Bases Neuronais da Gaguez

Somos uma equipa multidisciplinar de investigação à gaguez. Estamos sediados em Portugal e reunimos conhecimentos em neurociências cognitivas, métodos de neuroimagem (EEG, MRI, fMRI e MEG), assim como em terapia da fala para a gaguez.

Em 2020, estabelecemos um protocolo de colaboração com o intuito de gerar sinergias que nos permitam desenvolver projetos inovadores na área da gaguez. Em particular, estamos interessados em investigar as alterações neurológicas associadas à fluência em pessoas que gaguejam.

Estamos a iniciar um projeto que visa avaliar as mudanças neurofisiológicas (com base na aquisição de sinais de EEG - eletroencefalograma) associadas à terapia da fala.


A nossa investigação tem como missão alargar o conhecimento sobre as bases neuronais da gaguez, utilizando técnicas de neuroimagem aliadas às mais avançadas práticas terapêuticas.

A gaguez crónica afeta cerca de 1% da população mundial. Embora os seus sintomas sejam conhecidos por todos (repetições, prolongamentos e bloqueios na fala), a origem e os mecanismos biológicos da gaguez constituem um dos mais antigos mistérios da humanidade.

Importantes avanços científicos nas últimas décadas sugerem que falhas de desenvolvimento cerebral poderão estar na origem desta perturbação da comunicação. No entanto, quer os circuitos neuronais, quer os mecanismos neurobiológicos da gaguez permanecem, até hoje, desconhecidos.

Procuramos adultos que gaguejam para participar neste estudo. O seu contributo ajudará futuras gerações.