"Não importa se os animais são incapazes ou não de pensar. O que importa é que eles são capazes de sofrer." (Jeremy Bentham, 1748-1832)
O Núcleo de Justiça Animal (NEJA) é um projeto de extensão da UFPB elaborado com o intento de pensar, discutir e promover os direitos dos animais, realizar eventos e formar multiplicadores da Justiça Animal.
Esperamos que curtam nossa página e convidamos vocês a participarem dos eventos propostos.
OS ANIMAIS AGRADECEM!
O Núcleo de Justiça Animal (NEJA) iniciou suas atividades de extensão em maio/2016, como "Núcleo de Extensão em Justiça Ambiental", na Universidade Federal da Paraíba, visando debater os direitos dos animais e o reforçar políticas, leis e regulações ambientais.
Nosso trabalho naquele ano levou à realização do "I Curso de Introdução aos Direitos dos Animais" e do "I Seminário Paraibano de Direito Animal", além da divulgação de notícias e outros eventos em nossa página.
Em 2017, o projeto passou a se chamar "Núcleo de Extensão em Justiça Animal", assumindo seu foco no "Direito Animal", reconhecendo-o como um ramo autônomo do Direito, que adquire cada vez mais espaço na atualidade, frequentemente abordado em debates sociais e jurídicos.
Em 2018, além dos eventos para o público, realizarmos algumas pesquisas e levantamentos para diagnosticar a realidade que os animais enfrentam, seja no campus universitário, na cidade ou em nosso Estado. Além disso, foram dadas algumas palestras e oficinas em escolas da rede municipal de João Pessoa, PB.
Em 2019, seguimos com o foco nos eventos de divulgação científica, mas também denunciando casos de maus-tratos a animais que chegam até nós provenientes de vários locais da Paraíba.
Esperamos que, cada vez mais, a sociedade perceba o mal que é a normalização e a banalização do sofrimento animal. Estas condutas, além de moralmente reprováveis, acabam por impulsionar outros tipos de violência.