ENEVOADO

Nosso trabalho foi criado a partir das experiências que os 3 participantes do grupo estão vivenciando neste período de isolamento social devido ao Covid-19. Buscamos trabalhar com algo que nos identificasse e pudesse expressar o que não só nós, como os outros alunos vêm enfrentando.

Apresentamos como personagem principal uma nuvem, pois além de ser algo fácil de ilustrar, tem um grande sentido por trás. A nuvem simboliza o movimento, a passagem do chuvoso para o solar, como diria a música “Quando a Chuva Passar”, da cantora Ivete Sangalo: “Quando a chuva passar / Quando o tempo abrir / Abra as janelas / E veja eu sou o sol”. Buscamos representar a partir disso a esperança e certeza de que os tempos difíceis passarão.

Também buscamos exprimir nossos sentimentos ruins e a maneira como fugimos deles. Infelizmente, as notícias ruins se alastraram nas mídias sociais, gerando uma sensação pessimista e cética na população. Por isso, a “leve alienação” foi uma maneira de fuga, visto que só poderíamos mudar o mundo se nós mesmos temos convicção “de nós mesmos”. Só conseguimos renovar o cenário de fora se mudarmos o de dentro.

Desejamos através dos quadrinhos, também, expressar nossa gratidão por todos os privilégios, e aproveitá-los para tirarmos uma lição positiva de tudo isso. O autocuidado, a introspecção, o autoconhecimento e a descoberta de atividades novas e prazerosas foram essenciais para permanecermos firmes.

Buscamos representar nas ilustrações cores que nos transmitem alegria, leveza, paz e espiritualidade. Optamos por desenhos mais meigos/delicados para buscar no leitor seu lado mais emotivo e reflexivo. Em suma, o processo criativo foi divertido de fazer!

Trabalho produzido por Brenda Menezes Pregardier, Gabriela Anraku de Ccampos e Lucas Cardozo da Rosa.