Tenho realizado produções culturais há mais de 40 anos:
Ator, Diretor Teatral, Arte-Educador, Produtor Cultural e Facilitador de Jogos de Integração
Iniciei meus trabalhos com teatro em 1983, por meio de um grupo de Teatro Experimental, com direção de Sérgio Correa, tendo participado, como ator, em performances e teatro de rua, em 1983 e 1984
Participei, como ator, do Grupo Tabefe (Grupo Teatral da Caixa Econômica Federal), tendo encenado, em 1993, no Teatro da FAAP, o espetáculo “Papo de Anjo”, com texto e direção de Olair Coan.
No período de 1994 a 1996 foi Diretor Cultural da APCEF-SP (Associação de Pessoal dos Funcionários da Caixa Econômica Federal).
Desde 1997 sou diretor do Grupo de Teatro Beleléu Cia de Artes apresentando para comunidades, empresas e escolas várias peças teatrais, dentre elas: "Quem conta um canto aumenta o encanto", “Romeu e Julieta"(teatro de bonecos adaptado do livro de história infantil de Ruth Rocha), "Vida sim, drogas não", "O Exercício", "Subo Neste Palco" e "Os Suspeitos".
Participei de grupos de Biodança desde 1993.
Desde 2007 sou membro do Fórum de Cultura do Butantã, onde, como Agente e Articulador Cultural, busco auxiliar os coletivos artísticos da Região do Butantã, na busca de fomento para suas produções
Desde 1983 sou Educador Social e Arte-educador, desenvolvendo trabalhos em vários projetos: Casa da Juventude (projeto da antiga Febem), oficinas e workshops de teatro e Teatro do Oprimido, vivências e oficinas de jogos de integração, de grupo, criatividade e criação literária em escolas, parques, igrejas, empresas e comunidades.
Faço recreação para crianças e adultos e é DJ.
Experiência na organização de eventos culturais, artísticos, lazer e educativos.
Escrevi e publiquei dois livros de poesia: "Almejando a Paz" e "Garoa de Poesia".
Nos anos de 2009 e 2010 participei como oficineiro cultural de teatro, do projeto “Criança em Ação” pela subprefeitura do Butantã, em São Paulo.
Sou coordenador do Projeto Caie (Cultura, Arte, Integração e Educação), voltado a educadores, educandos e colaboradores de empresas, no qual realiza dinâmicas de grupo, atividades lúdicas, motivacionais, de integração de grupo e de formação, tendo desenvolvido módulos do projeto nos seguintes locais: Coobert- Cosméticos-SP, EMEF Esperidião Rosa, EMEF Brasil- Japão, EMEF Ibrahim Nobre, Microlins-Unidade Jandira-SP, CEI Nossa Senhora de Assunção, DRE-Butantã (3ª Jornada Pedagógica- 2015), Colgate/Palmolive, Universidade Ibirapuera, Instituto Blandina Meirelles, ANDDDES (Agência Nacional de Defesa e Garantia dos Direitos Difusos a Educação e Saúde), entre outros.
Realizo Intervenções Teatrais, junto às empresas, por ocasião da SIPAT.
Coordeno o Projeto Fazendo Arte (projeto que visa a integração dos diversos elementos de expressão da arte: teatro, dança, canto, artes visuais e literatura- por meio de oficinas simultâneas que se encontram no final do projeto).
Desde 1995 organizo “Saraus” itinerantes em residências, bares e clubes, entre outros locais.
Ministrei, nos meses de fevereiro/ março e outubro/novembro de 2016, na Casa de Cultura do Butantã, a oficina “Elaboração de Projetos Culturais”.
Ministrei o minicurso “Teatro do Oprimido: uma perspectiva para atuação no campo psi”, ocorrida na II Jornada da Saúde – Psicologia, da Universidade Ibirapuera (outubro/2016).
Ministrei a oficina de Teatro do Oprimido no Centro Comunitário Sinhazinha Meirelles (maio/2017).
Ministrei na Casa de Cultura do Butantã e Casa de Cultura de Santo Amaro a oficina de “Elaboração de Projetos Culturais” (junho e julho/2017).
Ministrei o workshop “Teatro do Oprimido: um novo olhar, uma nova perspectiva”, na Casa de Cultura do Butantã (janeiro/2018).
Ministrei em 2019 na Casa de Cultura de Santo Amaro e Biblioteca Pública Marcos Rey a oficina de “Elaboração de Projetos Culturais” (fevereiro e agosto/2019)
Ministrei o workshop “Teatro do Oprimido: Um novo olhar, uma nova perspectiva”, no cursinho popular Carolina Maria de Jesus, em Campina do Monte Alegre/SP (outubro/ 2019)
Ministrei, de fevereiro/2019 a novembro/2019, a oficina teatral “Teatro para Todos” (Técnicas Teatrais), na Casa de Cultura do Butantã, pela Secretaria de Cultura da Cidade São Paulo.
Membro da Comissão de Avaliação do Programa VAI I, da Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo (2019).
Ministrei, de março a dezembro de 2020, presencialmente (março) e virtualmente (a partir de maio), a oficina “Teatro Para Todos” (Técnicas Teatrais), Casa de Cultura do Butantã, pela Secretaria Municipal de Cultura/SP.
Ministrei, de abril a novembro/2021, a oficina “Teatro Para Todos” (Técnicas Teatrais), Casa de Cultura do Butantã, pela Secretaria Municipal de Cultura/SP.
Membro da Comissão de Avaliação do PROAC - Editais, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo (2022).
Ministrei em setembro e novembro/2022 o Workshop/Vivência Os Jogos e Exercícios no Teatro do Oprimido – “Um Novo Olhar. Uma Nova Perspectiva”, na Casa de Cultura do Butantã.
Ministrei de junho a novembro/2023, a oficina “Teatro Para Todos” (Técnicas Teatrais), no Polo Cultural do Parque Chácara do Jockey, pela Secretaria Municipal de Cultura/SP.
Fui Coordenador de Equipe (Pirituba/Perus), pelo Programa Vocacional, da Secretaria Municipal de Cultura (2023).
Ministrei, desde abril/2024, a oficina “Teatro Para Todos” (Técnicas Teatrais), no Polo Cultural do Parque Chácara do Jockey, pela Secretaria Municipal de Cultura/SP.
Desde agosto/2024 sou Articulador de Território da região Sudoeste, do Programa Vocacional, da Secretaria Municipal de Cultura.
Produzi, de 2006 a 2024, vários eventos culturais, dentre os quais:
1ª Mostra de Cenas Curtas de Teatro do Butantã" (2006).
3ª, 4ª , 5ª, 6ª, 7ª, 8ª, 9ª, 10ª, 11ª e 12ª Mostras de Cultura do Butantã (a 9ª Mostra de Cultura do Butantã foi realizada com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura, Programa de Ação Cultura – ProAC) – (2007 a 2019).
"Aniversário de 106 anos do Butantã" (2007 ).
"1º, 2º,3º, 4º e 5º Ciclos de Leituras Públicas de Textos Teatrais Semiencenadas" (os 3º, 4º e 5º Ciclos de Leituras Públicas de Textos Teatrais Semiencenadas contaram com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura, Programa de Ação Cultural/ProAC-2009, 2010 e 2011) – (2007 a 2012).
"1º Encontro de Corais do Butantã" (2007).
"Workshop e Contação de Histórias" (2007).
"Cabeça de Nêgo" (por ocasião da Semana da Consciência Negra, em 2008)".
6ª Festa Mineira em Cotia ( 2009).
A peça teatral "O Último Romântico" de Guilherme Bonfim, (que ficou em cartaz, no Teatro Bibi Ferreira, em junho de 2009.
1ª e 2ª Baladas de Música Eletrônica do Butantã" (projetos aprovados pelo Programa VAI do Município de São Paulo em 2009 e 2010).
Participação no projeto “Peabiru, o caminho suave”(projeto contemplado junto ao FEMA, da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo), pela Associação Cultural da Comunidade do Morro do Querosene (em 2010/2011), sendo responsável pela Coordenação e Produção do espetáculo teatral, inserido dentro do projeto.
Aniversário da Elis Regina no Butantã, pelo Coletivo Pimentinha (março de 2014).
Espetáculo de dança “Doce Encanto” com o grupo Kridans (que ficou em cartaz na Casa de Portugal - 2014).
Shows de Dinho Nascimento e Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene na Copa da Cultura (realizados em junho e julho de 2014, por meio do concurso Copa da Cultura do Ministério da Cultura) pela Associação Cultural da Comunidade do Morro do Querosene.
Leituras Públicas de Textos Teatrais Semiencenadas – 2 Leituras, 2 Homenagens,(projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura, Programa de Ação Cultural ProAC-ICMS (setembro/2014), pela Coopcult –Cooperativa de Produção de Arte e Cultura.
“Celebrando os 70 anos do nascimento de Elis Regina”, pelo Coletivo Pimentinha (março/2015).
FAMQ - Fonte de Artes do Morro do Querosene (Projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura, Programa de Ação Cultura – ProAC ), pela Associação Cultural da Comunidade do Morro do Querosene (agosto/2015).
Mostra Caldeirão’27 (Projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura, Programa de Ação Cultural – ProAC) pelo Grupo Caldeirão da Cooperativa Paulista de Teatro (outubro/2016).
O evento “Guarani sem Fome” na Casa de Cultura do Butantã, pelo Teatro Salada Vinte e Beleleu Cia de Artes (março/2017).
Participação do projeto “De Palco em Palco”, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, como Diretor do espetáculo “Alimentando a imaginação...Degustando o saber” , apresentando-se nas Casas de Cultura do Butantã e de São Mateus pelo grupo Beleléu Cia de Artes (agosto /2018).
Produção do espetáculo “O luar que nos abriga”, de Guilherme Bonfim, ficando em cartaz no Teatro Irene Ravache/Shopping Raposo, pelo Grupo Teatro da Cidade (Novembro/2018) e Espaço Parlapatões (março/2019).
Produzi, o FAMQ Live 2020 (Festival de Artes do Morro do Querosene), que aconteceu virtualmente, pela Associação Cultural da Comunidade do Morro do Querosene (outubro/2020).
Dirigi e apresentei, virtualmente, o espetáculo “Subo Neste Palco” com o grupo Beleléu Cia de Artes, pelo projeto “É Da Quebrada”, da Via Cultural (novembro 2020).
Dirigi, produziu e apresentou, virtualmente, o espetáculo “Subo Neste Palco”, com o grupo Beleléu Cia de Artes, pela Secretaria Municipal de Cultura/SP (Casa de Cultura do Butantã) em parceria com a Vila Arte Produções (fevereiro 2021).
Produzi os espetáculos musicais “Elas Por Elas” e “Samba da Elis Homenageia Elis Regina, pela Secretaria Municipal de Cultura/SP (Casa de Cultura do Butantã), em parceria com a Vila Arte Produções (março/2021).
Produzi o FAMQ 2021 (Festival de Artes do Morro do Querosene), pela Associação Cultural da Comunidade do Morro do Querosene – Agosto/2021 (Projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Programa de Ação Cultural – ProAC).
Produzi o espetáculo musical “Banda Negão Again no Mês da Consciência Negra”, pela Secretaria Municipal de Cultura/SP (Casa de Cultura do Butantã), em parceria com a Vila Arte Produções (novembro/2021).
Produzi o espetáculo musical “Samba,Cartão Postal do Brasil”, com Felipe Doro, pela Secretaria Municipal de Cultura/SP (Casa de Cultura do Butantã), em parceria com a Vila Arte Produções (dezembro/2021).
Produzi o espetáculo teatral “O Gigante Invasor - Histórias do Zé do Brejo”, com o Grupo Teatral Bambarce, pela Secretaria Municipal de Cultura/SP (Casa de cultura do Butantã), em parceria com a Vila Arte Produções (dezembro/2021).
Produzi e Dirigi o espetáculo teatral “Subo Neste Palco”, do grupo teatral Beleleu Cia de Artes, pela Secretaria Municipal de Cultura/SP (Casa de Cultura do Butantã), em parceria com a Vila Arte produções (junho/2022).
Produzi e dirigi a Contação de Histórias “Uma Homenagem à Minha Ancestralidade”, conduzida pela Contadora de Histórias Fernanda Araujo, pela Secretaria Municipal de Cultura/SP – Casa de Cultura do Butantã (julho 2022).
Produzi o espetáculo musical Elas Por Ela, com Marta Corrêa, pela Secretaria Municipal de Cultura/SP (Casa de Cultura do Butantã), em parceria com a Vila Arte produções (dezembro/2022).
Produzi o espetáculo musical Samba da Elis, pela Secretaria Municipal de Cultura/SP (Casa de Cultura do Butantã), em parceria com a Vila Arte produções (dezembro/2022).
Produzi o evento “7º Aniversário do Parque Chácara do Jockey” / Inauguração do Polo Cultural do Parque Chácara do Jockey, pela Secretaria Municipal de Cultura (abril/2023).
Produzi e Dirigi o espetáculo teatral “Subo Neste Palco”, do grupo teatral Beleléu Cia de Artes, pela Secretaria Municipal de Cultura/SP (Polo Cultural do Parque Chácara do Jockey), em parceria com a Vila Arte produções (abril/2023)
Produzi o espetáculo musical “Bando de SP”, pela Secretaria Municipal de Cultura no Polo Cultural Parque Chácara do Jockey (julho/2023).
Produzi o espetáculo musical “Samba da Elis”, pela Secretaria Municipal de Cultura no Polo Cultural Parque Chácara do Jockey (agosto/2023).
Produzi e dirigi o espetáculo/vivência teatral “O Exercício”, do grupo Beleléu Cia de Artes, pela Secretaria Municipal de Cultura, na Casa de Cultura do Butantã (setembro/2023).
Produzi o espetáculo musical “Cris Olímpio”, pela Secretaria Municipal de Cultura/SP - Casa de Cultura do Butantã (novembro/2023).
Produzi o evento “8º Aniversário do Parque Chácara do Jockey” / Inauguração do Polo Cultural do Parque Chácara do Jockey, pela Secretaria Municipal de Cultura (maio/2024).
Produzi o 32º Aniversário da Casa de Cultura do Butantã (maio e junho/2024).
Elaborei projetos artísticos e culturais para enquadramento nas leis de incentivo à cultura (municipal, estadual e federal), bem como projetos para busca de apoio direto, junto a possíveis patrocinadores e/ou apoiadores.
Links Eventos e Produção com a minha participação:
Conheça o meu portfólio de experiência artística e pedagógica.