17/09 - Hoje é um dia muito especial! aniversário da nossa vice-coordenadora geral do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP) e coordenadora da Cátedra Paulo Freire da Amazônia.
O NEP agradece à professora Tânia Regina Lobato dos Santos, pelos seus ensinamentos, pela amorosidade e por aceitar contribuir diariamente o desafio de ser educadora popular 💙🩵
O Grupo de Educação Popular com Idosos (GEPI), vinculado ao Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP/UEPA), convida você para a roda de conversa: “Pedagogia do Envelhecimento: um olhar sobre as práticas do NEP com idosos”
O evento faz parte das comemorações pelos 30 anos do NEP 🎉
📅 05 de setembro de 2025 (sexta-feira)
🕖 19h
📍 On-line
▶️ Transmissão no YouTube: NEP UEPA OFICIAL
📜 Com certificação para participantes
💡Não percam esse conversatório fantástico para refletirmos sobre uma "Pedagogia Filosoficamente Menina da Pergunta"!
👤 Prof. Dr. Walter Omar Kohan é professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) do Brasil, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Vice-coordenador do GT de Filosofia da Educação de ANPED e Coordenador do GT "Filosofar e ensinar a filosofar" da ANPOF. Foi Presidente do Conselho Internacional para a Investigação Filosófica com crianças (ICPIC).
Áreas principais de atuação: ensino de filosofia, infância, filosofia da educação, filosofia antiga e contemporânea.
🗓️ Dia 2 de junho às 18:00 horas, no Auditório Paulo Freire da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus I, localizado na Rua do Una, nº 156 - Bairro Telégrafo - CEP 66050540 - Belém-Pará-Brasil.
💙 O evento é organizado pelo Grupo de Estudos e Trabalho em Educação Freireana e Filosofia (GETEFF) do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP).
Início das atividades em comemoração aos 30 anos do NEP
Mestrandas e Doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará, contempladas pelo Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, estiveram presentes na Reunião de Recepção para Estudantes Intercambistas da Universidad Nacional de La Plata (Argentina).
As pesquisadoras do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire realizarão pesquisas através da parceria entre Secadi/MEC e CAPES, pelo edital conjunto entre as universidades: UEPA, UFT e UFRN.
O Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da Universidade do Estado do Pará (NEP/UEPA) apoia e se solidariza com os Povos Indígenas, Quilombolas e Professores que ocupam a Sede da Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC) com a pauta de Revogação da Lei 10.820 de 2024 e a Exoneração do Secretário de Educação do Estado do Pará (SEDUC) em busca da consolidação de uma Educação Escolar Indígena no Estado do Pará (EEI/PA) de qualidade, intercultural e diferenciada.
19/12 - Hoje é um dia muito especial, aniversário da nossa coordenadora geral do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire, editora da Revista Cocar e coordenadora da Rede de Educação Inclusiva na Amazônia.
O NEP agradece à professora Ivanilde Apoluceno de Oliveira, pela sua força, ensinamentos, pela amorosidade e por aceitar contribuir diariamente o desafio de ser educadora 💙🩵
O menino conectivo e patrono da educação brasileira encontrou-se com o Griot, poeta, político e pai das políticas afirmativas e da Lei 10.639. Paulo Freire e Abdias Nascimento, titãs do intelecto nacional, serão aclamados em um círculo de aquilombamento cultural organizado pelo Núcleo de Educação Popular Paulo Freire-NEP, em meio a espirais pedagógicas entre o Aquilombamento nascimentista e o Esperançar freireano.
📍 Formato Presencial Sala do NEP: Térreo do Bloco "Castelinho" em frente a sala de videoconferência e próxima do Auditório Paulo Freire.
Endereço: Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) Campus I da Universidade do Estado do Pará (UEPA) - Rua do Una, nº 156 - Bairro: Telégrafo, CEP: 66050540, Belém - Pará.
AJUDE O POVO TEMBÉ A COMBATER OS INCÊNDIOS NA TERRA INDÍGENA ALTO RIO GUAMÁ
A comunidade Tembé enfrenta uma grave crise climática provocada pelos incêndios florestais que atingem a Terra Indígena Alto Rio Guamá. Muitas famílias estão em situação de vulnerabilidade social, com a fumaça representando um perigo considerável para crianças e idosos, dificultando o acesso à Terra de onde retiram seus alimentos. É imperativo agir rapidamente para garantir o acesso a ALIMENTO, RECURSO FINANCEIRO, ÁGUA POTÁVEL, MATERIAL PARA PRIMEIROS SOCORROS e MATERIAL para combater as chamas e proteger as comunidades. Cada doação é fundamental para preservar vidas e manter a integridade do território Tenetehar. Sua ajuda pode fazer a diferença. Apoie o Povo Tembé Tenetehar!
PIX – KOKOIXUMTI TEMBÈ – CPF – 51163268291 – LIDERANÇA INDÍGENA DA ALDEIA ZAWARA UHU DA TERRA INDÍGENA ALTO RIO GUAMÁ.
LOCAL DE COLETA DAS DOAÇÕES: Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) - Endereço: Rua do Una, nº 156 - Telégrafo - Belém - Pará.
OBS: Melhores dias para recebermos as doações 11, 12, 13 e 14 de novembro de 2024 de 8 da manhã às 17 da tarde.
Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP) presente e apoiador no XIII Encuentro RIIE-2024 (La Red Internacional de Investigadores Y Participantes Sobre Integración/Inclusión Educativa - RIIE, Instituto Tecnológico de Querétaro em Colaboración Com Redlat, Clacso: Estudios Críticos Em Discapacidad Y Renadesi-Anuies) com o tema: Deudas Y Desafíos De La Educación Em Iberoamérica Com Las Personas Com Discapacidad: Acciones Políticas Y Éticas Para Enfrentarlos, nos dias 25 e 26 de Outubro. Evento Virtual Gratuito. Horário México: 8:10 a 16:00 horas e Sábado de 8:00 a 15:00 horas.
Nossos educadores irão dialogar e debater nossas pesquisas nos eixos temáticos do evento.
Agradecemos por toda construção de conhecimento e partilha com as pessoas que contribuíram para o encontro @riievirtual
Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP) presente e apoiador no XIII Encuentro RIIE-2024 (La Red Internacional de Investigadores Y Participantes Sobre Integración/Inclusión Educativa - RIIE, Instituto Tecnológico de Querétaro em Colaboración Com Redlat, Clacso: Estudios Críticos Em Discapacidad Y Renadesi-Anuies) com o tema: Deudas Y Desafíos De La Educación Em Iberoamérica Com Las Personas Com Discapacidad: Acciones Políticas Y Éticas Para Enfrentarlos, nos dias 25 e 26 de Outubro. Evento Virtual Gratuito. Horário México: 8:10 a 16:00 horas e Sábado de 8:00 a 15:00 horas.
Nossos educadores irão dialogar e debater nossas pesquisas nos eixos temáticos do evento.
Agradecemos por toda construção de conhecimento e partilha com as pessoas que contribuíram para o encontro @riievirtual
Paulo Reglus Neves Freire completaria hoje 103 anos de idade. O recifense é considerado o Patrono da Educação Brasileira.
Freire defendeu uma interação e uma comunicação menos hierarquizadas entre educador e educando, educadores e educandos são sujeitos do processo de aprendizado.
Nós, educadoras e educadores, celebramos seus esforços e sua busca por uma educação libertadora. Celebremos o legado de Paulo Freire para o Brasil e para o mundo. Vamos permanecer na luta! Somos resistência.
Uma homenagem do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP)
17/09 - Hoje é um dia muito especial, aniversário da nossa vice-coordenadora geral do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire e coordenadora da Cátedra Paulo Freire da Amazônia.
O NEP agradece à professora Tânia Regina Lobato dos Santos, pela sua força, ensinamentos, pela amorosidade e por aceitar contribuir diariamente o desafio de ser educadora 💙🩵
O Grupo de Estudos e Trabalho em Educação indígena, vinculado ao Núcleo de Educação Popular Paulo Freire, em parceria com o Centro de Formação e Saberes Ka’apor, convida a comunidade acadêmica para a roda de conversa sobre "Educação Popular e processos de Pedagogias Próprias" com o professor convidado Arturo Osorio, da Universidad Autónoma Comunal de Oaxaca (México). O evento nos possibilita conhecer os processos de educação popular que são realizados na cidade de Oaxaca/México e criar laços para pensar outras formas de fazer Educação Popular.
🗓️ Data: 10 de setembro, de 17h às 19h
📍 Local: UEPA/CCSE, bloco VI (mestrado).
🌟 📚 16 de Agosto - Dia da(o) Filósofa(o) 📚🌟
Hoje celebramos aquelas e aqueles que nos desafiam a questionar, refletir e transformar o mundo.
Parabéns a todes profissionais da área
💡 #diadofilósofo #reflexoes #educação
O Grupo de Estudos e Trabalho em Educação Freireana e Filosofia (GETEFF), vinculado ao Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP) convida o público para a formação de educadores/as populares intitulada "Contribuições da Boniteza Freireana no Ensino de Filosofia com Crianças". A formação será ministrada pela Profª. Ma Fabíola Barroso Cabral com participação da Profª Drª Ivanilde Apoluceno (NEP/UEPA) e a Profª Drª Tânia Lobato (NEP/UEPA), com mediação da Profª Maria Costa (NEP/UEPA).
🗓️ Dia 22/08, às 17h, transmissão pelo canal oficial do NEP no YouTube (@nepuepaoficial)
As submissões podem ser realizadas até o dia 22/07/2024 no site do evento: https://eventos.congresse.me/icnpeei
1. O I Congresso Nacional de Práticas de Ensino na Educação Inclusiva receberá e publicará em seus Anais, textos no formato de Resumo Expandido.
2. Poderão ser enviadas contribuições de estudos/pesquisas em andamento ou concluídos, ensaios teóricos, bem como relatos de experiências de ensino, extensão ou pesquisa com enfoque em práticas educacionais inclusivas.
3. A apresentação será realizada de forma on-line no dia 02 de agosto de 2024.
4. Serão aceitos trabalhos com até 5 autores, sem limite de trabalhos por autor.
5. Os autores devem seguir as seguintes normas:
a) O texto deverá ser redigido no programa Word e ter, *no mínimo DUAS* e *máximo de QUATRO páginas*.
b) O texto deverá ser redigido em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 cm, formatação justificada, folha A4, margens superior e esquerda 3,0 cm, inferior e direita 2,0 cm, apresentado na seguinte organização:
- título com letras maiúsculas;
- deve conter, ainda, três a cinco palavras-chave;
- as referências devem conter todas as obras cujos autores foram citados no texto.
I Congresso Nacional de Práticas de Ensino na Educação Inclusiva (CNPEEI)
Para realizar sua inscrição, acesse o site: https://eventos.congresse.me/icnpeei
Sobre o congresso
A educação inclusiva coloca os profissionais da Educação diante do desafio de ensinar a todos os discentes, sem reduzir o ensino a padronizações, mas acolhendo as diferenças e adequando recursos, métodos e estratégias às necessidades estudantis, sejam elas quais forem. Assim, o I Congresso Nacional de Práticas de Ensino na Educação Inclusiva (CNPEEI) almeja romper com a suposta distância entre os conhecimentos teóricos e práticos, a fim de que os/as gestores/as, professores/as, pós-graduandos/as e graduandos/as (futuros/as professores/as) participantes consigam encontrar subsídios para a reflexão e descoberta de caminhos para a superação dos desafios que são enfrentados, cotidianamente, na concretização de uma educação para todos. Para tanto, além de mesas, conferências e apresentação de trabalhos, serão desenvolvidas “Oficinas” durante o evento, as quais estarão voltadas, principalmente, para o oferecimento de atividades pertinentes ao desenvolvimento de ações inclusivas em sala de aula.
Propõe-se abordar práticas pedagógicas condizentes com uma Educação valorizadora da diversidade e comprometida com a aprendizagem e desenvolvimento de todo e qualquer discente, tendo por objetivo promover discussões, reflexões e aprendizagens relacionadas ao desenvolvimento de práticas de ensino inclusivas no âmbito da Educação Básica, que focalizem o público-alvo da educação especial.
O CNPEEI é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia do Câmpus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará e dos Programas de Pós Graduação em Educação e em Ciências da Reabilitação da Universidade Federal da Bahia.
Seu formato é semipresencial e haverá apresentação virtual de resumos expandidos. As atividades presenciais ocorrerão na UFMS em Corumbá-MS, UFAM em Manaus-AM, UEPA em Belém-PA e UFBA, em Salvador-BA.
I Congresso Nacional de Práticas de Ensino na Educação Inclusiva (CNPEEI)
Nos dias 1 e 2 de agosto de 2024, Belém fará parte do I Congresso Nacional de Práticas de Ensino em Educação Inclusiva.
As inscrições estão abertas até 30 de julho, com vagas limitadas. Os interessados em apresentar trabalhos devem fazer a submissão até 15 de julho.
O CNPEEI é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia do Campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Ciências da Reabilitação da Universidade Federal da Bahia.
O formato é semipresencial e as conferências e palestras estão distribuídas entre as Universidades, para que os congressistas das demais localidades possam assistir através de uma plataforma de acesso restrito, fazer perguntas e comentários. A apresentação de trabalhos será totalmente virtual e as oficinas presenciais, por isso, não existe a possibilidade de participação 100% on-line. O/A congressista deve indicar a localidade de participação presencial no ato da inscrição.
É com imensa satisfação que anunciamos a Programação em alusão ao Autismo com o tema Cine NEP: A valorização das capacidades e respeito a não-indiferença.
A programação será a exibição de um filme e depois uma roda de conversa.
O Grupo de Apoio aos Familiares e Cuidadores de Pessoas Autistas - GRUPO APOIA, se une às vozes de todo o mundo em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo com o tema "Valorize as Capacidades e Respeite os Limites".
Todos os nossos dias são de busca por compreensão, respeito, aceitação e inclusão, pois reconhecemos as habilidades únicas de cada pessoa no espectro autista que amamos e respeitamos seus limites. Neste 2 de abril, vamos criar um mundo onde todos possam brilhar, respeitando os limites de cada jornada extraordinária.
Lembrete:📝 Antes de se inscrever no Programa de Apoio Socioeconômico - Incentivo Acadêmico, leia o edital e verifique se você está enquadrado(a) nos critérios pré-estabelecidos.
O Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP) esteve presente e foi apoiador no II Encontro de Educação Popular Feminista na Amazônia, que aconteceu nos dias 13 e 14 de março, no Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará - UFPA.
Nossos pesquisadores apresentaram trabalhos nos círculos de vivências em educação popular:
1. A EDUCAÇÃO POPULAR FEMINISTA E O ECOFEMINISMO: O EMPODERAMENTO FEMININO POR MEIO DO TRABALHO ARTESANAL DE MULHERES RIBEIRINHAS: BEATRIZ SIQUEIRA NUNES, LUCIANA MEIRELES PINHEIRO, MARCELA DA CRUZ DOS REIS E IRIS DIAS DA SILVA.
2. ANDARILHANDO CAMINHOS DE MULHERES QUE SE FAZEM EM AMOROSIDADE E CIÊNCIA: JEOVANI DE JESUS COUTO, CYNTIA FRANÇA CAVALCANTE DE ANDRADE DA SILVA E LYANDRA LAREZA DA SILVA MATOS.
3. INTERSECCIONALIDADE E LEITURA FEMINISTA: NATÁLIA DE ANASTÁCIA DOS SANTOS MACIEL
4. (DE)COLONIALIDADE E GÊNERO: CAROLINE BARROS DA SILVA, KYMBERLI LUANA SANTOS RAMOS, HENRIQUE DE MORAES JUNIOR E FABRÍCIO TAVARES DE MORAES.
5. TRANSGREDINDO PRÁTICAS EDUCACIONAIS MACHISTAS: POR PEDAGOGIAS FEMINISTAS: ANA MARIA MACIEL CORREA E NATÁLIA DE ANASTÁCIA DOS SANTOS MACIEL.
6. EDUCAÇÃO POPULAR, SABERES E RESISTÊNCIA: CAMINHOS PARA UMA PRÁXIS LIBERTADORA: LETICIA LAGES ASSUNÇÃO, SHELDA ALVES SOARES E DANIELA PONCIANO OLIVEIRA.
7. ESTRATÉGIAS PARA ALCANÇAR UMA EDUCAÇÃO POPULAR FEMINISTA POR MEIO DE CÍRCULOS DE CULTURA NO CURSINHO POPULAR ESPERANÇAR (NEP/UEPA): THAMIRES AMANDA GAVINHO BAIA, BEATRIZ SIQUEIRA NUNES E THAÍS ANDRESSA GAVINHO COUTINHO.
8. GÊNERO, SURDEZ E CAPACITISMO: UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS DE UMA MULHER NEGRA SURDA SOBRE VIOLÊNCIA: RENATA FERREIRA SIQUEIRA, WALDMA MAÍRA MENEZES DE OLIVEIRA E CYNTIA FRANÇA CAVALCANTE DE ANDRADE DA SILVA.
Dialogamos e debatemos com todos os grupos que pautam a educação popular feminista em seus espaços. Agradecemos por toda construção de conhecimento e partilha com as pessoas que contribuíram para o encontro, em especial a Profa. Dra. @adriane.lima.359 coordenadora geral do evento @feministaep .
NEP e a Educação Popular Feminista, presente! ✊🏾💙🩵♀️
Nos dias 13 e 14 de março acontecerá o II Encontro de Educação Popular Feminista na Amazônia com o tema "Os Feminismos Afro-Indígenas na Pan-Amazônia".
Te inscreve! Haverá emissão de certificados com carga horária aos/às participantes.
Período de Inscrições: 19/01/2024 a 12/03/2024
ÚLTIMA OPORTUNIDADE!
SUBMISSÕES PRORROGADAS
*O prazo de envio ocorrerá até o dia 03 de março*.
Haverá Publicação em E-book - Resumo da Apresentação da proposta Comunicação Oral: 3 páginas. Prazo para envio do Resumo Expandido Completo: 30/04/2024 - 6 a 8 páginas. Qualquer participante inscrito pode submeter até 02 trabalhos. Total de 04 autores em cada trabalho.
Resumos, podcasts e vídeos no *II Encontro de Educação Popular Feminista na Amazônia* com o tema: "Os Feminismos Afro-Indígenas na Pan-Amazônia".
As submissões são abertas para lideranças, membros de movimentos sociais, organizações sociais, estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação, professores da educação básica, professores da educação superior e interessados/as na temática do encontro.
*Círculos de Vivências em Educação Popular*:
1) Feminismo comunitário, economia solidária e ecofeminismo.
2) Feminismo negro, colonialismo, interseccionalidade e encarceramento.
3) Mulheres, religiosidade, saberes ancestrais.
4) Gênero, sexualidade, identidade LGBTQIAP+, lesbianidades e novas masculinidades.
5) Cursinho popular e escolarização.
6) Feminismos, inclusão de mulheres com deficiência
O evento será no formato presencial e acontecerá no Auditório do bloco B do ICED, localizado na Universidade Federal do Pará (UFPA).
Endereço: Rua Augusto Corrêa, 01 - Guamá. CEP: 66075110. Belém - Pará - Brasil.
Hoje dia do direito internacional das mulheres vamos agendar nosso encontro e exercer nosso direito a intelectualidade. Então, te organize e venha dialogar conosco.
Homens também são bem-vindos, se organizem e venham somar conosco.
Feliz dia do direito internacional das Mulheres 💙🩵
O Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP) homenageia todas as mulheres! Em especial às pesquisadores do núcleo. Que seja um dia feliz, de reconhecimento e afirmação do direito à vida e de vida digna para todas as mulheres.
Que os demais dias sejam de encorajamento e de luta por direitos e justiça às vítimas de todas as formas de violência.
Um abraço freireano.
Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP) presente na mesa: apresentação dos grupos de pesquisa e extensão do CCSE
O Grupo de Estudos e Trabalho em Educação Freireana e Filosofia (GETEFF), vinculado ao Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP) convida o público para a formação de educadores populares, onde será discutido o capítulo IV da obra “Pedagogias e Narrativas Decoloniais”. *Dia 07/03 de 16h até 18h, Local: Sala do NEP
Endereço: Universidade do Estado do Pará (UEPA) Campus I - Rua do Una, nº 156 - Bairro: Telégrafo, Belém - Pará, CEP: 66050540. Sala no térreo do Bloco "Castelinho" em frente a sala de videoconferência.
No dia 02 de março de 2024, mergulhamos em uma formação incrível com a Profa. Ma. Scheilla Abbud sobre o tema “Esperançar é incluir: possibilidades de atenção a educandos/as com necessidades específicas”, explorando maneiras de oferecer uma educação inclusiva. Professores e convidados do Cursinho Popular Esperançar estão se capacitando para aprimorar ainda mais nosso atendimento aos alunos. Estamos animados para compartilhar esse aprendizado e garantir um 2024 repleto de sucesso para todos. Fiquem atentos, logo iniciaremos nossas aulas! 📚✨
Nos dias 29, 30 novembro e 01 de dezembro de 2023 acontecerá o VI Colóquio Internacional de Diálogos Sul-Sul com o tema "Território, Saúde, Cultura e Educação na Perspectiva dos Povos Amazônidas".
O evento acontecerá na Aldeia Zawara Uhu da Terra Indígena do Alto Rio Guamá, localizada no Município de Santa Luzia do Pará.
Haverá emissão de certificados com carga horária aos/às participantes.
O evento será em formato híbrido, pois terá transmissão no site do evento.
Período de Submissão de Resumo Expandido, Podcast e/ou Vídeo: até 15/11/2023
Resultado dos Trabalhos: 20/11/2023
Período de Inscrição Participante: até 29/11/2023
Submissões de resumos expandidos, podcasts e vídeos no VI Colóquio Internacional Diálogos Sul-Sul com o tema: "Território, Saúde, Cultura e Educação na Perspectiva dos Povos Amazônidas". As submissões são abertas para lideranças, membros de movimentos sociais, organizações sociais, estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação, professores da educação básica, professores da educação superior e interessados/as na temática do colóquio.
Haverá Publicação em Anais.
Eixos Temáticos:
1) Povos das Amazônias e Território;
2) Povos das Amazônias e Saúde;
3) Povos das Amazônias e Cultura;
4) Povos das Amazônias e Educação;
5) Povos das Amazônias e Envelhecimento; e
6) Povos das Amazônias e Universidade, Ciência e Produção de Conhecimento.
O Clube de Leituras Amazônidas: pensamentos indígenas e diaspóricos em movimento, do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP/UEPA), terá o seu segundo encontro dialógico a partir da grande intelectual Cida Bento. A obra para o debate será "O Pacto da Branquitude": Introdução e Capítulo I - Pacto Narcísico.
O encontro ocorrerá no dia 10/11/2023 na Sala do NEP (Centro de Ciências Sociais e Educação - CCSE, Campus I da Universidade do Estado do Pará - UEPA), térreo do "Castelinho", em frente a sala de videoconferência e próxima do Auditório Paulo Freire.
O GELPEA em parceria com o NEP inaugurou um grupo de estudos para leitura dialogada das obras de bell hooks. Nossos encontros são mensais e online, em dias pactuados coletivamente.
No momento estamos lendo a obra Ensinando Comunidade: uma pedagogia da esperança
RESUMOS APROVADOS - APRESENTAÇÃO PÔSTER EM FORMATO DIGITAL.pdf
REGRAS ESPECÍFICAS PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTER
Os Pôsteres serão debatidos em salas de comunicações com mediações de professores convidados, devendo ser apresentado em formato digital para projeção multimídia, não sendo necessária a confecção de banner. MODELO PARA PÔSTER (CLIQUE AQUI E FAÇA O DOWNLOAD)
Nome dos(as) autores(as) e título deve ser igual ao Resumo submetido.
Tempo de Apresentação: Pôster em formato digital - 10 minutos
04/10/2023 - 18:00 - 19:00h
05/10/2023 - 18:00 - 19:00h
ORGANIZAÇÃO DO RESUMO SUBMETIDO PARA PUBLICAÇÃO EM MEIO ELETRÔNICO NO FORMATO ANAIS DE EVENTOS.
A digitação e a formatação do texto devem seguir as orientações abaixo:
O resumo deve conter 1500 caracteres com espaço no total incluindo e 3 palavras-chave. Informar o nome completo e instituição do(s) autor(es) no máximo 03 (três), telefone e e-mail dos autores para contato. Conteúdo: Objetivo, Metodologia e Resultados de pesquisas ou Relatos de experiências educativas sobre Educação de Jovens e Adultos - EJA e/ou Educação Popular, Referências (caso tenha citação);
O texto em forma de resumo deve ser estruturado em torno de 1 (uma) página;
O limite estabelecido entre 1 (uma) página considera Objetivo, Metodologia e Resultados de pesquisas ou Relatos de experiências educativas sobre Educação de Jovens e Adultos - EJA e/ou Educação Popular e Referências (caso tenha citação).
MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO
Expositor de Pôster
Os Pôsteres têm como finalidade a apresentação de trabalho decorrente de pesquisas em andamento ou experiências de ensino em realização. O tema do Pôster deverá se relacionar com um dos temas do Encontro, podendo ser submetido por estudantes de graduação e de pós-graduação, professor da Educação Básica e/ou professor da Educação Superior. Pretende-se que o Pôster seja debatido em salas de comunicações com mediações de professores convidados. As propostas de Pôsteres serão avaliadas e selecionadas pelo Comitê Científico, conforme as normas definidas para a sua submissão de resumo e avaliação.
Ouvinte
Serão aceitas no VIII Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos - ALFAeEJA (pré-abertura em Belém) e XVIII Jornada Paulo Freire inscrições de ouvintes sem apresentação de trabalho. Poderão se inscrever nessa modalidade professores da Educação Básica e da Educação Superior, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e estudantes de graduação.
PROGRAMAÇÃO
Inscrição Gratuita
Evento híbrido com certificado: 30 horas
🗓️ Fique ligado na nossa programação!
Confira os momentos enriquecedores que teremos entre 4 a 5 de outubro!
Lembramos que as inscrições para ouvintes estão abertas: Participante
Participantes: Prof. Dr. Jofre Jacob da Silva Freitas (PROPESP); Prof. Dr. Anderson Madson de Oliveira Maia (Direção do CCSE); Profª. Drª. Edite Maria da Silva de Faria (MPEJA-UNEB); Profª. Drª. Marta Genú Soares (PPGED-UEPA); Profª. Drª. Ivanilde Apoluceno de Oliveira (NEP-UEPA); Profª. Drª. Eula Regina Lima Nascimento (FÓRUM EJA); Prof. Dr. Salomão Antonio Mufarrej Hage (FÓRUM EDUCAÇÃO DO CAMPO); Prof. Dr. Antonio Pereira (MPEJA-UNEB) Gabriel da Silva Parente (NEP-UEPA).
9:30 - Homenagem - entrega de brindes aos convidados
10.00h – CONFERÊNCIA (Sob o esperançar freireano: nos olhares e perspectivas da EJA)
Conferencista: Ivanilde Apoluceno de Oliveira – UEPA/PPGED-UEPA
Mediadora: Profª. Drª. Edite Maria da Silva de Faria – MPEJA-UNEB
11:00 – Lançamento de livros
11h:30 - Atividade cultural: Ingrid Lima – Voz e guitarra; Antônio Adevaldo da Costa Fonseca – bateria.
Tarde
14:00 h – Mesa – Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos
Participantes: Prof. Dr. Sulivan Ferreira de Souza (UFPA); Prof. Dr. Salomão Antonio Mufarrej Hage (UFPA), Prof. Dr. Sergio Roberto Moraes Corrêa (NEP-UEPA) e Profª. Drª. Marta Rosa Farias de Almeida Miranda Silva (MPEJA-UNEB).
Mediação: Profª. Drª. Kátia do Socorro Carvalho Lima (UEPA-UNAMA).
16:00H – Mesa – A EJA em diferentes contextos
Participantes: Proª. Drª. Tânia Regina Lobato dos Santos (NEP-UEPA), Profª. Drª. Eula Regina Lima Nascimento (UFPA), Profª. Drª. Edite Maria da Silva de Faria (UNEB) e Prof. Dr. Antonio Pereira (MPEJA-UNEB).
Mediação: Profª. Drandª. Milene Vasconcelos Leal Costa (UEPA/UFPA)
Noite
18h - Atividade cultural
Uma releitura dos personagens lendários da Amazônia retratando o imaginário popular
(Heloisa Junes – Pará Leitura), Boto (Carlos Daniel – Pará Leitura) e Yara (Helen Barradas Pará Leitura), dançarinas de carimbó (Débora Leão e Riane Pará Leitura), na guitarra (Ingrid – Pará Leitura) em carimbolando com o Boi Fabuloso (Leandro – Pará Leitura), Texto – Conto Matinta (Waldenor – Pará Leitura)
18:00-19:00h – Exposição de Pôster em formato digital (presencial ou online)
05/10/2023
Manhã
08:45h Atividade cultural - Grupo de capoeira: Expressão Capoeira (Douglas - integrante do cursinho esperançar)
9:00h-12:00h – Mesa – Relatos de Pesquisas e Práticas educativas sobre Educação de Jovens e Adultos
Participantes: Luciana Meireles Pinheiro (NEP/UEPA); Mestranda Yumi Nascimento Watanabe (MPEJA/UNEB); Profª. Mª. Keila de Jesus Morais Lobato (NEP-UEPA); Profª. Drª. Georgina Negrão Kalife Cordeiro (UFPA);
Mediação: Profª. Mª Scheilla de Castro Abbud Vieira – (NEP-UEPA)
Tarde
14:00 -17:00h - Mesa – Relatos de Pesquisas e Práticas educativas sobre Educação de Jovens e Adultos ou exposição de trabalhos
Participantes: Waldenor Pinheiro Santos (NEP/UEPA); Profª. Mestranda. Hilmara Silva dos Santos (MPEJA/UNEB); Profª. Mª. Joyce Karina Lima Rocha (NEP-UEPA), Brenda Karolliny dos Reis Melo (NEP-UEPA) e Profª. Drandª. Gilda Maria Maia Martins Saldanha (NEP-Espaço Acolher).
Mediação: Gabrielly Soares Pinheiro (NEP-UEPA)
17:00 – 18:30h – Exposição de Pôster em formato digital (presencial ou online)
Noite
18:30h - Encerramento/atividade cultural: Grupo Atrixma - Guilherme Victor Siqueira dos Santos; Gustavo Pantoja Barbosa e Edilberto Jander da Silva Araujo
PROMOÇÃO
MPEJA- UNEB
NEP/UEPA
PPGED/UEPA
Coordenação: Dra. Ivanilde Apoluceno, Dra. Edite de Faria e Dra. Marta Rosa Miranda Silva
Condições para submissão de Resumo: 1500 caracteres com espaço (uma página em formato word ou pdf) e 3 palavras-chave. Informar o nome completo e instituição do(s) autor(es) no máximo 03 (três), telefone e e-mail dos autores para contato. Conteúdo: Objetivo, Metodologia e Resultados de pesquisas ou Relatos de experiências educativas sobre Educação de Jovens e Adultos - EJA e/ou Educação Popular, Referências (caso tenha citação).TEMPLATE PARA RESUMO
VIII ENCONTRO INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - ALFAeEJA (PRÉ-ABERTURA EM BELÉM)
Tema: Sob o esperançar freireano: novos olhares e perspectivas para a Educação de Jovens e Adultos nos dez anos do MPEJA
XVIII JORNADA PAULO FREIRE
Tema: Sob o esperançar freireano: nos olhares e perspectivas para a educação popular nos 28 anos do NEP
Inscrição Gratuita
Evento híbrido com certificado
Nos dias 04 e 05 de outubro acontecerá a pré-abertura em Belém do VIII Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (ALFAeEJA) com o tema "Sob o esperançar freireano: novos olhares e perspectivas para a Educação de Jovens e Adultos nos dez anos do MPEJA" e a XVIII Jornada Paulo Freire com o tema "Sob o esperançar freireano: nos olhares e perspectivas para a educação popular nos 28 anos do NEP".
O evento acontecerá no Auditório Paulo Freire, localizado no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), Campus I da Universidade do Estado do Pará (UEPA).
Haverá emissão de certificados com carga horária aos/às participantes.
O evento será em formato híbrido, pois terá transmissão no canal NEP UEPA OFICIAL e contará com tradução simultânea em Libras:https://youtube.com/@NEPUEPAOficial
Período de submissão de resumo: 12 a 25/09/2023
Período de avaliação dos resumos: 26 a 30/09/2023
Resultado da avaliação dos resumos: 02/10/2023
Período de inscrição como ouvinte: 12 a 03/10/2023
O Grupo de Estudos e Trabalho em Educação Freireana e Filosofia (GETEFF), em conjunto com o Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP), convida o público interessado a participar da formação que acontecerá no dia 04 de agosto às 15:00 horas.
Local: Sala de defesa do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), Campus I da Universidade do Estado do Pará (UEPA).
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE BELEZA NA INFÂNCIA.pdf
É com grande satisfação que convidamos a comunidade acadêmica do PPGED-UEPA para participar desta Roda de Conversa com a Profª Drª Madalena Klein sobre o tema "Práticas Interculturais na Educação dos Surdos" a ser realizada no dia 20 de Junho de 2023 às 10:00 horas na Sala de Defesa do PPGED - UEPA.
Formação geral do NEP 💙 todos os membros dos grupos de estudos e trabalhos estão convidados!
Dia: 06/06/2023 às 18 horas
Local: Sala de Defesa do PPGED - UEPA.
Mediação: Dra. Ivanilde Apoluceno de Oliveira.
O Grupo de Educação Popular com Estudantes Quilombolas - GEPEQ, do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire - NEP, da Universidade do Estado do Pará - UEPA, convida para a Roda de Conversa com o tema: “Ancestralidade, Gênero e Racismo na Educação”, com a Professora Doutora Honoris Causa Zélia Amador de Deus, que será realizada no dia 02 de junho de 2023, às 15 horas na sala de defesa do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED/UEPA, localizada na Travessa Djalma Dutra s/n -Telégrafo, Belém-Pará.
Mesa Dialogada: A educação na perspectiva de bell hooks: decolonialidade, alteridade e amorosidade.
Organização: Grupo de Leitura "Estudos de bell hooks" do GELPEA/UEPA, Coordenação de Estágio Supervisionado em Letras, Coordenação de Residência Pedagógica de Linguagens. Apoio: Núcleo de Educação Popular "Paulo Freire"/UEPA.
Dia: 25 de maio de 2023
Horário: 19h
Local: Sala de Defesa do PPGED
Formato: híbrido - será enviado link aos participantes
O Clube de Leituras Amazônidas: pensamentos indígenas e diaspóricos em movimento, do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP/UEPA), terá o seu primeiro encontro dialógico a partir da grande intelectual Bell Hooks. Os textos que devem ser lidos para o debate são: Ensinando a Transgredir, Capítulo 4 e Ensinando a Comunidade, Prefácio e Ensinamento 1.
O encontro ocorrerá no dia 08/05/2023, no NEP, localizado na Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus I, às 15h. Vem dialogar conosco!
#Paratodosverem, card em fundo marrom, dispõe no centro da parte superior o título "Clube de Leituras Amazônidas: pensamentos indígenas e diaspóricos em movimento". No lado direito está o convite para dialogar conosco dois textos da autora Bell Hooks: Ensinando a Transgredir: capítulo 4 e outro texto intitulado Ensinando a Comunidade: prefácio e ensinamento 1. Do lado esquerdo está a imagem de flores e na frente a imagem da escritora Bell Hooks, mulher negra, meia idade e de cabelos presos, na cor preta. Sorriso no rosto e tem olhos castanhos escuros. No canto inferior, à esquerda do card está disposto as leituras disponíveis, número de telefone de Whatsapp (91) 99142-5696, data do encontro, que será dia 08/05/2023. O local será na sala do NEP/UEPA e horário, às 15h. No canto inferior à direita está as inscrições por meio de um Qrcode. Abaixo está a logo circular do NEP, tendo sobre sua circunferência a escrita Núcleo de Educação Popular Paulo Freire. Ao lado a logo da UEPA (Universidade do Estado do Pará). Por fim, a logo do CCSE (Centro de Ciências Sociais e Educação). Vem dialogar conosco!
Roda de Conversa: A Contribuição do Pensamento de Ivanilde Apoluceno à Educação Popular
O evento é uma parceria do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP) com o grupo de Pesquisa em Pensamento Social e Educacional das Margens Amazônicas, realizarão uma roda de conversa no dia 31 de março, com a professora Dr.ª. Ivanilde Apoluceno de Oliveira, da Universidade do Estado do Pará (UEPA), para abordar questões da educação popular na Amazônia, a partir do pensamento educacional de Paulo Freire. O evento será realizado no Auditório Paulo Freire, Centro de Ciências Sociais e Educação - CCSE - Campus I UEPA , de 9h:30 às 12:00h.
Em 15 de março acontecerá o Encontro com Walter Kohan, no Auditório do Centro Universitário FIBRA - Av. Gentil Bittencourt 1144, Bairro: Nazaré. Entre Av. Generalíssimo Deodoro e Trav. 14 de Março, CEP: 66.040-174. O evento é organizado pelo Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP). Fique atenta/o às redes sociais do NEP para acompanhar a programação desse encontro.
Sobre um fundo de cor azul claro constam as seguintes informações:
Na parte superior esquerda, há uma imagem de Paulo Freire, com uma sombra azul clara, rosto avermelhado, com óculos de leitura, bigode, barba e cabelos brancos até a altura do pescoço. Na parte superior direita, há os logos em forma de círculo do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire – NEP (cor azul claro); do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED (cor branco e vermelho); do Grupo Infância, Cultura e Educação - ICEI (cor verde claro) e do Fórum de Educação Infantil do Pará – FEIPA (cor branco, roxo, azul e verde claro).
Abaixo, no meio da imagem, com uma sombra verde escuro, está escrito em letra de cor branco, encontro com Walter Kohan. Abaixo, também no meio, está escrito em letra de cor azul escuro, Quarta / 15 de Março / Manhã 09:00 às 11:30 / Tarde 14:30 às 17:30 Local: Auditório do Centro Universitário FIBRA - Av. Gentil Bittencourt 1144, Bairro: Nazaré. Entre Av.Generalíssimo Deodoro e Trav. 14 de Março, CEP: 66.040-174.
Abaixo, na parte esquerda, fundo verde escuro, está a imagem de Walter Kohan, homem branco, com casaco preto, camisa azul escuro e com boina preta na cabeça. Ao lado, no centro da imagem, fundo azul claro, está escrito em letra de cor vermelho, Livros em Lançamento e Pré-venda. Ao lado, na parte direita, fundo marrom, de uma barraca, está a imagem de Ivanilde Apoluceno, mulher branca, com blusa rosa, óculos e colar dourado.
Abaixo, na parte esquerda, consta o livro de capa cor cinza, rosa, amarelo, azul claro e azul escuro, intitulado em letra de cor preto, Caderno de Atividades Pedagógicas em Educação Popular. Ao lado, consta o livro de capa cor rosa, bege e vermelho, intitulado em letra de cor preto, Uma viagem de sonhos impossíveis. Ao lado, na parte direita, consta o livro de capa cor rosa claro e cinza, intitulado em letra de cor rosa escuro e preto, Tramas Conceituais sobre o pensamento educacional de Paulo Freire. Ao lado, consta o livro de cor rosa escuro, rosa chá e rosa bebê, intitulado em letra de cor preto, Paulo Freire: um menino de 100 anos.
Abaixo, na parte esquerda, consta o ícone da Plataforma YouTube, em cor vermelho, fundo branco, escrito ao lado com letra em de cor vermelho: Transmissão no YouTube NEP UEPA OFICIAL. Na parte direita, escrito com letra em cor vermelho: Haverá certificação. #Fimdadescrição
Programação
"Encontro com Walter Kohan"
Local: Auditório do Centro Universitário FIBRA - Av. Gentil Bittencourt 1144, Bairro: Nazaré. Entre Av. Generalíssimo Deodoro e Trav. 14 de Março, CEP: 66.040-174.
Data: 15/03/2023
Horário: 09:00 às 19:00
Abertura cultural - 09:00
1° mesa - 09:30 às 11:30 - "Ensino de Filosofia com Crianças" - Walter Kohan e Ivanilde Apoluceno
2° mesa - 14:30 às 16:00 - Diálogo sobre os livros do NEP, "Tramas Conceituais sobre o pensamento educacional de Paulo Freire" - Ivanilde Apoluceno e Isabell Neri. "Caderno de atividades pedagógicas em educação popular" - Tânia Lobato e Yago Melo
3° mesa - 16:00 às 17:30 - "Paulo Freire e Infância" - Walter Kohan
17:30 às 19:00 - Lançamento de livros
Apoio: NEP, PPGED, ICEI, FEIPA e Centro Universitário FIBRA.