Fonte: Plano Diretor de Regionalização de Pernambuco, 2011.

IV Região de Saúde - Caruaru

Municípios que compõem a IV Região de Saúde

VI Microrregião

Agrestina

Altinho

Caruaru

Cupira

Ibirajuba

Jurema

Panelas

Riacho das Almas

São Caitano

VII Microrregião

Barra de Guabiraba

Bezerros

Bonito

Camocim de São Félix

Gravatá

Sairé

São Joaquim do Monte

VIII Microrregião

Alagoinha

Belo Jardim

Cachoeirinha

Pesqueira

Poção

Sanharó

São Bento do Una

Tacaimbó

IX Microrregião

Brejo da Madre de Deus

Frei Miguelinho

Jataúba

Santa Maria do Cambucá

Santa Cruz do Capibaribe

Taquaritinga do Norte

Toritama

Vertentes

A IV Região de Saúde é composta por 32 Municípios do Agreste de Pernambuco, os quais estão organizados em quatro microrregiões (VI, VII, VIII e IX). A sede fica localizada no município de Caruaru, estando posicionada estrategicamente no território, concentrando a maior oferta dos serviços de saúde nos diversos níveis de atenção do sistema. É cortada por várias vias e rodovias e tem grande fluxo diário de pessoas entre os municípios vizinhos. As principais rodovias que cruzam a Região são a BR 232, BR 104 e PE 103.

A população residentes desta Região de Saúde, tendo como referência o ano de 2021, é estimada em 1.399.740 habitantes (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2020). O Quadro 1 mostra a distribuição da população residente da IV Região de Saúde por faixa etária.

Quadro 1: Distribuição da população residente estimada por faixa etária, 2022

Fonte: estimativas populacionais elaboradas pelo Ministério da Saúde/SVS/DASNT/CGIAE tendo como referência o ano de 2021.

A IV Região de Saúde tem uma vocação econômica relacionada à produção e comercialização de roupas, tendo o maior polo de confecções do Norte e Nordeste. Abriga milhares de pequenas e microempresas têxteis, que fabricam e exportam variados tipos de roupas para todo o País, com destaque para os municípios de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru.

Além das atividades relacionadas ao polo de confecções, Caruaru possui um comércio muito pujante, um polo médico de referência regional e um parque industrial promissor. Outras cidades se destacam em áreas diferentes, como Belo Jardim, que abriga a Fábrica de Baterias Moura; Gravatá, pela atividade turística; Sairé, pela produção de laranjas, e São Bento do Una, pelo agronegócio, com a produção e a comercialização de diversas culturas animais.

Em relação aos indicadores de saúde da IV Região de Saúde, podemos considerar que o nascimento é um dos eventos vitais e seu monitoramento pode contribuir para o conhecimento da situação de saúde de uma população e a avaliação de políticas e ações de vigilância e atenção à saúde na área da saúde materno-infantil.

No período entre 2017 e 2021 houve o registro de 90.669 nascidos vivos na IV Geres, dos quais, cerca de um terço foram de mães residentes no município de Caruaru (27.859 nascidos vivos; 30,73%). Nesse período, observou-se que a maior taxa bruta de natalidade (14,82 nascidos vivos/1.000 habitantes) ocorreu no ano de 2018.

Sobre a gestação, o maior número de nascimentos ocorreu entre a 37ª e a 41ª semana gestacional totalizando 78.537 nascidos vivos no período de 2017 a 2021, com percentual médio 86,62% nascimentos ao longo do período analisado, o que pode ter sido consequência das ações desenvolvidas no decorrer da assistência pré-natal (Quadro 2).

Quadro 2: Distribuição de nascidos vivos por duração de gestação na IV Região de Saúde, no período entre 2017 e 2021
Fonte: SINASC, IV GERESNotas: Duração da Gestação representada em semanas. Dados atualizados em 18/03/22

Em relação as informações de mortalidade geral na IV Região de Saúde, entre os anos de 2017 a 2021, foram computados 49.887 óbitos, com maior registro entre os anos de 2020 e 2021. No ano de 2021 foram registrados 10.445 óbitos, sendo as principais causas de óbito as doenças do aparelho circulatório, cujo coeficiente de mortalidade geral (CMG) representou 18,00 óbitos por 10.000 habitantes, seguido por algumas doenças infecciosas e parasitárias (CMG=13,32/10.000 habitantes), neoplasias (CMG=9,18/10.000 habitantes) e causas externas (CMG=8,20/10.000 habitantes), respectivamente (Tabela 15). É importante considerar o impacto da pandemia por COVID-19 na mortalidade geral no ano de 2020 e 2021, uma vez que as doenças infecciosas e parasitárias nos anos de 2017 a 2019 configuraram entre a 8ª e a 10ª causa de óbitos nos residentes da IV Geres, enquanto em 2020 e 2021 passou a ocupar a 2ª posição entre as principais causas de óbito nesta população, com aumento de 5,2 vezes em relação ao número de casos ocorridos em 2017 por esta causa.

Já sobre a mortalidade infantil, entre 2017 e 2021, os óbitos infantis (faixa etária menor de 1 ano) na IV Região de Saúde somaram um total de 1.107 casos. O maior número de casos ocorreu em 2018, com 259 óbitos infantis, seguido de redução de 41% entre 2018 e 2020 e aumento de 59% entre 2020 e 2021. Em relação à taxa de mortalidade infantil (TMI), que estima o risco de um nascido vivo morrer durante o seu primeiro ano de vida, a maior taxa foi observada no ano de 2021, cuja TMI foi de 14,73 óbitos em menores de 1 ano/1.000 nascidos vivos, e a menor taxa foi observada em 2020 com 8,50 óbitos em menores de 1 ano/1.000 nascidos vivos, representando uma aumento de 73,19% entre os dois últimos anos da série analisada.

Em relação a oferta e cobertura dos serviços de saúde, A IV Região de Saúde de Pernambuco, formada por 32 municípios, apresentou uma cobertura média de Equipe de Saúde da Família (ESF) de 79,63% no ano de 2019 e cobertura de Atenção Básica (AB) de 85,76%*, sendo o município de Santa Cruz do Capibaribe o que apresentou a menor taxa de cobertura da AB correspondente a 54,93%, seguido de Toritama (56,54%) e São Bento do Uma (56,94%). O quadro a seguir mostra o Percentual de cobertura das Equipes de Saúde da Família na IV Região de Saúde de Pernambuco, 2011 – 2019.

O processo de regulação do acesso a procedimentos e consultas ambulatoriais está sob a coordenação da IV Geres e da Central Regional de Regulação, localizada no município de Caruaru, sede da região de saúde. Na regulação existem dois sistemas oficiais, o Sistema Estadual - CMCE, e o Sistema Regional, sob gestão do Município de Caruaru, o INFOCRAS. Dessa forma os 32 municípios que compõem a IV Região de Saúde podem realizar o agendamento de exames e consultas para as referências regionais e estaduais através destes sistemas. Há ainda alguns municípios que possuem sistema de regulação próprio, mas este é utilizado apenas para processos de regulação dentro do território municipal.

A IV Região de Saúde apresenta uma estrutura de saúde relativamente robusta, com unidades básicas distribuídas por todos os municípios, apresentando uma cobertura média pelas equipes de saúde da família de 90,5%. Em relação à assistência de média complexidade, com exceção dos municípios de Santa Maria do Cambucá e Tacaimbó, todos os demais possuem unidades hospitalares nos seus territórios.

No território da IV Regional de Saúde a média complexidade ambulatorial, no que se refere às consultas de média complexidade, conta com dois equipamentos que são a referência para os usuários da Região. A UPAE (Unidade Pernambucana de Atenção Especializada) Ministro Fernando Lyra, localizada no município de Caruaru, que atende os 32 municípios da Regional e a UPAE Padre Assis Neves, localizada no município de Belo Jardim, que atende os 8 municípios da 8ª microrregião.

Em relação a rede cegonha, o parto de risco habitual deve ser realizado sempre que possível na unidade mais próxima da casa da gestante, onde a mesma deve ser recebida com dignidade, com práticas humanizadas e seguras na organização das rotinas, dos procedimentos e da estrutura física, com a incorporação de condutas acolhedoras e não-intervencionistas. O Quadro 3 apresenta o cenário das maternidades de risco habitual da IV Região de Saúde.

Quadro 3: Maternidades, leitos e referências de risco habitual na IV Região de Saúde, de acordo com as pactuações da Rede Cegonha, 2012

Fonte: IV Região de Saúde, Resolução CIR nº 97, de 23 de março de 2012

A Rede de Urgência e Emergência da IV Região, o SAMU é o componente da rede presente em todos os municípios, em relação aos hospitais, apenas dois municípios não possuem: Tacaimbó e Santa Maria do Cambucá. Já as Unidades de Pronto Atendimento, estão distribuídas nos seguintes municípios: Caruaru, Pesqueira, Brejo da Madre de Deus, Santa Cruz do Capibaribe, Belo Jardim, Gravatá e Bezerros. Os hospitais Estaduais estão localizados no município sede (Caruaru), são eles: Hospital Mestre Vitalino, Hospital Regional do Agreste e a Maternidade Jesus Nazareno.

A Rede de Atenção Psicossocial, em seu componente Centro de Apoio Psicossocial, é formada por CAPS nos seguintes municípios: Caruaru, Agrestina, Cupira, Panelas, Altinho, Poção, Belo Jardim, Pesqueira, Jataúba , Santa Cruz , Taquaritinga do Norte, Bezerros, Gravatá, São Joaquim do Monte.


Fonte: Equipe técnica da IV GERES, 2022.