Dark Passage - fomenta a resistência cultural do Universo Underground na cidade de Aracaju-SE, a idéia do Espetáculo nasceu do projeto musical que seria produzido por Fábio Andrade (in memorian), músico, produtor e dono do Studio Lado B Pub, juntamente com a bailarina Araceli Rodrigues (companheira). Após sua morte o espetáculo tomou rumos diferentes, sendo introduzidas músicas do Rock Metal Sergipano; dando novo sentido ao espetáculo que até então não tinha nome. Somente mais adiante nos longos ensaios da Banda Scarlet Peace - banda sergipana que ensaiava no Lado B, surgiria o nome do espetáculo Dark Passage (passagem das sombras) título de uma de suas músicas.
Sinopse
Nós seres humanos, vivemos seguindo em busca da luz... Contudo, entender a necessidade e a importância da escuridão, durante a nossa existência, é extremamente importante. Dark Passage dialoga com uma trajetória de luz e trevas de forma simbólica, plástica e principalmente poética. Utilizando com respeito, corpos e identidades cujas vivências permeiam entre diferentes práticas corporais, o espetáculo propõe uma reflexão acerca dessa dicotomia que sempre permeia. Buscar entender as múltiplas possibilidades de soluções, utiizando o equilibrio entre o material e não material, através de uma comunicação poética/corporal é o que nos conduz.
E você? Como você lida com os seus percursos entre luzes e sombras?
[ Alana Gomes ] Foto: Araceli
🔹Alana Gomes, de Aracaju-Se, começou a ter contato com a dança no colégio, aos 8 anos. Fez aulas de dança do ventre, street dance, hip-hop, dança contemporânea, zouk, bachata, salsa e forró. Fez parte do Studium DiBelem como bolsista, de dança de salão. E atualmente atua na Cia de dança MOVEMENTE integrando a Cia desde 2024, entrando na última audição para o espetáculo do Dark Passage.
[Araceli Rodrigues ] Foto: Don Lima
🔹Graduada em Educação Física, licenciatura e bacharelado, e pós-graduada em Fisioterapia Trauma Ortopédica, iniciou seus estudos de dança no interior da Bahia, no Projeto Sertão. Ingressou na Cia Contempodança como bailarina, em Aracaju (SE), sob direção de Francisco Santana , por cinco anos e atuou sendo criadora do espetáculo Mandala. Abriu a Cia Movemente, com espetáculos de dança Vértice, Tafugino & Tanacoisa, Faces e Dark Passage onde atuou como bailarina e coreógrafa. Foi bailarina do Grupo de Dança da Universidade Tiradentes (Unit) por três anos, onde executou projetos extensionistas, apresentações em eventos na UNIT e representou a instituição no Festival de Dança de Joinville (SC) . Tem formação em Pilates e Personal Treiner, atuando como instrutora na cidade de Aracaju.
[ Bartyra Lima ] Foto: Don Lima
🔹Bartyra Lima, dança desde os 7 anos. Atuava em outra profissão mas sempre vivenciando tudo que envolve o corpo expressivo e vem acumulando vivências na área dança moderna, contempirânea e afro com importantes professores , Vânia Oliveira, Jonas Karlos, Joubert Azevedo. E aos 50 anos decidiu se reinventar , exercer de fato profissionalmente o que era uma paixão adormecida. Participou da Mostra Parcial da Resistência artística em dança da Cia de Robson Correia. Participou do Festival Galeria de Dança 2023 com o Projeto Dark Passage atuando como bailarina da Cia MOVEMENTE e vídeo clip de Dark Fusion pelo projeto @fusion.araceli integrando a Cia Movemente em 2023.
[ Cal Rios ] Foto: Don Lima
🔹Cal Rios, bailarina da Cia MOVEMENTE, Instrutora de Fitdance Classic e Pole Dancer. Trabalha artisticamente desde os 4 anos, iniciando no Ballet e procedendo tanto para a Ginástica Olímpica quanto para a Ginástica Rítmica; sendo esta, a modalidade com maior destaque e expressividade em seu currículo artístico. Além disso, participou de oficinas e workshops relacionadas ao Teatro, Circo e Jazz.
[ Érika Prado] Foto: Araceli
🔹Erika Prado, Professora de baby class, ballet infantil. Possui históricos em bandas de forró como bailarina, participou como bailarina na CIA de dança Entre Nós, Cia de dança Nelson Santos com dança contemporânea, dançou pela academia de dança Saads, atualmente atua na CIA de dança MOVEMENTE integrando a Cia Movemenete na última audição para o espetáculo do Dark Passage.
[ Jaine Santos] Foto: Araceli
🔹Jaine Santos é de Aracaju, mas tem sua história de vida e dança pautada na cidade de Itabaiana/SE; cursa licenciatura em Dança na Universidade Federal de Sergipe, faz parte do corpo de baile da escola de dança Olga em Itabaiana. Possui experiência com Hip Hop Dance, Balé, e Contemporâneo. Faz parte também do grupo de dança, O Arte livre. Que agrega em buscar alunos da rede Estadual. Integrou como bailarina da Cia de dança MOVEMENTE na audição de 2024 para o espetáculo Dark Passage
[ Luana Santos ] Foto: Araceli
🔹Luana Pizzly, cursa licenciatura em dança na UFS, dança desde os 7 anos, começou na quadrilha, com os 13 se conheceu nas danças urbanas, participou de campeonatos, apresentações em saraus, escolas, e também fora do estado, oficinas de break dance, afro-brasileira, contemporâneo, danças urbanas, na universidade faz balé clássico e dança moderna. Atualmente faz apresentações em solo/duo (danças urbanas) como dançarina e coreógrafa. Integrou - se a Cia MOVEMENTE em 2024 na última audição realizada, é também integrante da Sevent Crew, e ministra aulas de ritmos.
Foto: Don Lima [ Thais Pacheco] Participação Especial
🔹Thaís Pacheco, bailarina do Dark Passage, Instrutora de FitDance Classic, Kids e Teen. Trabalha no ramo desde os 20 anos com aulas, dançarina em bandas eventos. Sempre experimentando novos estilos de dança e aulas em busca de melhorar aprimoramento! Está conosco na Cia MOVEMENTE fazendo mais uma participação pra lá de Especial.
[ Thay Santos ] Foto: Araceli
🔹Thay Santos, formada em Licenciatura em Dança pela Universidade Federal de Sergipe. Começou a dançar em ongs, quando tinha 9 anos e depois disso não parou mais. Estudante da Improvisação em Dança e iniciante na prática do ballet clássico. Faz parte da comunidade K-Cover de Sergipe, atuando desde os 16 anos até o presente momento no grupo de Performance Beavers e atualmente integra a Cia MOVEMENTE desde a última audição de 2024.
Foto: Ilmara Costa [ Carla Meneses] Produção
🔹 Carla Menezes é Graduada em Dança pela Universidade Federal de Sergipe. Fez parte do primeiro grupo de dança e performance da UFS. Cursou ballet clássico, dança contemporânea, heels dance. Vivência no breaking. Entre vários outros trabalhos não citado. Atualmente é fundadora e integrante do corpo de baile da @isisgirl2022 , fundadora e B-girl da @seventcrew23 Atualmente faz parte da Produção do Espetáculo Dark Passage.
[ Mariana Peixoto ] Foto: Don Lima
🔹Mariana Peixoto entrou para o Ballet Clássico com 3 anos de Idade, é Graduanda em Educação Física , Árbitra Estadual de Gr e ha 10 anos trabalha como Professora de Ballet Clássico, possui qualificação profissional com mestres como: Alice Arja, Felippe Camarotto, Adrianna Villella, Gisela Vaz, Andréja Picon, Julianna Staglioro além de ser Formada na Metodologia Russa Vaganova pelo Bolshoi Brasil.
Apaixonada pelo corpo e seus movimentos, ela acredita Dança como grande ferramenta educacional de transformação social, mental e física. “Sonhos nao envelhecem: Permita-Se”Mariana é Bailarina da Cia MOVEMENTE e dança no Dark Passage desde da primeira formação da equipe, pro-ativa está sempre contribuindo com suas idéias, dança e produção.
Foto: Don Lima [ Igor Santos ] Participação Especial
🔹Igor Santos é formado em Educação Física licenciatura, graduando em bacharel e arte educador , modelo profissional - teve sua história na dança pautada no Breaking / Hip Hop - participou de várias batalhas de Hip Hop e atuou na Companhia de Dança Allegro, Dance Quebrada, MuDança. Igor é único gênero masculino da equipe na Cia Movemente e faz participação Especial no Dark Passage enriquecendo ainda mais os contextos Dark da obra.
Foto: Don Lima [ Leticia Gonçalves ] Participação Especial
🔹Letícia Gonçalves, bailarina e engenheira Civil. Começou a dançar aos 8 anos quando iniciou seus estudos de Ballet Clássico na Balanceio Escola de Dança, foi quando se apaixonou por Dança. Já participou de espetáculos de dança, festivais de dança. Além do ballet tem experiência com coreografias de jazz, fez aula de forró na Estúdio DS. Durante o período de faculdade, fez uma pequena pausa no ballet e retomou as aulas em 2018 na Ballare Arte e Movimento. Bailarina e Produtora da Cia MOVEMENTE desde a Primeira Audição para o Dark Passage.