“Não tínhamos nenhum brinquedo comprado.
Fabricamos nossos papagaios, piões, diabolô.
A noite de mãos livres e pés ligeiros era: pique, barra-manteiga, cruzado”
(O Menino e o Povoado, Candido Portinari, 1958)
Observa com atenção as obras do pintor Cândido Portiari. O tema das obras escolhidas é a infância, ou as brincadeiras infantis. Observa, sente e pensa....
Meninos Soltando Pipas, 1947, óleo sobre tela, 60X74 cm
Menino com Pião, 1947, óleo sobre tela, 1947
Meninos no Balanço, 1960, óleo sobre tela, 61X49cm
Futebol, 1935, óleo sobre tela, 97X130cm
Após a cuidadosa observação, identifica e conversa com os teus colegas sobre quais brincadeiras estão apresentadas nos quadros do pintor.
Tu já desenhaste utilizando o computador?
Que tal experimentar?
Acessa o aplicativo de Desenhos e reproduz uma das brincadeiras identificadas nos quadros. Utiliza as formas disponíveis no programa.
Sugere-se ao professor: Salvar os trabalhos e organizar uma exposição em sala de aula.
O professor deve também conduzir os momentos de reflexão a partir da vivência. Estimulando o debate e levantando questões como:
Para a última etapa da sequência didática, sugere-se que os alunos sejam convidados a realizar um desenho livre com o tema: Que tipos de trabalho infantil atrapalha a infância? (Deve-se pensar e registrar quais os tipos de trabalho infantis são mais conhecidos pelos alunos.)
O trabalho deve ser realizado inicialmente em um rascunho e posteriormente deve ser realizado na cartolina, conforme especificações do edital do concurso cultural do MPT na Escola.
Materiais de apoio.