DATAS IMPORTANTES
Data limite para envio de resumos: 28 de fevereiro de 2022 às 23h55min (horário de Brasília)
Divulgação do resultado da avaliação: 15 de março de 2022
Data limite para envio do link do vídeo para sessões temáticas de comunicação coordenada: 01 de abril de 2022 às 23h55min (horário de Brasília)
COMUNICAÇÃO ORAL DOS TRABALHOS
As Comunicações Orais serão apresentadas em sessões de Comunicações Coordenadas conforme os eixos temáticos descritos. O autor principal do trabalho deverá participar de modo on-line na sessão Coordenada das Comunicações Orais. Os trabalhos serão apresentados por meio da gravação de um vídeo com até 5 minutos de duração. O vídeo deverá ser disponibilizado pelos autores no YouTube e marcado como “não listado” (só quem possuir o acesso ao link poderá assistir). O endereço url (link) do vídeo deverá ser copiado no formulário do Termo de Consentimento e enviado para a comissão organizadora até o dia 01/04/2022.
Cada sessão das Comunicações Coordenadas possuirá a duração total de em torno de 1h e 30 minutos. Serão apresentados um total de 10 trabalhos em cada sessão seguidos por 30 minutos de debate com os respectivos autores mediado por um moderador a ser designado pela Comissão Científica. Os trabalhos serão organizados e apresentados de acordo com as Sessões Temáticas de Comunicação Coordenada.
TERMOS DE CONSENTIMENTO
Normas para preenchimento e envio do termo de consentimento:
Baixe o arquivo TERMO DE CESSÃO DE USO DE CONTEÚDO, IMAGEM, NOME E VOZ DOS APRESENTADORES que está disponível em formato DOCX (Microsoft Word);
Abra o arquivo, leia atentamente as informações e preencha todos os dados solicitados, local e data, além da sua assinatura;
Envie o termo para produtostecnicosnosus@gmail.com até 01 de abril de 2022 às 23h55min (horário de Brasília).
SESSÕES TEMÁTICAS DE COMUNICAÇÃO COORDENADA
Educação permanente em saúde: centrados nos processos de educação na saúde, destinados aos profissionais de saúde do SUS, que estejam baseados na educação problematizadora, partindo da realidade e demandas dos próprios locais de trabalho como possibilidade de formação/instrução, para a melhoria dos processos de trabalho e consequentemente melhor assistência à saúde dos usuário do SUS.
Inovações tecnológicas para o SUS: inovação em processos, instrumentos e produtos por meio do desenvolvimento ou da implementação de uma nova tecnologia (conjunto de técnicas, habilidades, métodos e processos usados na produção de bens ou serviços) que contribua para o SUS e seus usuários e profissionais.
Promoção da saúde no SUS: estratégias, políticas, ações e intervenções com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos indivíduos e coletividades visto que atuam sobre os condicionantes e determinantes sociais de saúde, de forma intersetorial e com participação popular, promovendo escolhas saudáveis por parte da comunidade.
Gestão na saúde coletiva: relato de experiências, pesquisas e ensino que envolvam gestão, planejamento e avaliação de práticas de ações, políticas, programas, projetos , serviços e ações de saúde.
Educação popular em saúde: Trabalhos cujo foco sejam as ações de educação em saúde voltadas para os usuários do SUS, buscando e valorizando a aproximação com os sujeitos dos territórios, principalmente dos movimentos sociais locais com o reconhecimento dos diferentes saberes e construção de cidadania, por permitir ao usuário tornar-se protagonista do seu cuidado.
Superação das desigualdades no acesso e qualidade no SUS: apresentação de práticas referentes ao acesso básico à saúde. Abordando impactos e soluções, processos de organização e institucionalização, educação permanente, estudos demográficos e/ou grupos sociais, tais como: LGBT, afro brasileiros, indígenas e quilombolas.
A interprofissionalidade e interdisciplinaridade no SUS: trabalhos com foco no cuidado à saúde a partir de práticas de atenção interprofissional e interdisciplinar e em que a equipe tenha responsabilidade sanitária e compartilhe o cuidado integral do usuário, de modo colaborativo, baseando-se em evidências.
Desafio em tempo de pandemia: trabalhos com foco no cuidado à saúde e prevenção a partir da vivência e mudanças no cotidiano devido ao COVID-19 e como práticas, ações, produtos e estratégias de modo colaborativo contribuíram neste momento ou estão contribuindo.
INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS
Os resumos devem ter até 250 palavras e serem submetidos exclusivamente por meio do Portal da Revista Saberes Plurais, através do cadastro pessoal do(a) autor(a). É de inteira responsabilidade do(a) autor(a), no momento da submissão do resumo incluir todas as informações solicitadas pelo sistema, não sendo permitida, posteriormente, a inclusão de qualquer dado ou alteração no texto enviado.
O número de trabalhos aprovados será definido de acordo com os critérios da Comissão Científica e a adequação ao tempo e aos espaços disponíveis para a realização do congresso.
Os resumos recebidos e aprovados serão publicados como edição suplementar da Revista Saberes Plurais. Por isso, reforça-se a importância da revisão ortográfica e gramatical no preparo dos mesmos. No mesmo sentido, devem ser observadas as orientações referentes ao padrão para preenchimento do título, do(s) nome(s) de autor(es) e do resumo.
MODALIDADES DE RESUMOS DOS PROJETO E/OU PRODUTOS TÉCNICOS
O resumo deverá conter a descrição dos produtos técnicos e/ou projetos e processos de concepção, criação, produção e desenvolvimento.
Os tipos de produtos, conforme metodologia da CAPES poderão ser:
cursos de formação profissional (oficinas, capacitações, etc.);
produto de editoração;
produto bibliográfico;
material didático;
software / aplicativo;
evento organizado;
produto de comunicação;
relatório técnico conclusivo;
manual / protocolo;
experiências artísticas;
patentes;
processo/tecnologia social não patenteável;
outros.
CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE RESUMOS
Além da observância aos requisitos de resumos acima explicitados, o processo de avaliação adotará os seguintes critérios:
Relevância, atualidade e natureza inovadora (nova aplicação/contribuição ao conhecimento existente);
Adequação conceitual e metodológica para o alcance dos objetivos e dos resultados;
Características do resumo submetido no que se refere à organização, capacidade de síntese e clareza de exposição;
Adequação do título;
Abordagem de produtos, resultados ou argumentos e sua contribuição ao desenvolvimento dos campos da Educação e da Saúde Coletiva.
A Comissão Organizadora pode vir a redirecionar algum trabalho para outro tema se considerá-lo aprovado, porém mais apropriado a outra categoria.