A prova Substitutiva (carinhosamente chamada de prova Sub) é uma oportunidade que o aluno tem de recuperar a nota de uma disciplina ao qual ele não tenha conseguido atingir a média, que é de 6 pontos.
É uma prova de recuperação, e caso ele consiga atingir 6 pontos na prova, não precisará repetir a disciplina como dependência. Ao realizar a prova Sub, as notas das atividades que o aluno fez na disciplina são desconsideradas, e fica valendo a nota da prova Sub.
A prova Sub acontece sempre após a finalização do módulo, depois do lançamento das notas no histórico. Para realizar a prova Sub, o aluno precisa seguir o passo a passo: (1) fazer solicitação da prova, por dentro do Studeo na aba de "Serviços"; (2) fazer o pagamento da taxa de serviço e em seguida, (3) fazer o agendamento da prova.
Para alunos veteranos, com mais de um ano de curso, nas disciplinas cujas provas são presenciais, a prova Sub deve ser realizada de forma presencial, no polo. Nas disciplinas cujas provas são on-line, não é necessário fazer o agendamento, pois a prova já ficará liberada no Studeo dentro do prazo de realização.
Alunos recém matriculados, com menos de um ano de curso, não realizam provas curriculares presencialmente no polo, mas se precisarem fazer prova Sub, esta deverá ser feita de forma presencial, no polo.
As provas de Segunda Oportunidade compreendem uma segunda chance para que o aluno realize a Prova Curricular, caso não tenha comparecido à prova em sua data original.
Para relembrar, na maioria dos cursos da Unicesumar o aluno faz disciplinas que duram 5 semanas (exceto cursos de saúde, 2ª licenciatura e Engenharias), onde nas primeiras 4 semanas o aluno estuda, assiste aulas e faz as atividades, e na 5ª semana do módulo, são realizadas as provas curriculares.
Para atingir a média e passar na disciplina, o aluno precisa somar as notas das atividades e a nota da prova curricular, que é realizada na 5ª semana (ou na 10ª semana, para os cursos citados acima).
Para fazer a prova curricular, o aluno precisa fazer o agendamento e comparecer ao polo para realização da prova. Caso o aluno não consiga realizar a prova na semana de provas, ele tem uma segunda oportunidade de fazer esta prova, sempre na semana posterior à semana de provas. Não há custo na realização da segunda oportunidade, e o aluno faz uma prova nos mesmos moldes da prova curricular (10 questões de múltipla escolha).
Para fazer o agendamento da prova de segunda oportunidade, o aluno precisa ter realizado, no mínimo, 50% das atividades da disciplina, e não pode ter feito a prova na semana anterior.
A nota da prova de segunda oportunidade vai se somar às notas das atividades, e caso o aluno atinja a média 6, terá passado na disciplina.