Filatelia Temática em formato pdf
Coleção elaborada em 2009. A coleção de Sérgio Pedro esteve patente desde do dia 4 de Janeiro de 2010 até ao dia 14 de Janeiro de 2010 na UNIR - Associação dos Doentes Mentais, Famílias e Amigos do Algarve
A coleção aqui apresentada procura chamar atenção para o quanto a saúde mental é valorizada pela sociedade atual apresentando-se várias peças filatélicas que abordam diretamente ou indiretamente esta temática.
Esta coleção explora a evolução da psicologia aplicada, utilizando selos e carimbos postais para ilustrar o desenvolvimento desta ciência. O autor traça a transição da disciplina desde a sua separação da filosofia no final do século XIX até à consolidação de diversas correntes teóricas modernas.
Nesta coleção apresentamos uma compilação de material filatélico alusivo à psicologia explicando ao longo da mesma o que é a psicologia aplicada.
Segundo os dados de Organização Mundial de Saúde, uma em cada quatro pessoas sofre de alguma doença mental ao longo da sua vida e 450 milhões padecem atualmente.
Em primeiro à que assinalar que as pessoas com criatividade tem maior risco de sofrer ansiedade, perturbação bipolar, esquizofrenia, depressão ou perturbação obsessiva ou compulsiva. Esta informação foi publicada pela BBC decorrente de um estudo realizado pelo Instituto Karolinska na Suécia.
De todas as figuras ligadas à psicologia talvez Sigmund Freud seja a mais importante de todas, pois, apesar de ainda hoje as suas teorias levantarem muita controvérsia, a sua investigação científica permitiu que a psicologia e a mente humana fosse interpretada de nova forma.
Filatelia Temática em Páginas Web
A coleção filatélica “50 Anos do 25 de Abril” celebra meio século da Revolução dos Cravos, reunindo selos, sobrescritos e carimbos comemorativos que evocam os marcos históricos, os protagonistas e os ideais de liberdade e democracia. Esta coleção é um testemunho visual e documental da memória coletiva, promovendo a reflexão sobre a importância deste momento na história contemporânea de Portugal.
Nesta coleção conforme o nome o refere iremos fazer uma breve abordagem a bens culturais móveis.
A coleção foi apresentada pela 1.ª vez ao público em dezembro de 2018 na Mostra filatélica comemorativa dos azulejos de Ramalho Ortigão (http://osamigosdafilatelia.blogspot.com/2018/10/mostra-filatelica-comemorativa-da.html)
Nesta pequena coleção pretendemos ilustrar com selos alguns dos factos relevantes que direta ou indiretamente contribuíram para a implantação da República em Portugal.
Esta coleção é uma primeira abordagem à temática “Bombeiros”, tentando assinalar-se algum do trabalho que é desenvolvido pelos Bombeiros.
Destaque-se ainda que se optou por não utilizar selos isolados, mas sim sobrescritos circulados e não circulados, referindo o selo ou o carimbo comemorativo sempre enquadrado num sobrescrito
Esta coleção agrupou material filatélico do tema personalidades que tiveram em comum o facto de terem estado aprisionados no "Aljube".
Ao longo das diferentes biografias não existe qualquer menção à sua prisão pois tratam-se de sínteses que assinalam o mais relevante do trabalho desenvolvido por cada sujeito.