Sobre

‘Mapeamento do Território Cultural e Artístico em Portugal’ é um projeto CAPP-ISCSP-Universidade de Lisboa, na linha R.E.D. - Empreendedorismo e Desenvolvimento Regional. Este instrumento metodológico enquadra-se no projeto “Políticas da Cultura e Planeamento Cultural” coordenado por Paulo Castro Seixas.

O propósito desta investigação é recolher informações que possibilitem fazer o mapeamento, em Portugal, das atividades de Cultura, Arte, Eventos e Mediação, contribuindo para o diagnóstico da sua heterogeneidade e territorialização.



São 6 os principais objectivos concretos deste mapeamento:


1 – Levantamento de quantos são, quem são e onde se encontram os profissionais da Cultura no território nacional.

2 – Identificar quais os circuitos, corredores e capital cultural territorial.

3 – Identificação das diferenciações no sector de forma a concretizar propostas para melhorar a classificação das profissões existentes.

4 – Contribuir para a adopção de novas perguntas a serem utilizados pelo INE (Instituto Nacional de Estatística).

5 – Identificação dos eixos essenciais para a elaboração de estratégias destinadas a inserir a Cultura como proposta ao Investimento 2030.

6 – Adopção de novas formas de investigação, consultoria e formação para possibilitar a criação de inter-relações entre os diferentes sectores da Cultura e a Universidade.

Apresentação do projeto pelo Coordenador da Investigação, Paulo Castro Seixas, reforçando as preocupações que estão na base desta investigação, bem como os motivos elevam a importância deste trabalho.

Comunicação de Inês Subtil, Investigadora do projeto, sobre o trabalho colaborativo e alguns dos resultados prévios que sustentam esta investigação.

Comunicação de Fernando Marrucho, coordenador da Plataforma Cívica Convergência pela Cultura

Comunicação de Alexandre Belo Morais, coordenador da Plataforma Cívica Convergência pela Cultura

Os conteúdos deste website são da responsabilidade da Equipa de Investigação.