Equipa

João Correia

Investigador pós-doutorado em neurociências cognitivas com foco na produção e perceção de fala

CienciaVitae

“A ciência é cumulativa e requer um esforço coletivo para obter as respostas que tanto desejamos.”

“Espero que o nosso trabalho contribua para um entendimento mais completo da gaguez, e que estimule novos métodos de intervenção para uma perturbação que continua, geração após geração, sem respostas definitivas.”

Investigador FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia), tendo recebido o competitivo fundo ‘Estimulo ao emprego científico (CEEC-IND)’ em Outubro de 2019 para integrar a equipa do prof. Karl-Magnus Petersson. O seu projeto intitulado ‘A combined neuroimage and machine-learning approach to investigate persistent developmental stuttering’ engloba (i) identificar neuro-marcadores de eventos fluentes e disfluentes em indivíduos que gaguejam, de modo a (ii) desenvolver e (iii) testar novas formas de tratamento utilizando sistemas ‘homem-máquina’ baseados em sinais EEG (eletroencefalograma).

Licenciado em Engenharia Informática (2005), foi engenheiro de software na Siemens, Lisboa (2005-2008), tem um mestrado em engenharia Biomédica, Patras e Estocolmo (2008-2010), doutoramento em Neurociências Cognitivas, Maastricht (2010-2014) e trabalha como investigador pós-doutorado desde 2014 (Maastricht, New Haven, San Sebastian). Tem inúmeras publicações internacionais em revistas com alto impacto no campo da neuroimagem da linguagem e fala. Recebeu as bolsas Erasmus e Erasmus Placements durante o mestrado, ‘Marie Curie’ durante o doutoramento, ‘Erasmus-Mundus’ durante visita ao Haskins Labs (Yale University, USA), e ‘Juan de La Cierva’ durante pós-graduação em Espanha. É ainda investigador afiliado no BCBL (Basque Center on Cognition Brain and Language), Espanha.

Mónica Rocha

Terapeuta da fala com especialização em perturbações da fluência e doutorada em ciências da cognição e linguagem

CienciaVitae

“As respostas que encontramos através da ciência geram mais questões para as quais procuramos mais respostas…e assim o mundo evolui e desvendamos um pouco do véu dos fenómenos aparentemente inexplicáveis”

“O impacto da gaguez não se limita às disfluências observadas na fala. A complexidade inerente à gaguez tem exigido uma ampla e detalhada investigação para que se compreenda a sua multifatoriedade. Espero que este trabalho contribua para esta causa e que permita tornar a intervenção terapêutica cada vez mais eficaz”

Terapeuta da Fala do Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul do Centro Hospitalar Universitário do Algarve e na clínica SAN – Saúde Integrativa. Divide a prática clínica com a sua prática académica.

Para além da licenciatura em Terapia da Fala terminou recentemente o doutoramento em Ciências da Cognição e da Linguagem pela Universidade Católica Portuguesa. É Pós-graduada em European Clinical Specialization in Fluency Disorders, Thomas Moore University (2012) e Mestre em Neurociências Cognitivas e Neuropsicologia pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.

O interesse pelas perturbações da Fluência, sobretudo gaguez levou-a a dedicar-se cada vez mais ao ensino. Participa regularmente em Pós graduações pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão e pelo Instituto CRIAP. Dinamiza cursos na área das Perturbações da Fluência pela SeedGo e pelo Instituto EPAP, desde 2016.

Realiza ainda outras atividades como revisão de artigos científicos na área das Perturbações da Fluência em diversas revistas “peer Review”; Participação em painéis de peritos para diversos questionários, estudos e outros projetos (ex: Dicionário Terminológico de Terapia da Fala – capítulo das Perturbações da Fluência). Atualmente é Coordenadora do departamento de Fluência da Comissão de Boas Práticas da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala.

Jaqueline Carmona

Terapeuta da fala e professora assistente na área das perturbações da fluência.

CienciaVitae

“Ciência é uma palavra para descrever de modo sucinto o método utilizado para organizar a curiosidade.”

“Perspetivo que o nosso trabalho seja um contributo para a compreensão da gaguez, que se identifica no geral com aparente facilidade, mas que é muito complexa. Quer quanto à sua causa multifatorial, quer quanto à intervenção com pessoas que gaguejam.”

Prof. Assistente do Departamento de Terapia da Fala, Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Especialista em Terapia e Reabilitação – Terapia da Fala; Pós-graduação European Clinical Specialization in Fluency Disorders, Thomas Moore University, anterior Lessius (2008); Licenciatura em Terapia da Fala (2003); Licenciatura em Linguística pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa, 1999.

Cocoordenadora da Pós-graduação em Terapia da Fala – Intervenção na Infância

Professora na Pos-graduação ECSF

Representante da ESSA no Consorcium European Clinical Specialization in Fluency Disorders

Clínica de Diagnóstico Check-up Roma em Lisboa

PIN – Progresso Infantil em Paço de Arcos

Membro do conselho editorial do International Journal of Phonetics and Audiology

Representante no Comité ‘Professional Liaisons’ da International Fluency Association

Reconhecimento pelo European Fluency Specialist

Coordenadora da Comissão de Boas Práticas da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala

Representante na International Cluttering Association

Investigadora em diferentes projetos na área das perturbações da fluência.