Quem São as "Mulheres incomuns"?

Descubra na nossa galeria quem são as Mulheres Incomuns.

Cecília 

Carmo

Nome incontornável do jornalismo nacional, tendo sido durante muitos anos o único rosto feminino a levar diariamente as notícias nacionais e internacionais do Desporto aos portugueses. Fez carreira na televisão, acompanhando eventos tão importantes como campeonatos mundiais de várias modalidades e os Jogos Olímpicos. 

Ao longo de quase 30 anos de carreira na RTP1, 2 e 3, a repórter também foi assumindo variados cargos, nomeadamente de: enviada especial, editora, editora-executiva, editora-chefe, coordenadora e apresentadora. Ao sair da estação pública em 2016, Cecília Carmo manteve-se ligada ao Desporto, tendo assumido funções de diretora de comunicação do Comité Olímpico de Portugal e recentemente de produtora editorial do Canal 11 da Federação de Futebol. 

À informação desportiva já dedicou um livro e inúmeros artigos publicados em várias revistas e jornais de referência, foi também docente na Escola de Comunicação Social de uma cadeira de mestrado nesta área.

Céline Abecassis-

Moedas

Diretora de Educação Executiva, Diretora Académica do Centro de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo e Professora Associada da CATÓLICA-LISBON, onde leciona nas áreas de Estratégia, Consultoria e Gestão da Inovação. 

Possui um Ph.D. em Estudos de Gestão pela Ecole Polytechnique, Paris; é Mestre em Métodos Científicos de Gestão (DEA), pela Dauphine University e BA em Economia e Administração de Empresas pela École Normale Supérieure e La Sorbonne, Paris. 

Foi bolsista internacional do corpo docente da MIT Sloan School of Management em 2011.

Cidália

Pina Vaz

Membro do comité diretivo e representante EUCAST - European Committee on Antimicrobial Susceptibility Testing, desde 2018. Professora Associada da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, desde 2006 e Investigadora Sénior no CINTESIS - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, desde 2007. Consultora Sénior, Patologia Clínica, no Departamento de Microbiologia, do Hospital Universitário S. João, no Porto (2006 a 2017). Patologista Clínica do Hospital S. João, no Porto (1995 a 2017). Cofundadora e Scientific Chief Officer de uma spin-off da Universidade do Porto, a FASTinov desde 2013. 

Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto, em 1988, Patologista clínica do Conselho Nacional de Medicina em 1995, Doutorada em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto em 2000, tendo realizado provas de agregação em 2006. 

Autora e coautora de mais de 150 artigos científicos e capítulos de livros, com diversas participações em projetos científicos com financiamento público e da indústria (como investigadora principal e / ou como membro da equipa). 

Coautora de 2 patentes: Kit e método de deteção de microrganismos resistentes a um agente terapêutico e Método fluorescente de deteção de microrganismos resistentes a um agente terapêutico. 

Conceição 

Zagalo

Conceição Zagalo, nasceu a 13 de outubro de 1952. É casada, tem duas filhas e uma família muito grande. Da base até ao topo desenvolveu a sua carreira na IBM onde, ao longo de quase quatro décadas e com algumas experiências noutros países e noutros continentes, conciliou vida profissional, pessoal e familiar. 

Considerando-se uma voluntária compulsiva, dedica os seus dias à gestão associativa, a atividades docentes, à consultoria em organizações do terceiro setor, às causas, aos temas de género, ao empreendedorismo social… e aos netos. Das diversas distinções recebidas ao longo da sua vida, releva a que lhe foi atribuída pela Amnistia Internacional, juntamente com outras vinte e cinco mulheres em todo o mundo, pela sua especial dedicação às causas sociais. 

Em representação da IBM, Conceição Zagalo é membro fundador do GRACE - Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial, Associação que presidiu entre 2009 e 2012 para, em janeiro de 2013, assumir a presidência da Assembleia Geral, num cargo que renovou para o triénio de 2015-2017. Atualmente é Presidente do Conselho Consultivo e Associada Honorária do GRACE. Conceição Zagalo é presidente do Conselho Consultivo e de Ética da Associação Portuguesa de Comunicação de Empresas.

Isabel 

Ferreira

Atual Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, foi Secretária de Estado da Valorização do Interior,no XXII Governo Constitucional. Vice-presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Diretora do Centro de Investigação de Montanha e Mentora do Laboratório Colaborativo MORE - Montanhas de Investigação. Professora Coordenadora Principal, possui Agregação, Doutoramento e Mestrado em Química e Licenciatura em Bioquímica. A sua obra inclui a edição de 4 livros internacionais, 60 capítulos de livro, mais de 800 artigos científicos e várias patentes nacionais e europeias, a maioria resultante de transferência de tecnologia para a indústria, estando algumas delas na base da criação de spin-offs do Instituto Politécnico de Bragança. 

Coordenou ainda o Conselho Científico de Ciências Naturais e do Ambiente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e integrou o Conselho Consultivo da Fundação de Ciência - Flanders (FWO - Bélgica). Foi também Editora-Chefe da Antioxidants, Editora Associada da Food & Function e da Coleção Bioactive Compounds da revista Molecules, e integrou o corpo editorial da Food and Chemical Toxicology, Industrial Crops and Products e Advances in Food and Nutrition Research

Luísa 

Ferreira

Responsável pelo Programa Social do European Investement Bank (EIB) Institute, onde se destaca a criação e desenvolvimento do  Social Innovation Tournament, uma referência no ecossistema de Inovação Europeu. 

Licenciou-se em economia pela Universidade Católica Portuguesa, concluiu o mestrado pela Universidade Nova de Lisboa e possui um MA e o PhD pela University of Wisconsin-Madison (USA). 

Em 1999, Luísa Ferreira começou a trabalhar no European Investement Bank como economista de educação sénior . Em seguida, foi consultora económica na Direção de Projetos, onde foi responsável pela avaliação económica de projetos e trabalhos de investigação na área da educação (com especial destaque para o financiamento no ensino superior) e setores sociais. Também foi diretora do EIB-Universities Research Action Programme. Analista de sénior na Direção de Educação da OCDE (2003/04). Economista de recursos humanos sénior no Banco Mundial (1992-1999). Foi professora na Universidade Católica Portuguesa e na Universidade Nova de Lisboa e ainda foi investigadora nos EUA.

Luísa 

Neto


Luísa Neto, atual Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Administração, I.P.,  é licenciada pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e doutorada pela Universidade do Porto. 

É professora da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP) há mais de 25 anos, colabora com outras instituições científicas e universitárias, exercendo ainda atividade de jurisconsulto em matérias de Direito Público e Medicina Legal. É ainda membro do Comité de Ética do Departamento de Ciências Sociais e de Saúde da Faculdade de Medicina da U.Porto e membro da Comissão de Ética e Valores Institucionais da FDUP.

Luísa Neto foi a responsável pela participação da FDUP no Projeto Universidade Júnior da Universidade do Porto, com o projeto de sensibilização aos Direitos Fundamentais e Estado de Direito Democrático, Falar a brincar de coisas sérias.

É autora de diversas publicações na área do Direito Constitucional, Direitos Fundamentais e Bioética. Foi dessa faceta que nasceu “Educação e(m) Democracia”, uma obra editada pelas U.Porto Edições em que aborda a questão da educação para a democracia no âmbito da teoria política, do direito constitucional e dos direitos fundamentais.


Manuela 

Grazina


Especializada em Genética Bioquímica, Genética Humana, Neurociências, Farmacogenómica e Bigenómica. 

Professora Auxiliar com nomeação definitiva, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e investigadora do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra. Doutorada em Ciências Biomédicas, na área de Genética Bioquímica, com Pós-Graduação em Biomedicina, Mestre em Biologia Celular (especialização em Neurogenética) e Licenciada em Bioquímica (pré-Bolonha, 5 anos), pela Universidade de Coimbra.


Maria Amélia Cupertino de Miranda

Presidente do Conselho de Administração da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, desde 1974. Membro do Conselho Consultivo do Plano Nacional de Formação Financeira (desde 2011) por convite do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros. 

Membro da Comissão de Toponímia da Câmara Municipal do Porto (desde 2014). Membro do Conselho de Curadores da Associação Mamahelp. 

Licenciou-se em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em 1970. Publicou inúmeros artigos sobre matérias ligadas à cultura e ao papel das instituições culturais.

Maria Manuel

Leitão Marques

Nasceu em Quelimane, Moçambique, a 23 de agosto de 1952. 

Em 2019 foi eleita deputada ao Parlamento Europeu para a 9.ª legislatura (2019-2024). 

Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa do governo português (2015-2019) 

Secretária de Estado da Modernização Administrativa dos XVIII e XVII Governos Constitucionais (2007–2011). Administradora não-executiva da Fundação Francisco Manuel dos Santos entre 2013 e 2015.

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e doutorada e agregada em Economia pela Faculdade de Economia da mesma universidade. 

Maria Manuel Leitão Marques foi condecorada, em 2000, como Comendadora da Ordem da Instrução Pública, atribuída pelo Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio. 

Maria Manuel Leitão Marques é, ainda, autora e coautora de diferentes livros e artigos sobre Regulação Pública, Direito da Concorrência e Serviços Públicos.

Rita 

Nabeiro

Licenciada em Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, é na indústria criativa que inicia a sua carreira profissional, trabalhando e complementando os estudos na sua passagem por Itália e Barcelona. 

De regresso a Portugal ingressa numa agência de design e publicidade, período após o qual decide abraçar o negócio familiar, começando pela área de marketing da Delta Cafés. O gosto pelo vinho e pelo design de comunicação foram ingredientes essenciais para o seu envolvimento na construção e desenvolvimento da marca Adega Mayor, até aos dias de hoje, sendo atualmente CEO deste projeto. 

A nível de Grupo Nabeiro, é responsável pelas áreas de sustentabilidade e recursos humanos e faz parte do painel da administração do Grupo, integrando a Comissão Executiva. 

Sílvia 

Nunes

Consultora, passou pelas quatro maiores empresas mundiais de consultoria e auditoria – as denominadas big four. Iniciou a sua carreira na Pricewaterhouse. Em 2005 ingressou na Michael Page como senior executive manager e em 2017 foi nomeada diretora na Michael Page Portugal, com o objetivo de acompanhar os resultados e o crescimento do grupo.

Enquanto diretora, tem a seu cargo uma equipa multidisciplinar, nas áreas de sales and marketing, retail, tecnologias de informação, secretarial and management support e interim managament. Licenciada em «Gestão de Empresas» pela Universidade Autónoma de Lisboa.

No início de 2021 criou o Profiler Podcast, onde compartilha conversas e experiências com alguns dos melhores talentos do nosso país.