Após 20 anos consecutivos onde apenas homens eram eleitos para o legislativo de Paraopeba, eis que surge Mona, a primeira vereadora eleita em duas décadas em nossa cidade.
Não pense que foi fácil ser a única mulher na câmara. Foram muitos desafios e acima de tudo, aprendizados e adaptações. Mona já sabia que a forma como a mulher pensa e enxerga o mundo é bem diferente da forma masculina. E isso, ao invés de ser um impeditivo, acabou virando um motivador.
Mona entendeu que sua forma diferente de trabalhar traria mais benefícios ao legislativo paraopebense, pois mulheres tendem a ter um olhar mais amplo ao que o povo precisa.
Talvez você não saiba, mas Mona fez mais de 25 indicações durante seu mandato e teve 4 projetos aprovados para virarem lei em nosso município.
Conheça alguns dos projetos:
PROJETO DE LEI Nº 022/2023 - “Dispõe sobre a prioridade da mulher vítima de violência doméstica na aquisição de imóveis oriundos dos programas habitacionais do município de Paraopeba e dá outras providências.”
PROJETO DE LEI Nº 025, DE 23 DE JULHO DE 2024 - “Reconhece e fomenta Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no Município de Paraopeba, e dá outras providências”
Projeto do Circular Urbano em Paraopeba.
Mona, além de vereadora e empresária, também é Produtora Rural e, como ninguém, defendeu com unhas e dentes os Produtores Rurais atingidos pelos rejeitos do desastre da Vale.
Para saber mais e conhecer o trabalho da Mona em prol dos Produtores Rurais atingidos pela tragédia da Vale, clique aqui.
Confira a entrevista de Mona para o canal Carlos França Nossas Gerais, falando sobre o projeto apresentado por ela que virou lei em Paraopeba. Que dispõe sobre a prioiridade em programas habitacionais para mulheres que sofrem de violência doméstica.
Mona participa de Reunião dos Atigindos pela Vale, representando a Região 3. Ela defende o direito das ATI's como parte do processo de reparação do desastre da Vale.
Clique aqui para conferir o video original.
Confira a vídeo-reportagem produzida pela Assessoria Técnica Independente (ATI) Paraopeba Nacab sobre o segundo encontro presencial entre lideranças das comissões da Região 3 da Bacia do Paraopeba, que debateu o anexo 1.1 do acordo assinado por Instituições de Justiça, Vale e Governo de Minas.
O anexo 1.1 prevê a construção de ações e projetos para a reparação socioeconômica dos territórios atingidos.
Mona participou de reunião na Procuradoria-Geral de Justiça, no dia 19/07/2023, como parte dos representantes dos atingidos da Bacia do Paraopeba . Recebidos pelo procurador-geral de justiça Jarbas Soares Júnior, com a presença do procurador-geral de Justiça Adjunto Institucional, Carlos André Mariano Bittencourt e dos promotores de Justiça Paulo Cesar Vicente de Lima e Edson Resende Castro, quando foram apresentadas inúmeras denúncias de descumprimento do acordo pela empresa, sobretudo referente a interesse e direitos da população atingida.
Mona participou da live "Vozes da Região 3 em Romaria - Memória, Justiça, Esperança" acontece em preparação para as atividades da III Romaria pela Ecologia Integral a Brumadinho que acontecerão no dia seguinte, 25 de janeiro, data em que se completam 3 anos do desastre-crime da Vale.
Clique aqui para assistir à live completa