Em 2019, o Projeto Mulheres em STEM2D ofereceu um Curso de Programação presencial para 30 meninas que estavam no Ensino Médio. O objetivo do curso era ensinar programação enquanto se desenvolvia um jogo computacional. Para atingir esse objetivo, ocorreram 8 encontros de 4 horas no Laboratório da Divisão de Ciência de Computação (IEC) - ITA. Ao finalizar o curso, as garotas possuíam uma bagagem de fundamentos de programação, sabiam programar em Python e desenvolver de jogos computacionais com Pygame.
O Curso recebeu feedbacks extremamente positivos, mas notamos que havia algumas oportunidades de melhoria:
Recebemos várias mensagens de pessoas fora da faixa etária elegível* para o curso que tinham interesse em fazer o curso.
Também recebemos várias mensagens de pessoas que moravam longe de São José dos Campos e região que tinham interesse em fazer o curso mas não poderiam devido à distância, já que o curso era presencial em um laboratório no ITA, em São José dos Campos.
Tivemos que restringir o número de participantes do curso para 30 por que este era o número de computadores disponíveis no laboratório em que as aulas aconteceram. Como recebemos muito mais inscrições que este número, foi necessário realizar um processo seletivo e vários meninas inscritas ficaram de fora, infelizmente.
Acreditamos que as meninas teriam aproveitado ainda mais o conteúdo do curso se elas já tivessem uma noção básica de programação antes de fazerem o curso que tinha um desafio um pouco mais avançado como o desenvolvimento de um jogo computacional.
Por causa disso, em 2020, decidimos desenvolver um curso de Introdução à Programação totalmente online e público. Desta forma, não teríamos o problema da limitação física do laboratório, não precisaríamos restringir o curso para uma faixa etária, nem impediríamos pessoas que não moram em São José dos Campos e região de participar. Além disso, teríamos um conteúdo disponível para que as pessoas pudessem se familiarizar com programação e então, no futuro, pudessem fazer cursos mais avançados.
* Na época, o Curso só tinha sido ofertado para garotas que estavam no Ensino Médio e tinham entre 14 e 18 anos.