementos nutricionais e terapias alternativas, como a acupuntura, para melhorar a resposta imunológica do animal para combater o vírus também são utilizadas.
Sequelas
O animal que teve a doença evoluída ao estágio de acometimento do sistema nervoso pode ficar com tremores musculares, andar desordenado e/ou crises convulsivas por toda sua vida, mesmo não portando mais o vírus.
Neste caso, o animal sequelado terá de ter auxílio de sessões de fisioterapia e acupuntura para melhorar o quadro, além de fazer uso de anticonvulsivante em alguns casos.
Como prevenir a cinomose?
Basta realizar a vacinação anual do seu cachorro. A vacina para cinomose está dentro do pacote oferecido pelas vacinas V8 , V10 e V11. No caso de filhotes, devem receber três a quatro doses da vacina a partir de 45 dias de vida, com intervalo de 21 a 30 dias entre as aplicações. Apenas depois da última dose seu sistema imunológico estará apto a combater o vírus caso haja contato com ele, sendo liberados os passeios na coleira.