Núcleo de Estudos em Biotecnologia e Nanotecnologia
O Laboratório de Tecnologia Farmacêutica desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, entre as quais destacam-se: (I) Desenvolvimento de formulações (nanocarreadores, formas farmacêuticas e sistemas de liberação controlada); (II) Caracterização farmacotécnica, química, física e físico-química de formulações farmacêuticas; (III) Obtenção e aplicação de biomateriais no desenvolvimento de produtos para saúde; (IV) Difusão do conhecimento científico (metodologia e conteúdo voltado a produtos farmacêuticos).
O Laboratório de Pescado e Cromatografia Aplicada (LAPESCA) tem como objetivo atender as demandas de ensino, pesquisa e extensão. Dessa forma, desenvolve atividades voltadas principalmente para análises cromatográficas aplicadas a alimentos e biopolímeros.
O Laboratório de Pesquisa e Análise de Alimentos e Contaminantes (LAPAAC) fornece suporte para a realização de aulas práticas de componentes curriculares, tais como "Métodos Físicos de Análises Aplicadas, Bioquímica e Análise de Alimentos" e "Estágio Modular" – ofertados para o Curso de Graduação em Farmácia. Na pesquisa, as principais linhas de estudos se concentram na "Caracterização Química e no Controle de Qualidade de Alimentos" – particularmente, em parâmetros instrumentais e sensoriais de cacau e chocolates, coordenado pelo Prof. Dr. Sérgio Eduardo Soares – e em "Bioquímica de Alimentos" – particularmente, em caracterização estrutural/funcional de proteína, peptídeos bioativos e nutrição experimental, coordenado pelo Prof. Dr. Ederlan de Souza Ferreira. O LAPAAC tem como objetivo realizar análises e estudos relevantes de composição química, identidade/controle de qualidade e de propriedades funcionais de alimentos e bebidas.
O Laboratório de Cristalografia e Macromoléculas (LACRIMA) desenvolve estudos relacionados à expressão e purificação de proteínas heterólogas de agentes infeciosos para ensaios biológicos e triagem fenotípica de inibidores da produção de estafiloxantina e piocianina.