A importância do moto táxi nos dia de hoje
O transporte individual de passageiros por motocicleta - moto-táxi, é mais uma atividade profissional com a cara do povo brasileiro, Surgiu principalmente
de uma precária situação financeira de parte da população que usufrui do serviço de moto-táxi e a outra são os próprios mototaxistas. A informalidade e clandestinidade que acompanhou o início do serviço no Brasil já não existe nas principais cidades brasileiras. Inegavelmente o moto-táxi já está inserido no cotidiano das pequenas e grandes cidades do país, da mesma forma que o serviço de moto-frete, os populares “motoboys”.O moto-táxi surgiu como alternativa ao precário sistema de transporte no Brasil, que deixa de atender alguns bairros por falta de infra - estrutura, do transporte coletivo ou mesmo segurança - principalmente nas capitais. O serviço trouxe vantagens como preço reduzido fluidez ao transito, rapidez e comodidade. O serviço de moto-táxi atende principalmente a demanda das classes media e baixas rendas, melhorando o orçamento doméstico e o seu próprio conforto, ou seja: mais qualidade de vida a essa camada da população. A atividade de moto-táxi se popularizou rapidamente em cidades do interior e capitais, atendendo de forma satisfatória aos seus usuários, que hoje não se vêem sem o uso do moto-táxi.
Geração de Emprego e Renda
Sem dúvidas a implantação do serviço de moto-táxi é umas das maiores fontes de emprego e renda que existe na atualidade. O serviço de moto-táxi gera empregos aos titulares e aos suplentes das motos, vagas às atendentes nas centrais de rádio, secretárias para os pontos de apoio e as zeladoras. Além das autopeças, revendas e concessionárias de motocicletas que irão empregar mais, as mecânicas também terão mais serviços, dando mais oportunidades de empregos a mecânicos de motos. Os municípios terão um incremento na sua arrecadação, já que todos os impostos referentes ao serviço serão pagos como determina a lei.
Estes números tornam-se ainda mais relevantes quando se considera a cadeia produtiva desencadeada por este mercado de trabalho, que a ‘grosso modo’ e fazendo um levantamento bastante superficial significa dizer que pelo menos três vezes o número de indivíduos, por meio de suas respectivas famílias, passarão a ter melhores condições de vida, consumindo mais e melhor, gerando assim relevante incremento social e econômico aos municípios.
Segurança
A segurança é a principal crítica apontada no serviço de mototáxi, mas é importante salientar que apenas 2% das vitimas de acidentes de trânsito envolvendo motocicleta são mototaxistas. A maior parte destes acidentes ocorre com motociclistas que utilizam a motocicleta para ir e voltar do trabalho, para passeio, etc.
Mas é importante destacar também que por meio do disciplinamento, ordenamento e principalmente da educação dos prestadores de serviço. Os mototaxistas do Senna moto táxi para obterem autorização tiveram que passar por curso de qualificação de 32 h/a e apresentaram uma série de documentos que comprovassem sua boa conduta.Tudo isso para oferecer a nossos clientes um serviço diferenciado com qualidade e segurança.
Aprovação da Lei
As discussões sobre a implantação do serviço de moto-táxi chegou ao fim com a publicação da Lei nº 12.009 de 29/07/2009. A prestação desse serviço nas principais cidades brasileiras (para não citar a maioria absoluta de cidades brasileiras que oferece o moto - táxi) fez com que a Lei fosse sancionada pelo Presidente Lula, para que o serviço possa ser oferecido em todas as cidades.
A população já assimilou a idéia de poder contar com um transportebarato, rápido, cômodo, confortável e que busca cada vez mais dar segurança e ganhar confiança dos usuários. Inúmeros argumentos populares podem ser utilizados para respaldar o serviço de moto-táxi. A moto é um dos meios de transporte mais utilizados no mundo inteiro. No Brasil há mais de onze milhões de motos em circulação. Todos, inegavelmente, transportam caronas, familiares, amigos, etc. Não há porque não permitir o transporte de passageiros.
Conclusão O serviço de moto-táxi é hoje uma atividade profissional reconhecida,respeitada e crescente na maioria das cidades brasileiras. As discussões em torno de sua implantação no Brasil mostram que é importante, pois é uma alternativa ao desemprego e uma forma de locomoção barata rápida e segura para população.
Diante disso, só resta crer que o preconceito é o único motivo para que o serviço ainda não esteja regulamentado em alguns municípios. Mas a organização da categoria, reconhecidamente uma das maiores, está mudando as opiniões contrárias e ajudando a melhorar a qualidade de vida das comunidades que agora podem ter uma nova esperança, pois surgirão novos empregos, que garantirão o sustento da principal célula da sociedade: a família.